Dúvida

Sapudo

Power Member
Oizz...
Comprei a Enermax UC - 8FAB 80x60x25 1000-3000RPM Regulavel para substituir a que tinha no dissipador do cpu. Fiz o adaptador de 60 para 80, liguei e.... menos 3ºC a 4ºC :). Ultimamente, nas mesmas condiçoes q antes, diz-me q tem um aumento de 2ºC a 4ºC :(. Como é possível? Será q fiz alguma coisa de mal? Tenho uma a7v266com um xp1500+.

PS: Coloquei tb artic silver alumina e o dissipador é em cobre.
 
Última edição:
lol... :P

Por acaso eu quando experimentei um adaptador de 60/80mm notei aumento de 2ºc de temperatura, mas o silencio compensava bem esse aumento...

Na tua situação, apenas axo estranho é teres notado melhoria das temperaturas...
 
Está mais que provado que meteres uma fan de 80 com um adaptador num slot de 60mm faz com que tenhas piores temperaturas. É só pensar um bocadito.

A quantidade de deslocação de ar que tens com uma fan de 80mm é muito maior do que com uma de 60mm logo quando tens essa quantidade a mais num slot de 60mm vai haver "colisão" e vai haver parte do ar que em vez de se dirigir para baixo como devia sobe na direcção da fan o que faz com que as tuas temps subam como é óbvio.


Kar Out
 
Então a solução mesmo é um novo dissipador para uma temperatura mais baixa. Já agora, qual aconselham?
Ah, um dissipador que tb de para um processador com maior velocidade, tipo o 2400+, tou a pensar num upgrade... vem aí o natal:).
Obrigado ppl e desculpem lá o meu últim post :D
 
Acho que não é bem como o Karski diz...
Considerando um caso extremo (ridículo até) dum reactor dum Boeing 747 metido num adaptador em cima dum dissipador de calor, duvido que a performance fosse inferior à performance obtida com uma ventoinha de 6mm sem adaptador. O que é uma excepção ao tal "adaptador => piores performances".

Acho que quando se recorre a uma adaptador há 2 efeitos contrários.
Por um lado acontece o efeito de que o Karski fala da tal colisão/estrangulamento de ar que claro leva a perdas de eficácia.
Mas por outro lado há o efeito do aumento da potência da ventoinha (supondo que a 'nova' de 8mm que se coloca é mais potente que a 'velha' de 6mm que se retira) que faz aumentar o poder de cooling.

Da conjugação dos 2 efeitos têm-se o efeito final. No caso do reactor do 747 o enorme aumento de potência de certeza que compensava a perda de eficácia causada pelo adaptador.




A meu ver o adaptador é mais por uma questão de redução de ruído à pressa do que por um aumento de cooling. Se se quer melhor cooling o melhor é mesmo comprar um dissipador grande.
 
Pois, no meu caso, a nova ventoinha(3000 rpm) tem menos rotação q a anterior q tinha +- 4800 rpm.
Strakata, q queres dizes com "...comprar um dissipador grande"?
 
Voces sabem o que a contece a velocidade da corrente de um rio quando o leito se estreita ?

é claro que pode haver ganho ou não e isso depende muito da diferença de rpm/eficiencia entre as fan de 60mm e 80mm

normalmente o que se quer é menos noise e eficiencia igual :) e consegue-se com o adaptador+80mm

é apenas a minha opiniao usando o senso comum como não sou engenheiro nao posso dar certezas :)

Realmente é estranho que quando montas-te o adaptador tenhas perdido temp (e com logica ;) ) e passado uns tempos tenha subido , especialmente agora que está mais frio

podem ser varias as razões da subida quer externas quer internas :)

se bem que não é nada para preocupações :P
 
Última edição:
Skatan,
Não compares assim tão directamente porque por exemplo o ar comprime facilmente e a água não comprime nada (ou quase nada?).
 
Mas neste momento com a fan de 80mm consegui um pouco de redução no barulho, mas em termos de temperaturas, nao obtive melhorias, simplesmente tenha as mesmas temps q antes tinha +- 49ºC. Só na board é q notei q as temps são mais baixas, +- 3ºC.
 
Back
Topo