Duvidas, conselhos acerca da makina nova.

Sparks

Power Member
Boas! :) Desde já os meus cumprimentos a todos, sou novo por aqui e os meus conhecimentos de hardware não são muito grandes embora espere aumentá-los com o auxilio do vosso conhecimento e experiencia. Venho ler este forum às vezes e hoje decidi mesmo participar, até porque tenho algumas duvidas.

Comprei este computador a pouco tempo (ainda falta Placa Grafica e um bom Cooler), e tentei escolher os componentes certos para não haver incompatibilidades ou maus aproveitamentos do hardware. Tive que o montar eu mesmo quase só com uma mão (a outra estava toda embrulhada em ligaduras :P ) e como nunca me tinha aventurado em mexer muito dentro de um computador e nos seus componentes estava com um certo receio de esfrangalhar aquilo tudo ao minimo deslize, vá lá que tenho paciencia de santo.

Após um dia inteiro de volta do computador lá o consegui por a andar decentemente, mas pelo meio surgiram alguns problemas tais como eu não saber bem onde meter akeles cabos pequenos do speaker e leds até ter dado uma olhadela mais atenta ao manual (doh :rolleyes: ), ou então que ao por as memorias eu não ter reparado que havia duas slots de cor igual para a Dual-Channel e então andei em Single-Channel uns dias ("Dual"-Doh :rolleyes: ).


-» ASUS A7N8X-Deluxe
-» AMD Athlon XP 2700+ , FSB 333Mhz (cooler inbox)
-» Kingston 2x256 PC3200 CL3
-» GeForce 2 MX 400
-» Combo SAMSUNG CDRW Black 52x24x52 DVD 16X IDE
-» IBM 60Gb
-» M@trix Middtower 300W


Agora vamos lá às tais duvidas :001:

Caixa --> Não estava interessado em gastar muito € com a caixa e esta pareceu-me suficientemente boa e bonita. Mas se houver alguem que tenha uma igual, eu gostava de saber para que servem aqueles cabos todos que veem da parte esquerda da caixa (de onde pela frente se ve 2 USB's, 2 de som e uma firewire segundo me parece).

Compatibilidades --> Isto já é algo em que ando a pensar à bastante tempo, vou tentar ser o mais explicito possivel. A Board suporta FSB 400Mhz e Dual-Channel DDR400, ora o Processador que comprei tem FSB 333Mhz e a memoria é a tal Kingston a 400Mhz, a duvida é a seguinte: Se o meu Processador apenas funciona a 333Mhz estarei a aproveitar mal os 400Mhz da Memoria passando esta a funcionar apenas a 333Mhz ? Ou está a memoria a funcionar realmente a 400Mhz e não há qualquer ligação entre estes componentes?

Cooler --> Estou a pensar seriamente num Zalman 7000A, principalmente devido ao silencio, mas não sei se será compativel com a board/caixa. Não me apetece nada encomendar o cooler e depois ter uma grande decepção ao ir tentar montá-lo. Já agora, a montagem deste Zalman é facil? O cooler que veio com o processador foi uma grande xatice para enfiar ali dentro! :005:

Placa Gráfica --> PRO ou esperar as XT ? Pois é, estou a apontar para as 9600 mas não sei se valerá a pena esperar pelas XT dado que o aumento de desempenho não é assim tão grande e ainda não se saber preços. E nem sequer sei quando chegarão a Portugal.


Estou bastante contente com a performance deste computador, já cheguei ao fim do Max Payne 2 com tudo no maximo a 1024x768x32 e bastante fluido e o Call of Duty tambem corre decentemente mas com alguns efeitos desligados, como ainda me falta comprar uma placa grafica é bem possivel que de um bom salto no desempenho.

Peço desculpas pelo longo post, creio que é tudo e aguardo respostas :D
 
Se é a primeira vez que participas, então bem-vindo (esqueço-me sempre como é que se deve escrever em Português correcto...)!

Vamos lá às dúvidas! :)

Caixa --> Não estava interessado em gastar muito € com a caixa e esta pareceu-me suficientemente boa e bonita. Mas se houver alguem que tenha uma igual, eu gostava de saber para que servem aqueles cabos todos que veem da parte esquerda da caixa (de onde pela frente se ve 2 USB's, 2 de som e uma firewire segundo me parece).

Sorry, não tenho, mas por norma as caixas costumam trazer por vezes um papel com as instruções de montagem do USB frontal, ou então as fichas vêem com indicação que se verificares no manual da motherboard, é só ligar.

Compatibilidades --> Isto já é algo em que ando a pensar à bastante tempo, vou tentar ser o mais explicito possivel. A Board suporta FSB 400Mhz e Dual-Channel DDR400, ora o Processador que comprei tem FSB 333Mhz e a memoria é a tal Kingston a 400Mhz, a duvida é a seguinte: Se o meu Processador apenas funciona a 333Mhz estarei a aproveitar mal os 400Mhz da Memoria passando esta a funcionar apenas a 333Mhz ? Ou está a memoria a funcionar realmente a 400Mhz e não há qualquer ligação entre estes componentes?

Se o processador está a trabalhar a 333, as memórias, de forma a terem a melhor performance possível, irão trabalhar também a 333. Na bios da motherboard, convém indicares para as memórias trabalharem em modo sincronizado, ou seja, a 1:1 ou segundo me lembro nas bios das Asus, a 100%.
Se meteres as memorias a 400 com o fsb a 333, vais perder performance, portanto deixa estar a 1:1.

Cooler --> Estou a pensar seriamente num Zalman 7000A, principalmente devido ao silencio, mas não sei se será compativel com a board/caixa. Não me apetece nada encomendar o cooler e depois ter uma grande decepção ao ir tentar montá-lo. Já agora, a montagem deste Zalman é facil? O cooler que veio com o processador foi uma grande xatice para enfiar ali dentro! :005:
Claro que é compativel... é muito bom mesmo, mas atenção quanto ao modelo correcto, porque existe alguns que são iguais, mas como são mais antigos, não davam para socketA. O modelo que recomendo é o CNPS7000A-AlCu.

Placa Gráfica --> PRO ou esperar as XT ? Pois é, estou a apontar para as 9600 mas não sei se valerá a pena esperar pelas XT dado que o aumento de desempenho não é assim tão grande e ainda não se saber preços. E nem sequer sei quando chegarão a Portugal.
Isso realmente é contigo... mas muito sinceramente, a diferença da 9600pro para a 9600xt é a nivel de clocks apenas.


Boas compras! :)
 
Mais um colega do Algarve. :)
Qualquer duvida, podes mandar-me PM.. um colega meu tem um pc com uma configuração quase idêntica ao teu. ;)
Já viste a discriminação? Os outros são Power Members e nós... :rolleyes:
 
Bom, então nas memorias secalhar devia ter comprado as de 333Mhz, sempre saia mais barato. A não ser que eu me lembre de fazer um upgrade ao processador e passar assim para um Barton com FSB 400Mhz, o que é muito pouco provavel. Vou tentar verificar isso da BIOS.

Vi na ***** esse Zalman, vou encomendar assim que puder. :) Aquilo já tras a tal pasta termica, ou não é preciso por? É que com o cooler que veio com o Processador não veio nada disso, foi só montar sem meter mais nada.

As ATI 9600 PRO estão agora mais baratas :001: , até vi uma Power Color com 256Mb a uns 170€ mas mesmo assim gostaria de saber os preços das novas XT.


@Sk3tch3r : Vá lá... a maioria das pessoas n faz ideia do k seja v.r.s.a., lol . Obrigado pela disponibilidade :)
 
Originally posted by Sparks
Bom, então nas memorias secalhar devia ter comprado as de 333Mhz, sempre saia mais barato. A não ser que eu me lembre de fazer um upgrade ao processador e passar assim para um Barton com FSB 400Mhz, o que é muito pouco provavel. Vou tentar verificar isso da BIOS.

Mesmo tendo em conta que o XP2700+ funciona com bus @333MHz, dá sempre jeito ter memórias acima dos DDR333. Não pensas em aumentar ligeiramente o FSB do sistema? Esse meu colega tem um Barton 2500+, comprou umas memórias PC3200 e agora tem o Barton dele a trabalhar como se fosse um 3200+. Pagou ligeiramente mais por memórias PC3200, mas compensou pois permitiu um aumento de clock da cpu, sem ter de gastar uma pequena fortuna por um XP3200+ ;)
 
Mete o fsb a 200mhz, assim aproveitas as memórias! :D

Decerto que o cpu deverá aguentar a vontade.

V.R.S.A. é Vila Real de Santo António... Fácil de "descodificar..."

Costumo ir para esses lados, e Tavira, constantemente! :)


Quanto a pasta termica da Zalman, o cooler trás, mas não é lá grande coisa... é uma bisnaga, mais parece pasta de dentes... o melhor era mesmo tentares arranjar artic alumina, ou ceramic, por exemplo... nunca metas o cooler no cpu sem pasta... arriscas-te a ficar sem ele!

Quanto a essa 9600 de 256mb, esquece a quantidade de memória, o essencial é a velocidade a que elas estão... tens que ter muita atenção nisso... é que por norma os modelos com mais memoria, a velocidade é muito inferior, e nota-se MUITO na performance.
 
Tou a ver... mas por enquanto não preciso de me meter em overclocks, não há necessidade. Talvez mais tarde... :-D

Pois talvez encomende o cooler ainda hoje, e mais a pasta termica. Tenho aqui o ASUS PCprobe que veio com o cd da board e isto está a indicar-me 43º no CPU e 32º na Board, não sei se será um programa fiavel para ver as temperaturas, se conhecerem uma forma melhor de verificar as temperaturas podem dizer :D

Tenho um telemovel que tem umas funcionalidades extra tipo "medidor de som" e "termometro", haha. Fui experimentar sem esperar grandes resultados e espetei com o telemovel mesmo ao pé do cooler que tenho actualmente, aquilo estava a indicar-me 63Db+- :eek:8o Que grande cagaçal !! Mas a ventoinha da Fonte de Alimentação até me parece bem silenciosa.

Acho que vou esperar pelas XT, não custa nada, e até vem com o Half-Life 2 :D , so espero que não seja um balurdio.

Só mais uma coisinha. (i'm a pain in the ass!) É verdade que se mudarmos o cooler ao processador ou por-mos a tal pasta termica, ele perde a garantia ?

Greetz.
 
Originally posted by Sparks
Tou a ver... mas por enquanto não preciso de me meter em overclocks, não há necessidade. Talvez mais tarde... :-D

Pois talvez encomende o cooler ainda hoje, e mais a pasta termica. Tenho aqui o ASUS PCprobe que veio com o cd da board e isto está a indicar-me 43º no CPU e 32º na Board, não sei se será um programa fiavel para ver as temperaturas, se conhecerem uma forma melhor de verificar as temperaturas podem dizer :D

Tenho um telemovel que tem umas funcionalidades extra tipo "medidor de som" e "termometro", haha. Fui experimentar sem esperar grandes resultados e espetei com o telemovel mesmo ao pé do cooler que tenho actualmente, aquilo estava a indicar-me 63Db+- :eek:8o Que grande cagaçal !! Mas a ventoinha da Fonte de Alimentação até me parece bem silenciosa.

Acho que vou esperar pelas XT, não custa nada, e até vem com o Half-Life 2 :D , so espero que não seja um balurdio.

Só mais uma coisinha. (i'm a pain in the ass!) É verdade que se mudarmos o cooler ao processador ou por-mos a tal pasta termica, ele perde a garantia ?

Greetz.

Muda o cooler à vontade k ele n perde a garantia =)
Cuidado k as XT's n vêem com o Half-Life2, vêem é com um cupão pa levantar o jogo kuando sair :P

Ahh btw, Welcome ao melhor forum tuga, e sem ser tuga tb =)
 
Originally posted by Sparks
Caixa --> Não estava interessado em gastar muito € com a caixa e esta pareceu-me suficientemente boa e bonita. Mas se houver alguem que tenha uma igual, eu gostava de saber para que servem aqueles cabos todos que veem da parte esquerda da caixa (de onde pela frente se ve 2 USB's, 2 de som e uma firewire segundo me parece).

N sei se já sabes, mas esses cabos permitem-te ter os tais USB's e Firewire, etc...a funcionarem na parte da frente da caixa.

Cumps,
[_Silence_]
 
Pois eu sei disso, não sei bem é onde os tenho que ligar para que funcionem já que o manual da caixa era um simples papel em que não se compreende muito bem o que diz. De qualquer forma não preciso destas portas frontais neste momento. :P
 
Originally posted by Raptor
Costumo ir para esses lados, e Tavira, constantemente! :)

OFF-TOPIC

Tavira heim? :) Ouvi dizer que a Marisa Cruz esteve em Tavira gravando umas cenas para um novo filme. Deve ser por isso que vieste a Tavira... constantemente. ;) Pela Marisa Cruz, qualquer mortal iria até ao fim do mundo, se necessário. :D
 
Re: pasta termica

Originally posted by Sparks
Qual a melhor forma de por a pasta termica ?


Não sei como os outros fazem mas eu coloco um pouco na superfície da cpu, exactamente no centro e depois utilizo uma navalha (minha fiel companheira, hehehe) para espalhar a massa sobre toda a superfície da cpu, sem efectuar muita pressão e tentando que fique apenas uma ligeira camada, muito fina, de massa térmica. Não convem exagerar na quantidade de massa térmica. Finalmente utilizo um pano macio para limpar a massa em excesso, mas atenção que tem de ser um pano que não solte fiapos.

Depois coloco um pouco de massa térmica no cooler, mas aí utilizo apenas o pano para espalhar e limpar a massa em excesso, de forma a que fique apenas uma camada o mais fina possível. Menos ainda que na superficie da cpu.

Espero ter ajudado.. :rolleyes:
 
Back
Topo