Dúvidas: Cartões de memória para máquina digital

Nazgulled

Power Member
Daqui a uns tempos estou a pensar comprar uma máquina digital (estou inclinado para a Canon A640) e algo que eu não percebo mesmo nada é de cartões de memória para elas e gostava de começar a investigar um pouco no assunto por isso é que estou a criar este tópico. A máquina é de 10MP e aceita cartões SD e MMC.

Não sei quais são os melhores mas acho que prefiro SD e estive a ver o SanDisk SD Card 2Gb Extreme III pois já li algures que era um cartão bom e li também comentários na Amazon de alguém que o estava a usar com uma Canon e que a tornava um pouco mais rápida a gravar as fotos e também em fotos contínuas.

Como a máquina tem 10MP (embora eu não pretenda tirar fotos sempre a esta resolução, só em fotos menos banais/casuais) mas pretendo tira-las todas com o máximo de qualidade (Super-fine nas Canon). Portanto, acho que um cartão de 2Gb no mínimo é aconselhável e para já, suficiente.

Dentro dos 2Gb será que devo comprar este? Ou vou para o SanDisk SD Card 2Go Ultra II que é um pouco mais barato? Ou então outro de outra marca de 2Gb? Eu sou do tipo de pessoa que prefere dar mais uns euros e comprar algo melhor que compense o preço, mas também não sou rico e por exemplo, o SanDisk Extreme III de 2Gb vi-o a 40€ e até preferia que fosse mais barato, mas se compensar, dou os 40€ por ele, não queria era dar mais que isso...

Fico à espera de opiniões.
 
Última edição:
Ninguém sabe o que dizer?
não deves notar diferença nenhuma entre o Ultra II e o Extreme III, arrisco-me a dizer que nem deves notar diferença entre um SD Sandisk normal e um Ultra, mas isso só mesmo experimentando.

digo isto porque pelas contas da dpreview, onde utilizaram um Extreme III, a máquina demorou cerca de 1,3s para guardar um ficheiro na máxima qualidade (com 4,5MB de tamanho), ora isto assim por alto dá 3,5MB/s.. que qualquer cartão faz.

de qualquer forma um Ultra II talvez seja o melhor compromisso preço/qualidade. visto que não estás só a pagar pela velocidade mas também pela excelente qualidade de construção destes cartões de memória. :)
 
a) Se isso é assim, então qual a verdadeira diferença entre os cartões normal, Ultra II e Extreme III?

b) E se eu decidi-se optar por de 4Gb para não me preocupar mais com espaço nos próximos tempos? Ou seria melhor optar por um de 2Gb e depois um mais baratinho de 1Gb (da SanDisk por exemplo) para quando o de 2Gb acabar (just in case) e o de 1Gb ficava como reserva...

c) Existe algum assim baratinho de 4Gb mas suficientemente aceitável para se comprar? Qual o mais barato que se arranja dentro da gama média?
 
As diferenças são principalmente no que diz respeito à velocidade de leitura e escrita. Os Extreme III, por exemplo, diz-se terem o dobro da velocidade dos Ultra II.

Quanto a comprar de 2GB, 4GB ou wharever, penso que seria melhor comprares de 2GB porque pode ser suficiente para ti. E se precisares de outro, logo vês se é preciso ou não. 4GB ainda é um pouco caro e se calhar não precisas de tanta capacidade. Mas isso tem muito a ver com a quantidade de fotos que pensas tirar numa "sessão". :)
 
Então significa que o Extreme III para a Canon A640 não faz muita diferença? Talvez para outras tenha alguma diferença ser o Extreme III ou o Ultra II, mas para a A640 vai ser indiferente?
 
Sim, creio que não se notaria a diferença, caso houvesse alguma. Tal como o grandenaboverde já disse, o Ultra II é capaz de ser a melhor escolha. ;)

Cumps.
 
Talvez para outras tenha alguma diferença ser o Extreme III ou o Ultra II, mas para a A640 vai ser indiferente?
na teoria (e tendo em conta os valores da review do dpreview), vai ser indiferente que o SD alcance os 10 MB/s (Ultra II) ou os 20 MB/s (Extreme III), porque o bottleneck é a câmara e não o cartão. :)

numa dSLR já notavas a diferença, mesmo assim, por exemplo acho o Extreme IV (40 MB/s) basicamente publicidade..
exemplos tirados do dpreview (gravação de ficheiros RAW):

Canon EOS 350D: 1 GB SanDisk Extreme III - 6,152 KB/sec
Canon EOS 30D: 1 GB SanDisk Extreme III - 6,834 KB/sec
Canon EOS-1Ds Mark II: 1 GB SanDisk Extreme III - 7,810 KB/sec

Nikon D50: 1 GB SanDisk Extreme III SD - 3,746 KB/sec
Nikon D200: 1 GB SanDisk Extreme III - 8,557 KB/sec
Nikon D2X: 2 GB SanDisk Extreme III - 9,427 KB/sec

na teoria até um Ultra II chegava para a maioria das camaras.. na prática, só testando! :P

b) E se eu decidi-se optar por de 4Gb para não me preocupar mais com espaço nos próximos tempos? Ou seria melhor optar por um de 2Gb e depois um mais baratinho de 1Gb (da SanDisk por exemplo) para quando o de 2Gb acabar (just in case) e o de 1Gb ficava como reserva...
isto agora é uma opinião pessoal. prefiro ter 4 cartões de 1GB do que 1 cartão de 4GB, tem a desvantagem de se ter de andar a trocar de cartões caso seja necessário, mas caso aconteça algum erro no cartão, ou algum imprevisto, trata-se apenas de um 1GB que perdes e não do conteúdo inteiro. para além de que a utilização intensiva de 1 cartão é diferente da utilização rotativa de 4 cartões diferentes. :)
 
Última edição:
Tb quando andei na altura para comprar 1 cartão para minha Nikon andei a ver. De facto, 1 cartão mais rápido vale bem apena, mas não esquecer que a propria máquina tem limite na gravação. A info que li na altura, é que por ex, não adianta 1 cartão de 20mb/s se a maquina so escreve a 10mb/s, como refere o grandenaboverde.
Mas esses sandisk são do melhor (melhor melhor so lexar :D)
Tb concordo no aspecto de 4gb vs 4*1gb :)
 
alguem sabe onde ver os limites da velocidade de escrita de uma máquina? mais especificamente de uma 400d. estive à procura nas especificações da máquina na dpreview e não encontrei.
 
O Transcend que comprei é "banal", faz 2,5 mb/s de escrita e 8 mb/s de leitura, logo no máximo pode limitar o burst mode em qualidade máxima de dia, porque do resto, chega... E 8 mb/s de leitura permite copiar as fotos do cartão para o disco num ápice!
 
acho que tens aqui informação suficiente:
http://www.dpreview.com/reviews/canoneos400d/page12.asp

(nas reviews do dpreview eles têm quase sempre uma pagina com informação deste tipo)

sim já vi esses testes, mas o problema é que nada me diz que esses valores apresentados não sejam o limite de escrita da máquina mas sim dos cartões usados.

e tendo em conta que as canon tem um buffer bastante esquisito, que quando atingem o limite passam a disparar de um modo um bocado aleatório eles não conseguiram chegar a uma conclusão quanto à velocidade de escrita da máquina.

-----------

mas pensando bem, o único problema que vejo de um cartão mais lento é mesmo só numa situação de bursts, certo?
para quem isso não for problema, e para desenrascar, não vale mais a pena comprar um CF de 1GB de 10€?
 
Última edição:
então, mas o cartão mais rapido que eles usam, é um sandisk Extreme IV (e a maquina tem ganhos quando usas um Extreme IV, em vez de um cartão de 133x)... arranjas mais rapido que um extreme IV (são 266x)?

eu acho que 266x até ja são overkill, analisando aquilo que se ganha, com o dobro da velocidade, em relação a um cartão 133x.

um cartão lento, desenrrasca-te, mas se calhar vais ter que ficar à espera da maquina algumas vezes.
um cartão lento atrasa-te a gravar em RAW, atrasa-te em modos continuos, e atrasa-te sempre um pouco o tempo para o proximo disparo
 
Última edição:
então, mas o cartão mais rapido que eles usam, é um sandisk Extreme IV (e a maquina tem ganhos quando usas um Extreme IV, em vez de um cartão de 133x)... arranjas mais rapido que um extreme IV (são 266x)?

eu acho que 266x até ja são overkill, analisando aquilo que se ganha, com o dobro da velocidade, em relação a um cartão 133x.

pois lá está. um Extreme IV teria teoricamente uma velocidade de 40MB/s quando a máquina parece apenas escrever à volta de 5MB/s mas que não se confirmam ao certo nestes testes por causa do que disse antes.

o meu objectivo era saber qual seria a velocidade teórica da máquina para depois comprar um cartão de acordo com esses valores, visto que não vale a pena pagar mais por um cartão mais rápido se a máquina é quem está a limitar a velocidade.

concluindo, o valor de 5MB/s da máquina parece-me muito pouco mesmo, mas como não estou muito por dentro do valor médio de escrita das dSLR não sei se seria normal ou não.
 
Back
Topo