1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas e mais dúvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por devil ocram, 5 de Outubro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 438)

1. devil ocram

devil ocram Power Member

Boas

Pensei em abrir este tópico, pois eu interesso-me bastante por computadores, mas á muitas coisas que não entendo e não devo ser o único, e por isso penso que este tópico, podia ser unicamente, com duvidas sobre, por exemplo, qual a diferença entre ddr3 e ddr2 e por ai adiante.
    E como , daqui a um tempo , queria adquirir um bom pc mas por peças, queria saber um pouco mais.
    Então para começar aqui vão as minhas dúvidas:
    1ºÁ memórias, com 800mhz, outras com 1066mhz e por ai adiante, mas o que significa realmente estas diferenças?O que mudam no desempenho do computador?
    2ºO quer dizer a latencias das memorias(penso que seja assim que se diz)por exemplo , qual destas é melhor -5-5-5-15 . ; ou; 4-4-4-12.? E porquê?
    3ºNesta altura, que memórias , se devem comprar ddr2 ou ddr3?Não pelo preço, mas pela performance?
    4ºNas fontes, como saber se são por exemplo 1000W reais ou não? Eu sei qu tem a ver com os amperes em cada rail e assim, mas usa-se uma conta para saber não é?
    5ºQue processador é melhor para jogos, multimédia, etc? Quad-core ou Core2duo?
    6ºQual a diferença entre os chipset das motherboards?Por exemplo entre um P45 e um X48?
    7ºNos discos rigidos, qual a diferença entre ter um disco ou dois? Com um é mais rapido?
    8ºVale mais a pena por exemplo comprar um só disco de 1TB, ou dois de 500Gb?

Bem por enquanto estas são todas as minhas duvidas, para ficar a descobrir um pouco mais do mundo informático.
    Podem parecer perguntas simples para muitos, mas dificeis para outros, portanto quem ajudasse eu agradecia.

cumps

2. byakya_sama

byakya_sama Power Member

1- Obviamente a resposta do PC é mais rápida, no geral, nalguns casos mais notável que outros, quanto mais MHz tem melhor, mas entre 2GB 1066MHz e 4Gb 800MHz compensa mais os 4GB.

2- Quanto menor a latência melhor, neste caso 4-4-4-12 é melhor que 5-5-5-15.

3- Se o preço não é questão, obviamente DDR3, a partir dos 1600MHz.

4- Penso já ter lido aqui no fórum, mas não sei muito disso. Mais fácil é ver a marca da fonte, por exemplo entre uma Corsair 550W e uma LC-Power 550W a Corsair terá mais W reais que a LC-Power. O user yahh é capaz de te informar melhor sobre isso.

5- Os jogos aproveitam 2 cores, pelo que entre um Quad 3,0GHz e um Duo 3,4GHz, o Duo terá mais desempenho. Assim que os jogos aproveitarem 4 cores, o Quad terá mais desempenho, enquanto que o Duo ficará na mesma. Multimédia e afins é mais para Quads, com maior poder de processamento.

6- X48 é melhor para sistemas Crossfire (2 gráficas ou mais ATI), de resto P45 fica em pé de igualdade, sendo discutivelmente melhor em OC, temperaturas e afins.

7 e 8 - Depende. Se puseres os 2 discos em RAID 0 compensa (vê a secção de tutoriais caso não saibas o que RAID é)

Cumps

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Só um reparo. Entre um Quad a 3.0 e um Dual a 3.0, prefiro e é mais rápido um Quad-core para tudo. A questão é que em alguns jogos o dual-core fica no limite do multitasking ( por exemplo com o vista a correr em background e os seus milhentos pormenores ), enquanto que o Quad nos outros 2 cores "livres", pode ir dando conta do recado melhor. Um bom exemplo disso é correr o FSX em vista com um dual e um quad. Já experimentei os dois e em centenas de combinacoes de velocidades diferentes.

Agora entre um Quad a 2.4 ou um Dual a 3.0, nos jogos o Dual é em 99% dos casos mais rápido.

Partilhar esta Página