Dúvidas com DVD´S....

galo21

Power Member
Boas,

Sabem-me explicar a diferença entre DVD+R e DVD-R? E o dual-layer?

Para gravar filmes qual o melhor formato?

Um abraço
 
Boas,

Sabem-me explicar a diferença entre DVD+R e DVD-R? E o dual-layer?

Para gravar filmes qual o melhor formato?

Um abraço

Na prática hoje em dia não há diferença entre o "-" e o "+". Existiam sim no início no que diz respeito à compatibilidade dos leitores.
dual-layer (dupla camada) e como o nome indica tens duas camadas de gravação de dados. Em grosso modo poderás gravar o dobro da informação
 
O +R e -R são formatos de gravação, pessoalmente sempre que posso compro +R mas hoje em dia todos os leitores são compatíveis com âmbos os formatos.

Quanto à diferença entre Dual Layer e normal, esta reside na existência de duas camadas (ou faces) de dados no Dual Layer em oposição a uma única nos DVDs normais.

DVD normal = Até 4.7Gb
DVD Dual Layer = Até 8.5Gb

Em termos de qualidade é igual?

se calhar nos dual-layer consigo gravar com melhor definição, ou não?

Se o tamanho for proporcional ao aumento da Bitrate de codificação e/ou Resolução (leia-se qualidade) então sim. De qualquer forma isto vai resumir-se ao tamanho.

Agora se passares um filme que tenhas em disco sem lhe alterares absolutamente nada e o gravares num Dual Layer e depois num DVD normal (partindo do inicio que o tamanho do filme cabe num DVD normal) a qualidade é absolutamente a mesma.
 
Última edição:
esta a ver mal a coisa ,por acaso tb nao percebia nem percebo nada disso ,
masd a pouco informaçao q obtive ,
o - normalmente é mais indicado para filmes e tem menos capacidade q os + ,uns quantos megas
os + sao indicados para a gravaçao de varios ou muitos ,sectores ou qualquer do genero quando vamos gravar centenas de ficheiros sao mais apreciados os +.
dual layer tem o dobro da capacidade ,tens de virar o DVD no final da gravaçao é pedido pelo software q vires o DVD para gravar da outra parte
 
(...)
Quanto à diferença entre Dual Layer e normal, esta reside na existência de duas camadas (ou faces) (...)
esta a ver mal a coisa ,por acaso tb nao percebia nem percebo nada disso ,
masd a pouco informaçao q obtive ,
o - normalmente é mais indicado para filmes e tem menos capacidade q os + ,uns quantos megas
os + sao indicados para a gravaçao de varios ou muitos ,sectores ou qualquer do genero quando vamos gravar centenas de ficheiros sao mais apreciados os +.
dual layer tem o dobro da capacidade ,tens de virar o DVD no final da gravaçao é pedido pelo software q vires o DVD para gravar da outra parte

Estás a fazer confusão com "double sided", que são as tais faces já falaram em cima. Só assim é que precisas de virar o disco.
Desde há uns 10 anos que já se fala dos dvds com 17Gb, que não existem à venda em todo o lado. Ou seja, uma coisa é "double sided" (dois lados) e outra é "double layerd" (duas camadas). Se tiverem dois lados com duas camadas, então faz os tais 17Gb.
Existem no entanto com mais frequência são discos com dois lados só de uma camada normal.
 
Última edição:
quanto ao -r e +r se não me engano o +r leva um pouco mais de informação que o -r, mesmo os dois tipos dizerem que levam o mesmo.

uma pequena dica

compra dvds tdk, memorex ou verbatim , pois são os melhores do mercado e mais duradouros.

é que se compras marcas daquelas baratas podes vir a ter desilusoões ums meses mais tarde por o dvd não te mostrar aquilo que la gravaste.

ja me aconteceu isso com princos e outras marcas baratas.

é so um conselho
 
compra dvds tdk, memorex ou verbatim , pois são os melhores do mercado e mais duradouros.
Os melhores são, basicamente, os que são fabricados pela [SIZE=-1]Tayo-Yuden.

Eu costumo usar TDK, são muito bons. Neste momento estou a experimentar uns Memorex, comprei um spindle de 100, vou quase em metade e nenhum me deu problemas, estou a gostar.
[/SIZE]
 
eu tenho preferencia pelos philips ,a seguir verbatim .
porque nao sao caros ,nao vou pagar 1 euro pelos tdk porque normalmente o local onde se encontram a venda nao sao lojas especializadas ,pago pelos verbatim 35 cent e o mesmo pelo philips
 
Back
Topo