1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dúvidas....demasiadas...

Discussão em 'Cooling' iniciada por steelballzz, 16 de Julho de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1259)

1. steelballzz

steelballzz Folding Member

boas
    estive a ler o excelente tutorial sobre phase change cooling e......ouch

vou tentar fazer aqui algumas perguntas básicas

o bloco que se usa no cpu é do género dos blocos de wc? ou é algum bloco especial?
    eu ouço tanta gente falar em cargas e soldaduras.......terei que ser um serralheiro exprimentado equipado com uma semiautomática ou um técnico de frio?
    há alguma solução que esteja pronta a funcionar?
    aqueles materiais todos que eles usam para isolar onde se compram e como é que eu sei em português se estou a comprar a cena certa?

para que serve o peltier?:eek:
    qual será o melhor sistema de extreme cooling para um nooooob como eu?

uuuuffffff...
    por agora chega

cumps

2. SoulKraker

SoulKraker Power Member

Para um nooob como tu (e eu) tvlz a melhor solução seja uma prometeia Mach II St com um CPU Kit para A64

E tvlz dps uma conversa com Os |RickY| & Bonjour para o mod...

"Prometeia mods para r404a e capillar mod:
    este mod consiste em mudar o gaz da prometeia de r134a para r404a, calibrar tudo bem e por vezes melhorar o isolamento da manga, os ganhos são cerca de 15ºc no cpu e cerca de 25ºc no evaporador."

Que esta neste topico

:004: :lol:

3. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Para começar, o "bloco" é o evaporador, n tem nada a haver com um de WC, é uma peça geralmente em cobre soldada ao capilar do sistema de phase por onde passa o gás gelado. N se vendem em lojas, ou mandas fazer ou fazes.
    Para soldar kualer pessoa k saiba soldar solda, o técnico de frio é geralmente para carregar o sistema com gás e fazer os vácuos.
    Pronto a funcionar tens as Prometeias e as Vapochills.
    A Prometeia trás o material isolante, a Vapochill n sei. Para um sistema Homemade onde compras n sei.
    Peltier é outro sistema diferente, k consiste numa placa k se liga a uma molex. De um lado é kente do outro é mais fresco. Basicamente arrefeces o lado kente (ar ou água geralmente) e o lado drio fika mais frio. Mas em performance n é nada comparado com uma prometeia, além k corres alguns riscos a usar um peltier no dia a dia.

4. Lasac

Lasac OC Legend

O bloco que falas chama-se evaporador. É semelhante aos blocos de watercooling, só que a câmara é optimizada para gás refrigirante e não para água.

Se quizeres um, tens de fazê-lo ou mandar fazer soldado a prata para aguentar altas pressões!
    Se colocares lá um bloco de wc, arriscas-te a levar com ele, porque a pressão é tão elevada que o bloco simplesmente rebenta pelas soldaduras.

O mateiral de isolamento chama-se neoprene. Podes comprar em qualquer loja de frio da tua zona.

O peltier, cujo nome técnico é TEC -> Thermal Electric Cooling (Arrefecimento termo-eléctrico) não passa de um quadrado branco exterior que num lado aquece imenso e do outro lado gela bem.

Basta alimentares muito bem um peltier (tem de ter uma fonte dedicada com boa amperagem) e arrefeceres bem a parte quente (normalmente watercooling) e colocar a parte fria no cpu / grafica ou whatever com ajuda de uma coldplate que fica entre a parte fria do peltier e a unidade que queres arrefecer.

Quanto ao melhor cooling é phase-change sem sombra de dúvida!

Podes aprender a fazer tu o teu sistema. Tens de ler muitas coisas acerca disso e saber tudo na ponta da língua e não ter amor a dinheiro, pois quande se entra em phase-change, a gana por mais graus negativos é grande e as coisas têm de ficar bem feitas. O desenrrasca aqui é inimigo da perfeição!

Ou então podes comprar já feito:
    - Prometeia / Vapochill e tens a papa toda feita.
    - Um Chiller / Direct-Dye ao Ricky e ele faz-te a papa toda!

Qualquer dúvida, just ask.

5. steelballzz

primeiro tenho k arranjar os euros

um chiller direct dye......
    ora bem...o direct dye acho k ker dizer em cima do cpu....?
    agora um chiller....
    prommy e vapochill tb já vi á venda....:wow:

quando dizes k o ricky faz a papinha toda......hhmm parece-me bem...eheheheh

já agora e não batam muito.....subzero4g....vale alguma coisa?

é que eu tenho andado a ver soluções...
    a agua parece-me pouco frio para tanto investimento....para ter 60% da temperatura ambiente com aquele rad que leva as 16...lol...fans......hhhmmmmm

acho que só mesmo as temperaturas negativas me vão dar aquele aumento de mhz que eu quero

o meu barton gostará de frio? eheheheh já estou com ideias

é possível estar 24\7 a foldar com uma prommy......não vou fecundar aquilo tudo?
    ou é só para fazer bench e depois desligar?

obrigado pela vossa paciência

cumps

6. MadDog

MadDog Mega BOINC

chiller, consiste em chillar (gelar a agua), ou seja..
    na prommy o (direct die) o evaporador esta mesmo por cima do core.
    o chiller é basicamente um sistema muito pareçido com as prommy, a diferença é que em vez do evaporador estar sobre o processador, ele esta dentro de um reservatorio cheio de liquido (pode ser metanol).. depois esse metanol vai servir para passar dentro de um sistema de wc e vai refrigrerar o processador.

tenta imaginar o chiller como um reservatorio do wc, so k sai agua a muitos graus negativos :D

o bloco tem k ser de camara aberta, senao perdes muito fluxo, umas mangueiras de 10mm e uma bomba porreira (hydor l20) e fazes a festa...

nunca tive conhecimento de um axp que nao gosta-se de friu, por isso o teu barthon gosta tambem.

as prommys sao para o dia a dia, nao tem logica ter isso so para bench.
    podes usar isso na boa que nao ha problema.

hug'z

7. steelballzz

thnxs

por hoje já tenho informação suficiente para assimilar
    i will catch a movie now

cumps

8. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Chiller é um sistema de phase k arrefece uma mistura liquida num reservatório, k depoix circula tipo num sistema de WC (sem o radiador claro..).
    Direct Die é = a uma prometeia, o evaporador tá em contacto com o CPU.
    24/7 numa prommy é possivél e mta gente o faz, mas eu pessoalmente n gosto mt de ter mais de 16h ligado.

9. steelballzz

já agora

qual é que apresenta mais problemas de condensação?
    pelo que vi esse será o maior inimigo...

cumps

10. MadDog

MadDog Mega BOINC

ja tive um chiller, e da um bocado de trabalho a isolar tudo.

tive k isolar as mangueiras k vinham do deposito, a bomba, e um bloco do maso, depois ainda tive k fazer um mod ao bloco para dar para s939, deu um trabalhao do caraças.
    o deposito tambem tem k estar muito bem isolado. depois é fazer o mais basico.. por neoprene na mobo, traz e frente e colocar lá o bloco.

na prommy, nao tem nada a ver... para já nao tive trabalho nenhum, pois ja vinha toda pipi.
    mas se fores a fazer uma, tens k isolar a manga e o evaporador (nao custa nada), e depois é a velha lengalenga do isolamento da mobo.

conclusao:
    chiller tens temps menos boas, custa mais a isolar, componentes a mais...
    mas o compressor trabalha menos (o liquido quando estiver acima da temp do termostato o compressor liga-se ,e quando o liquido estiver a temp selecionada no termostato ele desliga-se)

na prommy, tens temps muito boas, isola-se melhor.. as gaijas vao gostar mais de ti :p ,
    e o compressor esta sempre a bombar, nao ha descanso nele (sempre a dar power)...

ps: caga nos peltier, nao rende.

edit: a condesançao é um mito, quando passares por isso vais ver k nao é assim tao complicado. pelo menos eu assim o acho.
    hug'z

11. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

A Vapochill LS nesse aspecto é das melhores, ou então o Prometeia com o evaporador modificado (pelo Ricky), com a vapochill nunca vi a condensação e nunca montei os aquecedores recomendados, este sistema que trás de origem é mais práctico que alguns coolers a ar, tanto que a ultima review que estou a fazer usei a vapo, e testei 4 motherboards :cool:

Partilhar esta Página