Dúvidas em ASP.net + SQL

Rafael Pais

Power Member
Olá a todos! :)

Gostaria de tirar umas dúvidas relativamente do ASP.net, pois é uma linguagem que estou muito "fresco" com esta linguagem e gostava de me aperfeiçoar a ela.

Estou a fazer uma pequena página de pesquisa de Imóveis (Trabalho Académico). Na página tenho 3 DropDownList (Distritos, Concelhos e Freguesias). Inserir os dados que estão numa BD em SQL para a DropDownList já consegui. Mas gostaria de saber como o aparecer os Concelhos que só pertencem a um Determinado Distrito, por exemplo, selecciono "Porto" e aparece os concelhos que pertencem ao Porto e também as respectivas Freguesias.

Na BD tenho 3 tabelas (para além de outras): Distritos, Concelhos e Freguesias. Em que a Tabela "Concelho" tem uma chave que referencia a chave primária de "Distrito" e a Freguesia tem duas chaves estrangeiras: que são para o Concelho e Distrito.

E já agora, isto obviamente terá que ter um botão para iniciar a pesquisa. Como é que faço na Query para inserir no filtro "WHERE" oque está seleccionado nas DropDownList. Por exemplo, pesquisar imóveis (que estão na tabela "Imóveis" - esta tabela tem chaves referenciando os Distritos, Concelhos e Freguesias) num Distrito X, Concelho Y e Freguesia Z mas estes estão seleccionados na DropList. A Query simples é fácil, o problema está nas DropLists.

Agradeço desde já a vossa ajuda! O meu problema está no ASP.net, pois o SQL domino alguma coisa...

Abraço! :)
 
Última edição:
tens que fazer postback no evento change(penso que é assim) das dropdown.
.
verifica, pois nao tenho o IDE comigo para verificar.

cumps.

edit:se estiveres com o VS2005 ou superior, consegues facilmente aplicar essa funcionalidade atraves das propriedades das dropdown, com um genero de wizard. Verifica as opçoes que aparecem nos objectos
 
Por acaso estou a utilizar Visual Web Studio 2008 Express... Hei-de entao experimentar com o Visual Studio...

Caso tenha mais dificuladades, eu direi :p

Abraço!
 
nao conheço o WebStudio a fundo, mas tambem deve ter essas opçoes,. É como ja te disse, nao tenho aqui o IDE.
Verifica primeiro antes de tomares qualquer "atitude mais drástica" ;)

cumprimentos
 
Olá,

Tens de preencher a primeira e quando mudas a selecção da primeira (selectedindexchanged) preenches a segunda e por aí fora. Porque a dropdown tem de ter o autopostback = true deves colocar o código que preenche a primeira no form load.

If Not Page.IsPostBack Then
' Preenche a primeira dropdown
End If


O Ideial é mesmo usar AJAX e colocar as dropdown's dentro de um updatepanel. Deste modo não existe uma actualização total da página mas sim parcial.
 
Back
Topo