Duvidas de electronica

jjmaia

What is folding?
Boas, alguém me sabe dizer qual a tensão das portas USB? Não a tensão de 5v, mas sim a tenção entre os filamentos de dados.

Obrigado.
 
Última edição:
Não é um nível definido pois isso depende da comunicação de dados que estiver a ser estabelecida.
Não tenho a certeza se a comunicação da dados USB se faz com níveis TTL, mas se estiver a ser comunicado em dado momento um sinal de nível lógico "0", a diferença de potencial entre as linhas Data+ e Data- será abaixo de uns 0,8v, se estiver a ser comunicado un sinal de nível lógico "1", então será por exemplo acima dos 2,5v. Se estiver a ocorrer uma transmissão de dados, o nível DC medido com um multímetro deve ser aproximadamente a média das transições do sinal entre o nível "0" e "1".

Abraço

PS: Os níveis de sinal de dados variam conforme a norma USB se trate da 1.1 ou 2.0

Para a USB1.1 variam entre 0 e 3.3v
Para a USB2.0 variam entre 0 e 400mV

Fonte: Analog Devices - http://www.analog.com/library/analogDialogue/archives/40-01/usb_switch.html

------------------------------------------------------------------------------------------------

Se quiseres ver um exemplo do sinal que transita numa linha de dados USB2.0, ficam aqui umas imagens
(amplitude do sinal 500mV; velocidade de transmissão de dados 12mbps)

Fonte: Picotech - http://www.picotech.com/deep-memory.html

deepmemory-figure4.png


deepmemory-figure5.png


------------------------------------------------------------------------------------------------

Para USB1.1, imagem onde se visualizam as linhas D+ e D- (em oposição de fase), com amplitudes de aproximadamente 3.3v

Fonte: Maxim-Dallas - http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/an_pk/3891

3891Fig02.gif
 
Última edição:
Bah, é uma voltagem muito baixa...

Queria por um LED em paralelo, para este piscar consoante a transmição de dados (piscar com os "1" e desligado com "0". Mas a tenção é demasiado baixa...
 
Bah, é uma voltagem muito baixa...

Queria por um LED em paralelo, para este piscar consoante a transmição de dados (piscar com os "1" e desligado com "0". Mas a tenção é demasiado baixa...

Pois não vais conseguir meter um LED a piscar directamente alimentado pela linha de dados, mas podes sempre usar essa linha para excitar um circuito amplificador que faça piscar o LED, alimentado pela linha Vcc da porta USB.

Qualquer coisa deste tipo:

multiple_leds2.jpg



Abraço
 
Obrigado.

Só uma coisa, estão ai 4 LED's, posso usar apenas um certo?

Qual é o D+ e o D-?

Vai ser complicado fazer isso numa pen...
 
Obrigado.

Só uma coisa, estão ai 4 LED's, posso usar apenas um certo?

Qual é o D+ e o D-?

Vai ser complicado fazer isso numa pen...

Podes usar apenas 1 LED (+ a resistência limitadora correspondente)

Ligas a linha D+ onde diz no esquema "ARDUINO_DIGITAL_OUT", e linha D- deixa desligada.
As linhas D+ e D- serão simétricas uma da outra segundo uma das imagens que anteriormente coloquei, por isso, na verdade, tanto devia fazer usares uma ou outra para excitar o LED. Contudo, como não sei se a imagem foi conseguida com meros sinais de teste, e como nunca observei pessoalmente no osciloscópio a comunicação de dados via USB, não posso ter certezas. Estou apenas a fazer sugestões, ou a dar uma ideia teórica de como seria eventualmente possível fazer o que pretendes.

Abraço
 
Boas, surgiu-me outra duvida. Comprei uns LDR's, que como se sabem, fornecem corrente quando exposto à luz. Como posso fazer precisamente o contrário?
 
Andei a ver na net se encontrava um esquema que te ilucidasse, mas assim de repente não encontrei bem o que pretendia, mas este serve.

a-to-d-fig11.gif


O que temos aqui é um interface que permite ligar uma LDR a um microcontrolador. Ora... isto é muito bonito, mas ou o microcontrolador só entende 2 estados, ON e OFF, ou o microcontrolador tem integrado um conversor Analógico-Digital, que então será capaz de traduzir as variações produzidas na LDR de acordo com a luminosidade recebida por ela.

Pois é isso mesmo que terás que construir para fazer o que queres. Vais ter que ligar a LDR a um ADC (conversor analógico-digital). Este, após converter o valor analógico produzido pela LDR, num valor digital cuja quantidade de dígitos depende do ADC usado, vai por sua vez enviar esse valor via porta USB, e no PC terá que estar a correr um programa capaz de interpretar o valor digital que o ADC envia.

A complexidade dos circuitos necessários para ligar uma LDR (dispositivo de entrada) ou um LED (dispositivo de saída), não tem nada a ver.

Abraço
 
Obrigadão pela ajuda.

Acho que arranjei um bom circuito:

ldrlc9.jpg


Quando houver pouca luz, a resistência é máxima, logo a corrente flui pelo LED, quando houver muita luz, a resistência é mínima, e a corrente flui pelo LDR (ou ambos, esse sim é o problema...)
 
Bah, é uma voltagem muito baixa...

Queria por um LED em paralelo, para este piscar consoante a transmição de dados (piscar com os "1" e desligado com "0". Mas a tenção é demasiado baixa...

porque é que em ves de ligares entre o D+ e o D- não ligas entre os +5V e o D+?
é certo que não iria piscar com os "1" e desligar com os "0" mas faria o contrario, o que para o efeito é-te igual...

EDIT: alem disso, se utilizares LEDs SMD têm uma queda de tensão menor (+/- 2volts penso eu)
 
Última edição:
quando houver muita luz, a resistência é mínima, e a corrente flui pelo LDR

Antes de mais, é evidente que pelo circuito que apresentas eu não tinha percebido o que é que querias fazer com a LDR.

Agora comentando o teu circuito... já viste bem que se a resistência da LDR for nula, o que vais fazer é provocar um curto-circuito, e nem é preciso chegar a esse extremo para que esse circuito traga consequências funestas, pois se a rsistência da LDR baixar dos 10 ohm, e ignorando o paralelo com o LED, já lá vão 500mA a circular na porta USB e nem acredito que chegue a tanto, pois vai queimar na certa.

Explica melhor o que queres fazer.

Abraço
 
Desculpa a confusão, mas o uso do LDR não tem nada a ver com as portas USB, eu apenas aproveitei o tópico para evitar cirar outro...

Não haverá esse problema, porque o LED tem a sua resistência, e o LDR com luz anda à voltas dos 2K ohm.
 
Desculpa a confusão, mas o uso do LDR não tem nada a ver com as portas USB, eu apenas aproveitei o tópico para evitar cirar outro...

OK! Ainda bem que avisas. :D

Abraço


PS: Talvez aqui encontres um circuito útil: http://www.kpsec.freeuk.com/trancirc.htm

Vê a secção de título "Using a transistor switch with sensors".

Aí encontras 2 variantes. Uma onde o LED se ilumina se a LDR estiver a receber luz, e outro inverso.
 
Última edição:
Boas pessoal, tenho mais uma duvida (sim, sou muito curioso :D).

Quero algo que me amplifique 3V em 5V.

Esta peça é o ideal: MAX756, o problema é que não o encontro no ebay.

Sabem de outro sitio de confiança onde o possa comprar?

Obrigado.
 
Nice, thanks :D

Quanto àquele circuito, é para esquecer.

Como com luz o LDr fica com 2K de resistência, precisava prai duma resistência de uma resistência de 12K no LED, o que me obrigava a ter uma fonte de 300V para cima...
 
Back
Topo