1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dúvidas de quem não percebe nada disto sobre mac e o trabalho em som e imagem

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por bubsy, 3 de Dezembro de 2005. (Respostas: 20; Visualizações: 1394)

1. bubsy

bubsy Power Member

viva.
    ora bem, tenho andado a ler vários tópicos neste forum mas como as minhas dúvidas ainda não estão esclarecidas achei melhor registar-me e especifica-las, esperando que me possam ajudar.
    nunca usei mac. no ano que vem entrarei para o ensino superior (na verdade já lá estou, mas estou na área das artes plásticas e quero mudar) para um curso ligado a som e imagem, ou seja, fotografia, animação, vídeo (muito importante, já que é o que pretendo seguir), som, etc.
    bem. o meu actual pc está a morrer e estou a precisar desesperadamente de comprar um novo e quero faze-lo pensando obviamente de que vai ser uma ferramenta de trabalho omnipresente durante todo o curso, e dedcidi-me por mac porque segundo sei é uma espécie de padrão na área do vídeo e do som e pronto, naturalmente quero começar a ambientar-me com o tipo de coisas que utilizarei no futuro.
    pronto, agora a dúvida é sobre o que comprar. eu não percebo muito de pcs por isso não sei bem o que preciso. não sei o que é memória, não sei o que é o processador, enfim, não sei bem nada disso. só sei que preciso de uma coisa boa e que dure o maior tempo possível, e que - enquanto durar - funcione bem.
    Bem, os powermac são muito caros e provavelmente não poderei adquirir um porque a vida tá difícil. restam-me os dois imacs. o de 17" e o de 20". Por isso tenho duas questões.

- a diferença de preço entre as duas versões é bastante grande, mas em termos de especificações a diferença reside, parece-me, "apenas" no monitor, no processador e no disco. Ora tendo em conta que os 160 gbs do 1.9 me chegam bem acham que compensa a aquisição do 2.1? (e já agora porquê)

- e a questão fulcral. um imac 2.1 (já para não falar no 1.9) é mesmo bom para trabalhar no que eu vou precisar de trabalhar, ou seja, edição de imagem, vídeo e (provavelmente) som?
    pergunto isto porque, como disse, não sei nada destas coisas, e caso não seja uma máquina suficiente é melhor sabe-lo e tentar arranjar outra solução do que gastar dinheiro agora e mais tarde concluir que foi em vão e ser obrigado a comprar outra máquina.

- e por fim gostaria que me explicassem porque é que um mac é melhor para as pessoas que trabalham na área da imagem, porque nunca percebi muito bem isso. parece que toda a gente sabe porquê mas ninguém explica. :D

Hmmm. Bem, espero que não se importem de perder uns minutos a responder às minhas questões, porque estou um pouco perdido e preciso de tratar desta situação. e desde já agradeço.

2. Jintro

Jintro O Colaborador

Não me digas que vens para Som e Imagem na ESAD :D.

3. blastarr

blastarr Power Member

Grande Regie que aquele estúdio tinha (se aínda está como eu me lembro quando lá fui...:D).

4. bubsy

bubsy Power Member

hmmm. sim, vou para som e imagem na esad.:rolleyes:

5. Jintro

Jintro O Colaborador

Deixa o mac, compra antes um cão e umas pulgas :D.

Agora a sério, estou no 3º ano do curso e até agora nunca senti uma especial necessidade de ter um mac, todo o trabalho que fiz até hoje foi maioritariamente em pc, claro que o mac ajuda, principalmente por causa do final cut, mas garanto-te, não é "imperativo".

6. Bass-Off

Bass-Off Folding Artist

Tenho de me meter ao barulho nao é?

Tal como o Jintro também estou no 3º ano de Som e Imagem e apenas este ano tive a oportunidade de investir no Mac.
    De facto concordo com o que o Jintro diz: no nosso curso não é MESMO imperativo trabalhar com Mac. Na verdade, qualquer PC "mediano" serve para o que é exigido (a não ser que queiramos ir um pouco mais longe claro).
    Poderia dizer-te que no caso de necessitares, poderias recorrer à escola para equipamento melhor, mas estaria a mentir-te descaradamente. Na verdade, apenas "cheirámos" duas caixas de PowerMac's G5 novinhos, que provavelmente foram recambiados para um recanto VIP qualquer, enquanto nos deixam a apodrecer com PC's e Macs que se arrastam violentamente...

Mas de volta à questão inicial.
    Neste momento trabalho com PC e Mac lado a lado e posso dizer isto sinceramente: se não fosse o PES5 :biglaugh: e alguns programas menores, largava os PC's na hora!
    O OS X é bem mais intuitivo (ainda por cima se dizes que não estás muito por dentro do mundo...), user-friendly, rápido, fiável, e claro... BUNITUH! eheheh
    No meu caso, tenho um iMac G5 1.8Ghz 20" 1GB RAM e devo dizer que estou maravilhado com esta máquina desde o primeiro dia, e sem dúvida a primeira coisa que impressiona desde logo é a qualidade monstra destes monitores! (já para não falar no tamanho claro).
    Mas um reparo: até aqui nunca deixei de fazer nada por culpa do PC, nunca me falhou e continua uma boa máquina. Simplesmente o Mac é melhor! lol

The bottom line:
    Mac é sem duvida uma máquina brilhante, que prima pela arquitectura de CPU e pelo sistema operativo. Mas se a grande dúvida que tens é se vais necessitar de um Mac para poderes fazer o teu curso de S.I. nas calmas, a resposta é NÃO!
    Aliás, quase que me atrevia a dizer que qualquer PC que corra o Word chegaria... mas nao quero ser venenoso :x2:

Anyway, a escolha final será tua. Se tens dificuldade em escolher a configuração ideal (depois de escolhers PC ou Mac) de certeza que aqui te poderemos elucidar mais um pouco.

Cumps!

P.S: Por vezes a fachada cobre uma casa vazia... :winknu:

7. bubsy

bubsy Power Member

Oh sendo assim está feito. Não poderia ter melhor resposta do que a de um frequentador do curso para me elucidar sobre o que preciso e não.
    Optarei pelo mac porque apetece-me mudar, estou farto de windows. Apenas deixaria de optar pelo mac se os iMacs (que é o máximo que posso comprar) não chegassem para o que preciso. Mas já que me dizes (com experiência da coisa) que chega, então não penso duas vezes. Vai um imac. Agora terei que decidir por qual deles. O_o
    Bem, obrigados pelas respostas. Essa do qualquer pc com word chegaria não é muito encorajadora para um futuro caloiro, mas pronto. :-D

8. Bass-Off

Bass-Off Folding Artist

Tudo pelo teu bem man!

Não quero que te venhas a sentir enganado como nós! :lol:

TIP OF THE DAY: Se puderes, agarra o iMac de 20". Vais perceber quando estiveres a editar video ou som...

9. bubsy

bubsy Power Member

ok, vou ver. talvez faça isso. obrigados pelas sugestões. (mais enganado do que com a faculdade de belas-artes não me parece que fique. peço desculpa pelo offtopic.)

10. getysburger

getysburger Power Member

Tambem concordo, monitor acima dos 17" dá um jeitão, quanto maior a tua area de trabalho, melhor.

offtopic: tambem ando na Esad, mas em design multimédia.

11. Jintro

Jintro O Colaborador

E eu a pensar que isto era só malta das engenharias informáticas :D.

12. Edgar_

Edgar_ What is folding?

/me tambem estar na ESAD em Som e Imagem,mas no 1º Ano, (oh noo, sou caloiro)!

antes de entrar para la ja tinha mac, um Powermac G5 1,8 2gb ddr400, ha dois anos que uso apenas o mac e tem xegado para tudo! pc's so mm kd n tenh mac ao pé! para mim faz o que necessito.
    Quanto ao ser necessário para o curso tb axo que nao é por ai, qualquer uma das plataformas serve na boa!
    subscrevo o que o Bass-Off disse tirando a parte o PES5 =) visto eu n jogar mm! kd preciso de aplicaçoes de windows uso o Virtual PC, mas apenas para aplicaçoes simples e leves, nada e meter software pesado, coisa que nao dá!

Se precisares de ajuda com o mac em alguma coisa, apita que tudo se arranja :P

Ed_

13. Freeza

Freeza Power Member

bem tou surpreendido.. finalmente alguem que da uma opinião sincera e nao se poe a dizer que Mac é Deus e pc o Diabo.. ou vice versa. Eu acho que se comprares um pc bem construido taz na boa... agora nao te ponhas a comprar aqueles já feitos no continente.... Se não tens ninguem que te ajude nisso (o que duvido, tens sempre aqui o ppl do forum) ai para um mac para nao te chateares com essa coisas. o importante é saberes que podes obter o mm tipo de performance tanto num pc com o num mac, ha é obiamente diferenças de dinheiro. ah... e tamos a falar de ferramentas e não de uma força espirita que te vai fazer ser o melhor do mundo ;) dalhe a´+i e boa sorte!

14. Cyber.User

Cyber.User Power Member

Eu em 5 anos de curso (Design de Comunicação) nunca me senti "enganado" pela Faculdade de Belas Artes. Sabia exactamente o que queria e para onde ia (até já lá tinha alguns amigos). No entanto é compreensível que não tenha correspondido ao que estavas à espera.
    Todos os estabelecimentos de ensino superior têm os seus pontos positivos e negativos. É claro que muitas vezes não correspondem às nossas expectativas que, no geral, são muito elevadas quando para eles concorremos ao terminarmos o ensino secundário.

Em relação ao Macintosh, os meu antigos colegas que trabalham em televisão e cinema utilizam na sua maioria o Mac, por causa do Final Cut. Também os que trabalham nos ateliers de design e nas grandes empresas de publicidade utilizam na sua maioria esta plataforma. Mas isto no local de trabalho, pois em casa muitos não dispensam o seu PC, utilizando-o também para os seus trabalhos como free-lancers. Dizem que faz o mesmo que o Mac do trabalho, com a vantagem de em algumas coisas (por exemplo jogos) até ser mais versátil. É claro que também conheço quem só utilize mesmo Mac...
    É a grande vantagem de existir mais que uma plataforma, elegermos qual a que nos agrada mais.

Eu nos meus trabalhos gráficos e multimédia utilizo o PC.
    Sim, já trabalhei com Mac... Mas até pondero um dia adquirir um mac mini para servir como media center para a sala.

Última edição: 5 de Dezembro de 2005
  15. Freeza

Freeza Power Member

podia-mos fazer uma thread sobre esse offtopic.. tenho tanto para dizer :)

16. Mestrinho

Mestrinho Guest

Isso depende do tipo de utilização que vais dar. O MAC é a melhor opção não só na boa performance de tratamento gráfico (este é um dos motivos do MAC ser melhor), o processamento é mais eficiente, e as velocidades para os Pentium com Windows não é comparável.

A propósito, já experimentaste ?? :p ficas logo convencido.. O segredo é a arquitetura do MAC combinado com um OS X (eficiente) numa plataforma segura (Unix).

Acredita que é um computador para toda a vida :D

Peca só um pouco pela pouca disponibilidade de software em Portugal...

17. bsod

bsod Power Member

pois... :D

o que se pode fazer com 2.2 Kg de hardware e software, nao é?? :x2:

EDIT: (dirigia-me ao mestrinho :P)

18. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Mestrinho ... isso tem umas nuancezitas ... lol ...

MacOS X com menos de 512 de Ram na corre direito...

G4 já tá ultrapassado ah mt tempo ...

Alem disso quem comprar agora um Mac é ESTUPIDO... Vão sair os novos MacTel's

19. bubsy

bubsy Power Member

hmm fico contente em saber que, caso opte por comprar um mac, sou estúpido em maiúsculas. era essencialmente isso que eu queria saber quando abri este tópico. obrigado pela ajuda.

20. Madril

Madril 1st Folding then Sex

No problem.

Quando sairem os primeiros Mac com Intel se calhar compro um, mas com PowerPC's é estupidez. Com os novos ah porta.

Partilhar esta Página