Dúvidas de SO - 2 mundos

Stlkr

Power Member
boas tenho uma dúvida que queria exclarecida... estou a pensar em manter o vista e noutra partição ter instalado o linux (ubuntu ou kubuntu)... só que como é a primeira vez que vou fazer isso, tenho umas certas dúvidas...

1ª. tenho disco c:\ (windows) disco d:\ instalações e afins e e:\ para backups... queria instalar o linux nos backups... então se não quiser ter o linux mais no pc mais tarde posso fazer format só a partição do linux e ficar novamente para backups sem ter de formatar disco completo e assim?

2ª o boot depois tem por predefinição o windows vista certo? foi o primeiro a ser instalado.
 
boas tenho uma dúvida que queria exclarecida... estou a pensar em manter o vista e noutra partição ter instalado o linux (ubuntu ou kubuntu)... só que como é a primeira vez que vou fazer isso, tenho umas certas dúvidas...

1ª. tenho disco c:\ (windows) disco d:\ instalações e afins e e:\ para backups... queria instalar o linux nos backups... então se não quiser ter o linux mais no pc mais tarde posso fazer format só a partição do linux e ficar novamente para backups sem ter de formatar disco completo e assim?

2ª o boot depois tem por predefinição o windows vista certo? foi o primeiro a ser instalado.

Posso-te dizer por experiência propria e não sei se resulta assim em todos os pc's, no meu portatil tenho o vista no disco c:\ e no disco d:\ o ubuntu que criou uma partição. No arranque do pc (no meu caso) aparece a janela de boot a dizer qual dos dois SO queres arrancar, se não escolheres ao fim de 10 ou 15 segundos (já não me lembro) ele arranca com o Vista! Já formatei pelo menos 2 vezes só a partição de onde estava o ubuntu e o resto ficou normal sem problemas nenhuns! Também já formatei a partição do Vista e ter só ficado o ubuntu como SO durante uns dias, é à escolha!!! :P
Também já fiz a experiência de criar uma partição no disco c:\ onde esta o Vista e instalar o ubuntu, também resulta!
 
ok obrigado desde já pelos esclarecimentos...em relação ao boot depois se formatar a partição onde tem o ubuntu no boot desaparece a escolha do linux? ou tenho de remover manualmente por alguma forma?

ao ir ao meu computador aparece-me 3 discos... ao instalar o ubuntu num deles ele desaparece e fica só 2 "visiveis" ? ou mostra na mesma o disco? depois posso clicar no botao lado direito e format?

:x2:
 
ok obrigado desde já pelos esclarecimentos...em relação ao boot depois se formatar a partição onde tem o ubuntu no boot desaparece a escolha do linux? ou tenho de remover manualmente por alguma forma?

ao ir ao meu computador aparece-me 3 discos... ao instalar o ubuntu num deles ele desaparece e fica só 2 "visiveis" ? ou mostra na mesma o disco? depois posso clicar no botao lado direito e format?

:x2:

Olha ai estão boas perguntas que quando instalei o ubuntu também as tive! No boot não desaparece a escolha do linux, tens de remover manualmente!:wow:
No meu caso particular, quando ia ao "meu computador" aparecia o ficheiro de instalação do ubuntu, mas a partição criada por essa mesma instalação não aparecia! Não tenho a certeza mas "acho" que se via a partição se fosses a "painel controlo/ferramentas administrativas/gestão de computadores/armazenamento/gestão de discos"! :confused:
 
então para o formatar tenho de colocar cd do windows e mandar formatar a partição ou eliminar e criar uma nova para poder reutilziar no vista?

é que queria experimentar e no meu caso a partição que posso utilizar são de 40gigas, que considero um bocado espaçosa para por o linux e uns programas e assim para experimentar...

e em relação a isso do boot não ade ser muito complicado fazer certo? eliminar manualmente
 
então para o formatar tenho de colocar cd do windows e mandar formatar a partição ou eliminar e criar uma nova para poder reutilziar no vista?

é que queria experimentar e no meu caso a partição que posso utilizar são de 40gigas, que considero um bocado espaçosa para por o linux e uns programas e assim para experimentar...

e em relação a isso do boot não ade ser muito complicado fazer certo? eliminar manualmente

não te sei dizer isso mas em relação ao boot penso não ser muito complicado acho que não estou a dizer mentiras. se estiver corrijam-me se faz favor :x2:
 
então para o formatar tenho de colocar cd do windows e mandar formatar a partição ou eliminar e criar uma nova para poder reutilziar no vista?

é que queria experimentar e no meu caso a partição que posso utilizar são de 40gigas, que considero um bocado espaçosa para por o linux e uns programas e assim para experimentar...

e em relação a isso do boot não ade ser muito complicado fazer certo? eliminar manualmente

Aqui explica como

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=211194&highlight=grub
 
exactamente...já andei a pesquisar bastante ontem a ver tuturiais e afins de como configurar o gub para por o vista predefinido no boot os segundos que demora a descontar, etc...

agora é só começar a entrar no novo mundo...que por acaso sempre me fascinou como é que um SO que não é pago poder fazer tantas tantas coisas, principalmente aqueles efeitos todos!!!8|:wow:
simplesmente deixam-me :drooling:

se poder ainda hoje vou instalar e começar a usar...se tiver dúvidas vou usar o search e se não encontrar vou pedir-vos ajuda:x2:

cumps e obrigado pelos esclarecimentos...:biglaugh:
 
pois bem... já escrevo do ubuntu...sem problemas nenhuns neste momento...grub configurado, predefinido e alterado os segundos, agora e começar a entrar neste novo mundo :D

vamos a ver estou com boas espectativas disto:x2:
 
Back
Topo