1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Dúvidas: Boards DDR3 e Raid

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por drcspin, 29 de Março de 2008. (Respostas: 48; Visualizações: 2421)

1. drcspin

drcspin Power Member

Boas,
    Queria perguntar se ja vale apostar nas boards a funcionar com memorias ddr3 como a p5e3 e se essas boards funcionam com memorias ddr2 é k neste momento apostava em 4 gb em drr2 e mais tarde se calhar é k apostava nas memorias ddr3...
    Queria tabem saber se vale a diferença de preços nos monitores de 2ms para os de 5 ms, eu vou jogar bastante com o pc...

Cumprz

Última edição: 31 de Março de 2008
  2. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola em relação as mobos não vale a pena apostares nas que tanto suportam ddr2 como ddr3..
    Em relação aos monitores não acho que exista assim tanta diferença..

Cumps

3. pixelsurgeon

pixelsurgeon Power Member

Começando pelo fim, entre 2ms e 5ms não se vê diferença. Vai a uma FNAC ou ***** e tens lá monitores ligados, na mesma prateleira, e fazes a comparação. Eu fiz isso a semana passada (também ando em compras) e digo-te que não notas NADA!

Em relação às boards/mems DDR3 é assim, quem muda para DDR3 já não consegue voltar ao DDR2 com outra máquina, principalmente se fizeres overclock. A grande questão é saber se estás disposto a pagar desde já o preço.

Eu queria comprar a ASUS P5E3 Premium (X48 e DDR3) que é mesmo uma coisa do outro mundo (ver review da Anadtech), mas está caríssima (320€), por isso optei pela P5E3 Deluxe (X38 e DDR3) que está a 208€. Vou colocar-lhe 2Gb DDR3 1600Mhz da OCZ e substituo-as por um kit de 4 Gb 1800 quando compensar fazê-lo e as memórias estiverem com preços e latências mais baixas.

A opção depende do dinheiro que queres gastar. O futuro é o DDR3. Muita gente vai ficar surpreendida quando as DDR3 baixarem de preço e subirem de velocidade e esse é um passo em frente que deverás dar, se puderes pagar o preço.

Tudo bem que as boards e as mems, neste momento, estão muito caras. Mas sai mais caro estar a comprar agora uma plataforma DDR2 e daqui a 6 meses ver que existem memórias muito mais rápidas e mais baratas e que talvez valha a pena fazer novo upgrade.

4. pixelsurgeon

Faltou-me acrescentar uma coisa...

Há quem diga que "ah e tal, uma aposta de futuro é investir nos Quad Cores". Não está errado, mas como se sabe, a evolução do software é mais lenta que a do hardware. Ou seja, quando as aplicações tirarem partido dos 4 núcleos já as memórias estarão num patamar bem mais elevado.

Para mim, neste momento, uma boa aposta de futuro é:

-MoBo X38 DDR3 PCI-E 2.0
    -C2D E8400 45nm 3.0Ghz
    -2GB DDR3 1600

Que tem muito mais durabilidade do que este tipo de sistemas que estão sempre a ser sugeridos:

-MoBo P35 DDR2 PCI 1.0
    -C2Q Q6600 65nm 2.4Ghz
    -4GB DDR2 800

E, surpresa das surpresas, a diferença de preços entre uma config e a outra não é assim tão grande, sendo que a diferença de desempenho é considerável. Se clockarem os sistemas então a diferença é gigantesca.

5. drcspin

drcspin Power Member

Ai é?
    é que estava a tencionar adquirir um q9450 e se calhar apostar numa board com ddr3...

6. pixelsurgeon

Isso também é uma óptima opção, desde que a board DDR3 não seja daquelas mais "antigas" que suportam DDR2 e DDR3.

Se tens orçamento para tal, opta por um sistema deste género que é uma grande config e é o PC que encomendei para mim:

1) Caixa: THERMALTAKE SOPRANO DX PRETO VE7000BWS
    2) Fonte: CORSAIR HX-620W
    3) Motherboard: ASUS P5E3 DELUXE
    4) Processador: INTEL CORE 2 QUAD Q9450 (2.66GHZ) SKT 775 BOX
    5) Cooler CPU: ASUS SILENT SQUARE
    6) Memórias: OCZ PLATINUM DDR3 2GB PC3-12800 1600MHZ
    7) Discos: 2 X WESTERN DIGITAL 320GB SATAII 16MB
    8) Placa Gráfica: BFG 8800GTS OC 512MB DDR3 PCI-E
    9) Drive DVD: SAMSUNG DVD/RW 20X DL BLACK BULK SATA
    10) Teclado + Rato: LOGITECH WAVE CORDLESS DESKTOP
    11) Monitor: HP W2207 TFT 22"

Como tenho uns contactos jeitosos :D, esta bomba vai custar-me 1450€.

Mas para corroborar o que estava a dizer, se precisasse, não hesitaria em trocar o Q9450 por um E8400. Mas não passaria para DDR2 de certeza.

Última edição: 29 de Março de 2008
  7. drcspin

drcspin Power Member

Pois estas aí com uma conf mesmo boa que é kuase a fotocopia dakla que eu estava a pensar o problema é a nivel do dinheiro...e tive a ver que se eu apostava na pse3 so tinha dinheiro pra comprar um gb ddr3 a 1066.:p
    agora fikuei sem saber o que fazer, ja agora podias m dizer para k serve um cooler para o cpu?

8. pixelsurgeon

O cooler CPU, como o nome indica, é para arrefecer o processador substituindo o da Intel que vem com o processador. É vantajoso para qualquer um, porque um sistema fresco é também um sistema estável e duradouro, mas é especialmente benéfico (obrigatório!) para quem faz overclock.

Vê a diferença de temperaturas....

Em idle (ou "sugadito"):

Em Full Load (ou "a bombar")

Como vês o cooler que escolhi não é o melhor. O melhor é o Thermalright Ultra 120 Extreme, só que pesa quase 1Kg. Este da ASUS é mais leve, chega para o que quero (overclock moderado) e fica muito mais bonito numa caixa com janela como a que escolhi.

9. drcspin

drcspin Power Member

pois bem me parecia ,so ñ entendia porque uns tinham e outros ñ mas eu como ñ sei fazer overclocking axo que ñ vou precisar disso...:p

10. eCks

eCks Power Member

precisas na mesma lol esses cpu's aquecem um bocado e com o cooler de stock pode ficar com a vida mais curta

11. drcspin

drcspin Power Member

ai é mesmo se eu comprar a versão que ñ seja tray do q9450?tou a ver que esta td a ficar muito apertadinho a nivel monetario para ir pra board ddr3...:(

12. pixelsurgeon

Não é verdade. Um processador de 45nm (Q9450, Q9300, E8400, E8500, etc) aquece menos do que um processador de 65 nm (Q6600, E4***, E6***, etc).

Para quem não faz overclock não é necessário comprar um cooler. Claro que se puder comprar tanto melhor, mas não é tão necessário.

13. pixelsurgeon

Se fores para o E8400 (176€ a versão BOX) ficas com um processador mais rápido e ainda mais fresco que o Q9450. Mesmo tendo dinheiro para o Q9450 fiquei na dúvida se realmente valeria a pena os 110 (!!!) euros a mais. No futuro, se quiseres fazer overclock, ficas a saber que o E8400 (3.0Ghz) vai aos 4 Ghz sem problemas (mas precisas de um bom cooler) e sem comprometer a durabilidade do processador.

Mas é como disse, o DDR3 é realmente uma boa aposta de futuro, mas é preciso ter capacidade para suportar o seu preço.

14. drcspin

drcspin Power Member

pois bem me parecia que tinha lido isso nalgum sitio
    são smp uns trocos q se poupam:cool:

15. drcspin

drcspin Power Member

Entao achas que eu ficava melhor servido com o E8800 e uma p5e3 que com um q9450 e uma p5k pro por exemplo?

16. pixelsurgeon

Qual é o teu orçamento, qual a utilidade que vais dar ao pc e de que periféricos (monitor, teclado e rato) precisas? Assim poderei dar-te uma ajuda mais válida.

17. drcspin

drcspin Power Member

1100 euros no max para o desktop depois os perifericos são à parte...

18. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Qual a utilidade? jogos..?

19. drcspin

drcspin Power Member

um pc de tudo, mas gostava que podesse correr os jogos da actualidade e que desse pra um bom tempo:p

20. pixelsurgeon

Motherboard: ASUS P5E3 DELUXE* 208,30 €
    Processador: INTEL CORE 2 DUO E8400 (3.0GHZ) SKT 775* 176,00 €
    Cooler: ASUS SILENT SQUARE* 36,90 €
    Memórias DDR3: OCZ KIT 2GB DDR3 1600MHZ XTC PLATINUM* 194,90 €
    Gráfica: XFX 8800GT (600Mhz) 512MB DDR3 PCI-E 171,20 €
    Fonte: CORSAIR HX-520W* 93,80 €
    Disco: WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB 64,00 €
    Caixa: NOX COOLBAY BLACK (JANELA) 52,50 €
    Gravador DVD: NEC DVD±R 20X 7200 PRETO BULK (SATA)* 27,20 €

TOTAL: 1024.80€ (Preços GlobalData)

E já tem o tal cooler para o CPU e a P5E3 Deluxe em vez da P5E3.

Deixo-te 75€ do orçamento para fazer upgrade a:

1) Gráfica: BFG 8800GTS OC 512MB (232€)
    2) Mais um disco (64€)
    3) Outra caixa a teu gosto

Se o monitor que vais comprar é grande, recomendo que faças o upgrade 1) à configuração, já que essa placa está mais bem preparada para correr jogos a resoluções superiores.

Última edição: 29 de Março de 2008

Partilhar esta Página