1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Dúvida

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Sapudo, 27 de Novembro de 2002. (Respostas: 9; Visualizações: 693)

1. Sapudo

Sapudo Power Member

Oizz...
    Comprei a Enermax UC - 8FAB 80x60x25 1000-3000RPM Regulavel para substituir a que tinha no dissipador do cpu. Fiz o adaptador de 60 para 80, liguei e.... menos 3ºC a 4ºC :). Ultimamente, nas mesmas condiçoes q antes, diz-me q tem um aumento de 2ºC a 4ºC :(. Como é possível? Será q fiz alguma coisa de mal? Tenho uma a7v266com um xp1500+.

PS: Coloquei tb artic silver alumina e o dissipador é em cobre.

Última edição: 27 de Novembro de 2002
  2. Sapudo

Sapudo Power Member

Mas será q em tanta gente neste forum do qual oiço maravilhas não há ninguém q me diga isto ou aquilo está mal?!?!? >( >( >( >( .

3. Raptor

Raptor OC Legend

lol... :P

Por acaso eu quando experimentei um adaptador de 60/80mm notei aumento de 2ºc de temperatura, mas o silencio compensava bem esse aumento...

Na tua situação, apenas axo estranho é teres notado melhoria das temperaturas...

4. Karski

Karski Power Member

Está mais que provado que meteres uma fan de 80 com um adaptador num slot de 60mm faz com que tenhas piores temperaturas. É só pensar um bocadito.

A quantidade de deslocação de ar que tens com uma fan de 80mm é muito maior do que com uma de 60mm logo quando tens essa quantidade a mais num slot de 60mm vai haver "colisão" e vai haver parte do ar que em vez de se dirigir para baixo como devia sobe na direcção da fan o que faz com que as tuas temps subam como é óbvio.

Kar Out

5. Sapudo

Sapudo Power Member

Então a solução mesmo é um novo dissipador para uma temperatura mais baixa. Já agora, qual aconselham?
    Ah, um dissipador que tb de para um processador com maior velocidade, tipo o 2400+, tou a pensar num upgrade... vem aí o natal:).
    Obrigado ppl e desculpem lá o meu últim post :D

6. Strakata

Strakata [email protected] Member

Acho que não é bem como o Karski diz...
    Considerando um caso extremo (ridículo até) dum reactor dum Boeing 747 metido num adaptador em cima dum dissipador de calor, duvido que a performance fosse inferior à performance obtida com uma ventoinha de 6mm sem adaptador. O que é uma excepção ao tal "adaptador => piores performances".

Acho que quando se recorre a uma adaptador há 2 efeitos contrários.
    Por um lado acontece o efeito de que o Karski fala da tal colisão/estrangulamento de ar que claro leva a perdas de eficácia.
    Mas por outro lado há o efeito do aumento da potência da ventoinha (supondo que a 'nova' de 8mm que se coloca é mais potente que a 'velha' de 6mm que se retira) que faz aumentar o poder de cooling.

Da conjugação dos 2 efeitos têm-se o efeito final. No caso do reactor do 747 o enorme aumento de potência de certeza que compensava a perda de eficácia causada pelo adaptador.

A meu ver o adaptador é mais por uma questão de redução de ruído à pressa do que por um aumento de cooling. Se se quer melhor cooling o melhor é mesmo comprar um dissipador grande.

7. Sapudo

Sapudo Power Member

Pois, no meu caso, a nova ventoinha(3000 rpm) tem menos rotação q a anterior q tinha +- 4800 rpm.
    Strakata, q queres dizes com "...comprar um dissipador grande"?

8. SKATAN

SKATAN Suspenso

Voces sabem o que a contece a velocidade da corrente de um rio quando o leito se estreita ?

é claro que pode haver ganho ou não e isso depende muito da diferença de rpm/eficiencia entre as fan de 60mm e 80mm

normalmente o que se quer é menos noise e eficiencia igual :) e consegue-se com o adaptador+80mm

é apenas a minha opiniao usando o senso comum como não sou engenheiro nao posso dar certezas :)

Realmente é estranho que quando montas-te o adaptador tenhas perdido temp (e com logica ;) ) e passado uns tempos tenha subido , especialmente agora que está mais frio

podem ser varias as razões da subida quer externas quer internas :)

se bem que não é nada para preocupações :P

Última edição: 3 de Dezembro de 2002
  9. Strakata

Strakata [email protected] Member

Skatan,
    Não compares assim tão directamente porque por exemplo o ar comprime facilmente e a água não comprime nada (ou quase nada?).

10. Sapudo

Sapudo Power Member

Mas neste momento com a fan de 80mm consegui um pouco de redução no barulho, mas em termos de temperaturas, nao obtive melhorias, simplesmente tenha as mesmas temps q antes tinha +- 49ºC. Só na board é q notei q as temps são mais baixas, +- 3ºC.

Partilhar esta Página