1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Dúvidas: Dual Boot ou Triple Boot + RAID

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por ze das couves, 23 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 788)

1. Boas.

Eu vou montar um pc novo (i7 920 + 6GB RAM) dentro do próximo mês e gostaria de tirar algumas dúvidas com os excelentissimos aqui da zona ;)

Estava a ponderar fazer RAID 1 com 2 seagates 500gb single plate :p, e estava a pensar instalar linux + Windows (XP e/ou Vista).
    Na vossa esperiencia há problemas com o RAID e este tipo de instalação?
    Compensa ter o XP e o Vista instalados com versões diferentes 32vs64bits? e qual deles com que versão? Ter em conta que será um gaming pc/image work (adobe e coisas do género)... gostava de aproveitar os 6gb para o trabalho e, claro está, para a jogatana!

Sugestões, críticas e esclarecimentos bem vindos :D

2. MetallicBrain

MetallicBrain Power Member

Para tirares proveito dos 6GB de ram, o xp não é opção. Tens de instalar a versão 64bit do vista.

Se gostas de jogar, mais uma razão para instalar o vista :)

3. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,

Nao te enganaste quando disseste raid1 ? É que raid 1 é mirror (1 disco é a copia do outro). Isto porque dizes que queres jogatanas e tal , regra geral pessoal aficcionado de perfomance quer raid0 ou raid0+1 . :)

Quanto à memoria se queres manter o xp e aproveitar a ram, mete xp 64bits. Este xp64bits é muito estável e ha praticamente drivers para tudo.

Parece-me um bocado desnecessário ter o vista 64 e o xp 32.

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778.aspx#physical_memory_limits_windows_xp

4. Eu sei que raid 1 é mirror. Mas também disse que era para jogar mas também para trabalho de edição de imagem e de video. Por isso, alguma protecção contra perda de dados e quase nenhuma perda de performance, pelo pouco que sei sobre Raid. E agora pergunto: e raid vs jbod?
    O vista64 é melhor que o xp32 para jogos? (desde que não puxem pra cima dos 3,...GB de RAM)

5. v0rlon

v0rlon Power Member

Ah ok certissimo. :)
    Bom o jbod tenho ideia que é mais usado para armazenamento, por ex, juntar vários discos numa unidade apenas. Posso estar engnado.

Falando da minha experiência com vista, a nível profissional, ela é muito má e como tal nunca o trouxe para a esfera do uso pessoal, assim tenho-me mantido,dentro do domínio windows, fiel ao xp, mais recentemente ao xp64.
    A unica vantagem que o vista tras é o dx10 mas muita gente diz que é discutível o que se perde em jogos no vista e o que se ganha em performance no xp.
    Nesta perspectiva o meu conselho é usares o xp64 bits para poderes tirar mais rendimento da tua máquina dado que o vista consome um pouco mais de recursos.

Cumprimentos.

6. campista [PT]

campista [PT] Power Member

se eu fosse a ti com um bixo desses não tinha problemas em usar o vista de 64bits. o DX10 só server se jogares jogos que usem essa API tipo crisys, flight simulator, COH, ...

Partilhar esta Página