1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvidas e aconselhamento

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por David Antunes, 4 de Maio de 2018. (Respostas: 11; Visualizações: 354)

1. Bom dia,
    tenho um netbook básico encostado lá em casa e estava a pensar em dar-lhe uma nova vida colocando um linux que permita uma boa estabilidade e performance. O objectivo é uso básico internet, email e word/office.

Caracterisiticas da pc:
    - Processador a 1,67 Ghz (Intel Atom N450)
    - 1 GB DDR2 de memória RAM
    - Disco rígido 160GB
    - Placa gráfica integrada - WSVGA 1024×600, com 32-bit de profundidade de cor.

Não percebo muito do assunto,mas em tempos tive o ubunto instalado, gostei bastante pois já estava tudo instalado e configurado, e era so disfrutar...

Tendo em conta as caracterizaras do pc qual distro linux aconselham?
    Tendo em conta que irei utilizar internet para acesso a email, paypal e site do banco, pergunto, o linux é seguro para este tipo de utilização? é necessário instalar algum antivirus, anti spyware, etc???

Muito obrigado a todos.

2. D. Afonso I

D. Afonso I Power Member

3. Minguno

Minguno Power Member

Somo a minha opinião igual à do D.Afonso I , uma distribuição leve como o Lubuntu, antix, Minino Galpon ou mesmo um tisquel mini LXDE.
    No caso do trisquel vai dar-te mais trabalho a configurar poque irás ter de meter firmware via método manual se o precisares mas com tem um Kernel enxuto será mais adaptado a uma máquina limitada, o mesmo para o Lubuntu poderás ter que fazer um trabalho de instalação não pelo método ISO Lubuntu 1 GB mas sim com uma netinstall para ficar mais enxuto e depois vais instalando o que precisares sempre tendo em conta a limitação RAM e processador.

No Linux os antivrus servem mais para procurar virus que possam passar via USB ou outro para windows indo do Linux por cópia de dados ou propagação.
    O que usamos no LInux mais no campo segurança é a gestão do firewall.
    No etanto tens programas Linux antivirus como o clamav um excelente antivirus mesmo para Windows e tens até frontends gráficos como penguinpills que são programas gráficos que te permitem fazer buscas por virus via vários antivirus que tenhas instalados se quiseres, podes intalar avg, avast e outros.

Os Bancos usam Linux para assegurar os seus serviços portanto se até eles usam é porque é aquele que vêem como sistema mais seguro .

4. Boas. Já testei o lubunto parece porreiro no entanto ao usar o browser de internet arrasta-se um pouco. Vou experimentar entretanto o puppy Linux e o açorOS. Relativamente à segurança, acham que deveriam instalar alguma firewall?

5. Bem, instalei o palemoon no lubunto e ficou aceitavel... O Midori instalei também é rápido no entanto sempre que entro no YouTube ele bloqueia..

Uma questão,
    Todos os programas que são indicados para o Ubuntu funcionam no lubunto?

Gostava de experimentar o açorOS mas não sei qual sacar tendo em conta as configurações da maquina. Alguém me pode enviar o link da versão indicada para o meu PC?

6. Asstr0naut

Asstr0naut Power Member

Eu metia um ssd, mesmo de 60gb, sempre ficava mais rápido.
    Aliás é o que ando para fazer no meu Eeepc, mas que tem 2gb de RAM

7. slblxs

slblxs Power Member

Tenta este https://sourceforge.net/projects/ac...OS 3.0/AcorOS-3.0-lxde-i386-pae.iso/download e aqui link para o site do Rosa.

8. Boas. Obrigado pela ajuda.

Relativamente à segurança,
    Acham necessário instalar firewall no lubunto? Se sim, qual?

9. slblxs

slblxs Power Member

Não é necessário, mas aconselho a gufw.

Depois inicias gufw, fazes preferencias e escolhes na janela que está registo, tenho assim alto, escolhes qual queres e pronto.

10. D. Afonso I

D. Afonso I Power Member

Os browsers modernos de "hoje" são muito pesados para esse hardware antigo. Por isso recomendei o palemoon e midori pois a navegação fica mais aceitável.

Eu não uso o midori pois também não gostei dele nesse requisito da reprodução de vídeos mas o palemoon até se comporta bem.

Depois também há outra opção é a utilização de uma app para ver vídeos do YouTube, como usa o leitor de vídeo do sistema não tem esse problema.
    (https://flavio.tordini.org/minitube)
    (http://www.edivaldobrito.com.br/youtube-viewer-um-cliente-completo/)

Última edição: 7 de Maio de 2018
  11. leader_02

leader_02 Power Member

eu aconselharia talvez o falkon e/ou o seamonkey, dependendo da base que se queira.
    o falkon é o antigo qupzilla, com uma base chromium modificada em qt5;
    o seamonkey é o sucessor da mozilla internet suite (e do netscape), agora feito pela e para a comunidade, um verdadeiro canivete suíço para tudo aquilo que queiramos, internet, email e mais, sem programas extra. a base da web é o firefox esr, o do mail é o thunderbird.

12. Minguno

Minguno Power Member

Para pcs antigos se os browsers barrarem o melhor é usares o text mode - elinks .

Partilhar esta Página