Dúvidas e mais dúvidas

morgoph

Power Member
Ubuntu 6.60

1- Eu tinha uns programas em tar.gz e extrai e depois aquilo criou me um monte d files com pastas, eu procurei na pasta central e n 2- encontrei q se executasse. como faço pa instalar os tais programas?
3- Existe algum programa equivalente ao BSplayer que permita introduzir legendas nos filmes?
4- A máquina vai ficar essencialmente para downloads e web. É possivel manter os creditos e a config do meu bowlfish aqui do xp com o amule do linux? ou perco tudo?
5-Posso instalar o ubuntu num portatil mesmo sem ter o cd das drivers? não ha problema?

Tsunami
Intel Pentium M
processador 2.00Ghz
1GB Ram

6- Existe alguma versao do Notebook hardware control q corra em linux?
 
Última edição:
Eu usava o mplayer, mas usava-o na consola..., logo teria de dizer qual a legenda e qual o filme que queria abrir (e sinceramente não me recordo do comando decor). Também existe mplayer em ambiente gráfico, nunca usei outro logo não te posso dar garantia de ser "o melhor"..., mas eu gostava ;)

Sobre o ficheiro, se procuras *.exe, esquece! Em GNU/Linux os executáveis não são assim "identificados" :) Dava jeito dizeres que ficheiros estavam dentro do tar.gz, ajudava certamente a dizer como resolveres isso.

abraços, HecKel
 
Ubuntu 6.60

1- Eu tinha uns programas em tar.gz e extrai e depois aquilo criou me um monte d files com pastas, eu procurei na pasta central e n 2- encontrei q se executasse. como faço pa instalar os tais programas?

Normamente vais pela consola até a pasta onde instalas-te e fazes:

$ ./configure
$ make
$ sudo make install

Mas o mais facil é procurares por esses programas nos repositórios:

$apt-cache search NomeDoPrograma
#apt-get install NomeDoPrograma
 
É o meu primeiro post por estes lados e não me apetece criar um novo tópico, por isso aproveito este:

Estou decidido a migrar de vez para Linux mas tenho algumas dúvidas apesar de já ter lido tudo o que já se escreveu por aqui:)

1. Ubuntu, Kubuntu ou Mandrake/Mandriva? Usei durante algum tempo o Mandrake 10 e tenhos os 3 cd's e como gostei mas já ouvi maravilhas sobre o Ubuntu! Quanto ao Ubuntu vs Kubuntu eu sei que o Kubuntu usa o KDE (e não sei porquê mas prefiro este) e o Ubuntu o Gnome mas faltam opções de actualizações no Kubuntu certo?

2.Vou usar o Nero Linux pra gravar cd's/dvd's mas é trial e não me apetece pagar por ele... há algum programa de gravação tão bom ou melhor que este que seja freeware para Linux?

3.Já alguém conseguir jogar bem o FM 06? É que está a sar o 07 e está na minha lista de aquisições!

4. Relativamente às partições, tenho uma em NTFs será aconselhável convertê-la para FAT 32 para poder ler e escrever sem problemas?

Desculpem lá o trabalho:p
 
1. Ubuntu, Kubuntu ou Mandrake/Mandriva? Usei durante algum tempo o Mandrake 10 e tenhos os 3 cd's e como gostei mas já ouvi maravilhas sobre o Ubuntu! Quanto ao Ubuntu vs Kubuntu eu sei que o Kubuntu usa o KDE (e não sei porquê mas prefiro este) e o Ubuntu o Gnome mas faltam opções de actualizações no Kubuntu certo?

Ubuntu ou Kubuntu (gosto mais de GNOME, mas gostos...)

2.Vou usar o Nero Linux pra gravar cd's/dvd's mas é trial e não me apetece pagar por ele... há algum programa de gravação tão bom ou melhor que este que seja freeware para Linux?
k3b é melhor.
3.Já alguém conseguir jogar bem o FM 06? É que está a sar o 07 e está na minha lista de aquisições!
Com o Cedega (ou wine) quase de certeza que consegues jogar isso como deve ser... é uma questão de tentar..
4. Relativamente às partições, tenho uma em NTFs será aconselhável convertê-la para FAT 32 para poder ler e escrever sem problemas?
Partições FAT não são lá muito seguras por isso acautela os files...
 
Obrigado pela ajuda CR_
icon7.gif


Mas eu uso sempre uma partição para o SO e outra para tudo o resto. E provavelmente usarei essa partição para ser explorada também com o Windows já que quero experimentar a beta do Vista. Mas tirando isso devo converter a partição para que formato para ser compatível com Linux?

Outra pergunta: Vou adquirir ADSL Sapo, ainda não sei se normal ou wireless, queria saber se algum de vocês tanto uma como a outra sem problemas com o modem.

Obrigado mais uma vez!
icon7.gif
 
O melhor é criares uma partição a parte, FAT32, e meteres para lá os files que quiseres partilhar.

Quanto ao modem se usar porta de rede (ethernet) não tens problemas. Wirelless já não sei depende dos despositivos...

Evita usar modens usb. Se preciso compra o kit com router/modem adsl da clix (25€) que compensa.
 
Tal como ja tenho dito anteriormente, o opensuse tb rula muito.
Digo isto apenas por haver aplicações graficas para configurar tudo ou quase tudo...
Mas como são ambos gratuitos não custa muito experimentar... :D
 
Eu tenho um portátil que nem é mau, a gráfica é que estraga tudo por isso jogos só os escolhidos a dedo...
O melhor router é o da clix? É que vou sair agora da clix e vou para a Sapo:)
 
Eu tenho o Speedtouch 330 mas sei +- como instalá-lo. E só não tenho o Ubuntu instalado porque ainda não consegui fazer o download e porque a minha gaveta externa se avariou>(!
Mas em principio devo comprar o Kit ADSL wireless para aproveitar o portátil que tenho! Só não sei é que router vem e se já vem preparado para ADSL 2+ mas isso tenho que pesquisar.
 
Back
Topo