Duvidas Disco externo

W4rH4wk

Power Member
Boas pessoal...
Tou com um grande dilema...
Quero comprar um disco de 500Gb externo.
Tou com duas opcoes:
1- Compro disco interno Samsung 500Gb Sata 2 16mb cach q custa entre 152€ a 169€ e uma caixa para o colocar q custa 30 e poucos € (isto se as caixas ATA darem tanto pa Ata 1 como pa 2).

ou

2- Compro um iomega externo de 500Gb q eh IDE e tem 8Mb cach por 169€.

Eu gostava de saber a vossa opiniao tendo em conta a valocidade de tranfs da usb 2.0 e da velocidade de transf dos Tipos de discos e suas Cach.... Eh msm so pa uso externo!
Eh q eu sei q provavelmente o grande limitador vai ser a porta usb mas n sei ate q ponto um IDE possa tb atarasar as tanferencias. O disco n eh para uso diario nem intensivo eh mais numa de backups e coisas assim...

Obrigado pela Ajuda ;)
Cumps
 
Eu ia para a primeira hipótese, contudo é mais cara. Tens k pesar isso no teu orçamento.
Compras uma caixa com porta ethernet e com fan, uma coisa jeitosa.

Cumpz jpsfs
 
Obrigado pela vossa opiniao...
Mas sera q para o uso q lhe vou dar vai haver difenrença de velocidade de transf?
É q tenho ideia q a velocidade de transf da porta usb eh mais lenta q a velocidade do disco IDE. So q dps tb sendo 500Gb qnd ele tiver mt coisa o facto de ser IDE 8mb secalhar fica um pouco lento qnd utilizar o disco para procurar qlq coisa ou assim...
Sclh vou msm para o Samsung... As caixas de discos q dizem ATA são compativeis c SATA 2?

jpsfs n é preciso tanta coisa xD. Se fosse uma porta fireware ainda era qlq coisinha agr isso td ja eh de mais.
 
Acho que estás a fazer um pouco de confusão. ATA só existe ATA, não há ata 1 nem ata 2. Isso é serial ATA, SATA1 e SATA2 ;)

Relativamente à questão que apresentas, sem dúvida escolheria a opção 1.
1) Poderias colocar qualquer disco, 500Gb, eventualmente trocares por um maior ou um mais pequeno, por exemplo ocasionalmente transportares o teu do Desktop. (dá muito jeito)
2) Ficas muito melhor servido com um disco WD ou Hitachi do que Iomega.
3) Compras uma caixa à tua maneira, não falta oferta ;)

Acrescento apenas que deverias ter em atenção comprar com USB e Firewire. Não sei se já conhecias, mas em performance USB2.0 não se compara com Firewire.

Em qualquer dos casos, só conheço caixa designadas para ATA ou SATA, não creio que haja as duas plataformas simultaneamente:
As caixas de discos q dizem ATA são compativeis c SATA 2?
Infelizmente creio que não

PS - Ainda em todo o caso a velocidade de transferência será sempre inferior, excepto com eSATA, mas isso seria assunto para outra conversa.

Cumprimentos
 
Obrigado |ferrari|
Pois eu sei q fireware eh mt mais rapido mas vai aumentar ainda mais o custo do disco... Se a diferença for mt grande compro so c usb 2.0...
Eu tenho portatil... n eh desktop.

Tou a ver q vou msm para a 1ª opção... So espero eh arranjar caixa compativel...
Obrigado a todos
Cump


PS: Ja comprei xD... 1ª opcção
Obrigado a todos pela ajuda
 
Última edição:
Back
Topo