Dúvidas canais RF

molhopicante

Power Member
Tenho estado a ler nos diversos fórums oficiais dos operadores, que o sinal de TV é injectado na instalação que já temos.

Agora a minha questão é, como é feita essa "injecção"?

Li que ligam a um cabo que faça parte da nossa instalação, mas acho isso muito estranho.

Como vivo ao pé da fronteira, tenho TDT Espanhola, sendo que além de ver os canais espanhóis nacionais e regionais, também vejo os locais aqui da minha zona.

A instalação começa com uma antena DAT Boss e depois um amplificador para melhorar o sinal, sendo posteriormente disrtibuido pelas diversas divisões.

Sendo assim, e com amplificador pelo meio, de que forma o sinal irá ser injectado na rede coaxial?

Também questiono, porque como a rede já é velha e tem cabos podres, irei fazer uma nova instalação antes de virem cá colocar a fibra, sendo que ao instalá-la, gostaria de deixar já tudo preparado e devidamente adequado para quando cá viessem fazer a instalação.

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Tenho estado a ler nos diversos fórums oficiais dos operadores, que o sinal de TV é injectado na instalação que já temos.

Agora a minha questão é, como é feita essa "injecção"?

Li que ligam a um cabo que faça parte da nossa instalação, mas acho isso muito estranho.

Como vivo ao pé da fronteira, tenho TDT Espanhola, sendo que além de ver os canais espanhóis nacionais e regionais, também vejo os locais aqui da minha zona.

A instalação começa com uma antena DAT Boss e depois um amplificador para melhorar o sinal, sendo posteriormente disrtibuido pelas diversas divisões.

Sendo assim, e com amplificador pelo meio, de que forma o sinal irá ser injectado na rede coaxial?

Também questiono, porque como a rede já é velha e tem cabos podres, irei fazer uma nova instalação antes de virem cá colocar a fibra, sendo que ao instalá-la, gostaria de deixar já tudo preparado e devidamente adequado para quando cá viessem fazer a instalação.

Obrigado desde já.
primeiro, a antena tem que ser desligada da rede coaxial da casa, o sinal da NOS é ligado de preferência no ponto de entrada da casa onde antes a antena ligava ao coaxial.
 
Tenho estado a ler nos diversos fórums oficiais dos operadores, que o sinal de TV é injectado na instalação que já temos.

Agora a minha questão é, como é feita essa "injecção"?

Li que ligam a um cabo que faça parte da nossa instalação, mas acho isso muito estranho.

Como vivo ao pé da fronteira, tenho TDT Espanhola, sendo que além de ver os canais espanhóis nacionais e regionais, também vejo os locais aqui da minha zona.

A instalação começa com uma antena DAT Boss e depois um amplificador para melhorar o sinal, sendo posteriormente disrtibuido pelas diversas divisões.

Sendo assim, e com amplificador pelo meio, de que forma o sinal irá ser injectado na rede coaxial?

Também questiono, porque como a rede já é velha e tem cabos podres, irei fazer uma nova instalação antes de virem cá colocar a fibra, sendo que ao instalá-la, gostaria de deixar já tudo preparado e devidamente adequado para quando cá viessem fazer a instalação.

Obrigado desde já.
https://forum.zwame.pt/threads/injeccao-de-sinal-na-rede-coaxial.927709/

O sinal tv na NOS - sistema cabo / DOCSIS - vem em RF pelo cabo coaxial que entra na casa e fornece todos os equipamentos quer boxes quer tvs sem box. As boxes permitem ver os canais codificados e usam o sinal de rede que vem pelo mesmo cabo para acrescentar os serviços multimedia (EPG, apps, interactividade, gravações, videoclube,...)
Nos sistemas de fibra óptica - FTTH no caso português - o sinal entra em casa por fibra óptica e no ONT (separado ou incluido no router AIO) existirá uma tomada de tv que permitirá introduzir o RF da operadora na instalação de casa através de uma tomada da instalação, distribuindo por todas as outras ou só para o equipamento que lhe for ligado. As boxes funcionam por cabo de rede ou wifi não precisando do sinal RF.
Em qualquer dos casos se introduzires um sinal RF antes da instalação tens de ter o cuidado para não interferir com a mesma. No caso do sistema cabo essa interferência pode chegar a prejudicar ou impossibilitar o funcionamento normal da tv e da internet porque os modems precisam de uma via de retorno que nem todos os equipamentos permitem.
 
Obrigado pelas informações.

Esqueci-me de dizer que será Fibra FTTH.

Nesse caso (e se entendi bem), terei que desligar a antena e ficar com sinal separado.

Se for assim, então irei utilizar a instalação nova para a TDT (e respectiva antena), sendo que utilizarei a instalação velha para o sinal da NOS (quando cá vierem colocar a fibra).
 
Nos sistemas de fibra óptica - FTTH no caso português - o sinal entra em casa por fibra óptica e no ONT (separado ou incluido no router AIO) existirá uma tomada de tv que permitirá introduzir o RF da operadora na instalação de casa através de uma tomada da instalação, distribuindo por todas as outras ou só para o equipamento que lhe for ligado. As boxes funcionam por cabo de rede ou wifi não precisando do sinal RF.

Depende das box NOS
Na NOS FTTH as box normais funcionam também por RF (cabo coaxial) na norma DVB-C e têm também um cabo de rede (IP com VPN própria) que serve para a parte interactiva da box e para os conteúdos multimedia (pausa, recuiar no tempo, etc)
De resto a difusão em directo usa DVB-C

As Box DOCSIS (HFC) é igual (e até são iguais às box do FTTH), só que no HFC não precisas de ligar o cabo de rede pois a internet no HFC também está no cabo coaxial.
 
Obrigado pelas informações.

Esqueci-me de dizer que será Fibra FTTH.

Nesse caso (e se entendi bem), terei que desligar a antena e ficar com sinal separado.

Se for assim, então irei utilizar a instalação nova para a TDT (e respectiva antena), sendo que utilizarei a instalação velha para o sinal da NOS (quando cá vierem colocar a fibra).

A grelha de frequências dos canais dos operadores nacionais (MEO, VDF e NOS) está neste momento a ser reajustada para não inteferir com o 5G das redes móveis (2º Dividendo Digital)
O mesmo vais acontecer com a rede TDT nacional (em breve vão desligar o canal 56 - 756Mhz) da rede atual SFN (Single Frequency network) e vamos passar a ter uma rede MFN (Multifrequency network) o que vai dificultar a vida aos operadores nacionais para evitar colidir com as frequencias do TDT, mas continua a ser requisito da ANACOM

Ou seja, os operadores nacionais tem que ter cuidado para não usar as frequencias do TDT nacional
Por isso é fácil injectar o sinal RF de um operador nacional num distribuição RF residencial sem causar interferências (i.e, sem ter que desligar as antena TDT) - ambos os sinais podem coexistir pois usam frequências distintas

No entanto, estando perto da fronteira, a questão já é outra - aí já será differente - evitar frequências dos operadores nacionais com o TDT espanhol penso que não é requisito da ANACOM
 
Back
Topo