1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas em Linux suse 9.3

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por JPgod, 30 de Julho de 2005. (Respostas: 41; Visualizações: 3634)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

Consegui instalar o suse 9.3 aqui no meu PC, tudo a bulir :001:

Mas tenho dúvidas de noob para já :D

1º - Meter NET a bulir :sad: Ora bem tenho ADSL do Clix com modem Siemens Santis USB, mas tenho um modem 56k PCI com o clix standart, o modem parece que foi detectado como dispositivo RDIS aquando da instalação, como posso efectuar uma ligação dial-up via linux com ele e eventualmente pelo ADSL??

2º - Qual o "MSN Messenger" para linux, qual sakar e como instalar?

3º - Sobre instalar outros programas em geral, nomeadamente drivers para a board e grafica, tem que ser "versões especiais" para suse ou qualquer coisa bule?

4º - A minha situação em termos de discos é a seguinte, tenho 4 discos, sendo 2 SATA2 em raid 0 onde tenho 1 partição com o windows XP do dia-a-dia e outra para armazenamento, tenho um IDE 200 gb apenas com 1 partição para storage e um disco 120 gigas SATA com 3 partições: um com windows XP (para benc's e teste OC e backup), uma de storage maior e outra onde instalei o linux...

Quando quero aceder ao XP do dia-a-dia ele arranca directo, visto que na bios está definido para arrancar do raid 0...
    Se quero arrancar o outro windows ou linux, faço boot pelo SATA 120 e depois escolho no GRUB (penso que seja isso) se quero arrancar ou Linux ou Windows ou Linux em modo seguro.

A questão é, como "adiciono" o windows que está instalado no sistema Raid 0 neste selector de arranque??

para já é isso :D

2. lammer.pt

lammer.pt Power Member

Modems adsl dão sempre probs, espera pelos prós :P

O mais parecido é o AMSN, mas pessoalmente prefiro o GAIM (se tiveres gnome já o deves ter instalado)

Desde que seja para linux, serve. Mas acho que o suse não suporta .rpm nem .deb (mandrake/redhat e debian respectivamente)

No handbook do Gentoo 2005.0 está uma secção que ajuda a configurar o grub manualmente, tenho que procurar o url.

Boa sorte ;)

3. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

1 - Tenho netcabo, nao te posso ajudar...

2 - Para instalares o Amsn ou qq outro programa em Suse podes usar o Yast. E bastante simples :)

3 - "Versoes especiais" nao precisas. Se nao encontrares um pacote binario para a tua versao (Suse penso k usa .rpms), podes smp sacar a source e compilares. Mais uma vez encontras quase tudo o que e software com o Yast, mas para drivers ve a pagina do proprio fabricante do hardware.

4 - Para configurares o grub manualmente e questao de editar o ficheiro grub.conf k esta na pasta /boot/grub/grub.conf. Experimenta este link, pode ser k ajude:

http://www.gnu.org/software/grub/manual/

Cumps e boa sorte nas experiencias em linux ;)

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

tanks, como posso puxar cenas com o "Yast" lembre-se que não há net por lá
    :/

E como compilo um "source" :mrgreen: com Gcc e afins?

5. hellaxe

hellaxe Power Member

1: Se não tens net o Yast não vai ajudar muito.

2: Tens que ver as instruções de instalação. Normalmente será: ./configure; make; make install. Mas existem outros programas que usam scripts próprios para a instalação.

6. Sumerset

Sumerset Power Member

queres net por 56k ou a adsl?

se quiseres a 56k começa a tirar ideias dai pq os winmodens que são praticamente todos os modems internos não tem suporte em Linux até agora. Todos os modems externos funcionam bem...

Quanto ao modem adsl supostamente ele deveria ter sido detectado como um modem PPoE ou que raio é aquilo e a partir do yast farias a configuração da ligação mas tou a ver q o teu modem nao foi correctamente configurado... tenta ligar uma pen Usb quando já estiver ligado a ver se ele detecta correctamente pode ser um problema do driver Usb...

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

o moden adsl é USB

o outro é 56k...

Na detecção de devices achou um moden rdis (não tenho nada disto aqui!) e DSL não achou nada...

Não tenho pen usb, vou testar o disco rigido
    A interface é KDE

8. lammer.pt

lammer.pt Power Member

Tenta no yast, nao sei se o gaim fica restrito a gnome (nao me parece). O yast esta' em Applecations -> System -> YasT

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem fui lá agora ver mais coisas, para já consegui instalar o Boinc versão linux :001: :D claro que não há net, não há mastiganços :sad:

Entretanto umas questões:

Como durante a instalação desliguei os outros discos para evitar files "irem parar onde não devem", quando entro no linux detecta 3 discos: os 2 do raid 0 cada um e o disco IDE 200 gb... Entretanto como configura-los :sad: O de 200 aparece ao lado dos outros como "audio e video", mas como não está montado não consigo aceder :sad: preciso de ajuda nesta parte.

Depois como posso escrever ficheiros nas partições windows? Tentei alterar as permições para "read/write" e nem logado como "root" deu :(

Sobre o GRUB:

Naveguei até /boot/grub/ mas não tinha lá o grub.conf!

Sobre o AMSN, tenho numa das partições do windows o .tar.gz, como instalo então a partir daí?

Já tive a Explorar o Yast :) Tem mais cenas, então tive de olho naquelas toneladas de cenas para programação :D vai ser ai o centro das atenções, visto pro ano as cadeiras da faculdade de programação tudo é lecionado em linux!

cumps

PS: nestas horas que dava jeito um portátil, tas a saltar windows <-> linux para explorar isto é chato :sad:

EDIT: bem, sabem de algum programa tipo CPU-Z e MBM? quero a mesma monitorar o hardware a partir do gajo :D

10. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Não tenho ADSL, mas tenta arranjar os drivers linux para o teu modem na net, pelo windows (consegues aceder ao disco do windows, não consegues?). Depois acho que tens que os instalar à mão. Para isso deve ter um readme lá nos ficheiros.

Agora estou a usar o AMSN no windows, e o GAIM em linux. Ambos são bons, mas estou a começar a preferir o AMSN.

O SuSE usa RPM's, e mesmo não tendo net, partindo do principio que podes aceder ao disco do windows, podes instalar manualmente esses programas com o comando "yast -i <o rpm>.rpm" na consola como root.

Acho que o Yast deve ter uma ferramenta para editar o ficheiro de configuração do grub. Procura por lá.
    Quanto ao resto, tenta procurar na net. Há sempre ajuda para qualquer problema no linux.

11. lammer.pt

lammer.pt Power Member

Os discos: provavelmente nao estao no FSTAB. Faz "fdisk -l " na consola e ve o output (pelo espaço disponivel deves ficar com uma ideia de "quem e quem"). Depois, crias algumas dirs do tipo /mnt/windows1 , /mnt/windows2 etc ( mkdir /mnt/windows1 ) . Depois fazes "pico /etc/fstab" e vai adicionar algo do tipo (para cada partiçao q queres q ele "monte]" automaticamente):
    Código:
    /dev/hda1 /mnt/windows ntfs ro,umask=0222                         0 0
    . (tens q substituir o /dev/hda pela partiçao que queres em cada linha e consequentemente a pasta destino (/mnt/win...). Se quiseres apenas um mount para a sessao actual, basta um
    Código:
    mount /dev/hda1 /mnt/windows -t ntfs -r -o umask=0222
    na consola.

Quanto a escrever, nao podes (ou deves) escrever em partiçoes NTFS a partir de linux :P

source: http://linux-ntfs.sourceforge.net/info/ntfs.html

12. lammer.pt

lammer.pt Power Member

AMSN: (vamos imaginar q tens o amsn.tar.gz na tua home (/home/login/ )
    na consola:
    Código:
    su root //metes a pass de root
    tar zxvf amsn.tar.gz // para descomprimir o amsn
    cd amsn/  //pasta q ele criou
    ./configure  //nota: ja n sei se o amsn precisa do make e do make install, depois do configure tenta ./amsn ; se correr, pa'ra aqui
    make 
    make install

Para monitorizar o pc, so' conheço o 'Grekllm' (provavelmente mal escrito, nunca atinei com o nome do animal)

qualquer coisa, PM ;)

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois isso do NTFS é lixado, bem estes comandos não tem o risco de "destruir" dados, pois não :P

É que se eu imagino edito uns programas C++ (:D) no linux e quero aceder depois pelo windows como faço? tenho que ter uma partição FAT/32 para tal? (no meu caso um disco USB que ainda não experimentei)

tnks pelas ajudas:

PS: Sobre a situação dos discos actual tem qualquer coisa assim:
    windows/C/...
    windows/D/...

são as 2 partições NTFS do disco onde está o linux

Depois tem a drive DVD (não achei o DVD-+RW) a "Audio e Video" (disco 200 GB) inacessível e 2 partições esquisitas! Ver se consigo criar um screen shot e "deporta-lo" pro windows :D

Ai o portátil daria um jeitaço nisto :(
    Ver se copiar estes comando todos para um txt qualquer para aceder lá loLOLo

PS2: Linux dá-se bem com wireless link? (seja router's, seja dos portáteis)

Última edição: 31 de Julho de 2005
  14. lammer.pt

lammer.pt Power Member

essa duas ´e o setup q faz, ignorei isso pq trato sempre das minhas 'a pata :P

qto 'a portabilidade de dados, acho que ha alguns gestores de partiçoes q leem ext2 e ext3, salvo erro o norton (antigo partition magic) le.

15. Sumerset

Sumerset Power Member

para monotorizar podes sempre ir à linha de comandos e fazer:

cat /proc/cpuinfo

vai dar-te tudo o que precisas de saber sobre o cpu...

16. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Eu uso o GKrellm (tal como o lammer.pt, não sei bem como se escreve) que vem com o suse.

Sobre o wireless, tens que ter os drivers da placa. Se for uma intel, em princípio, dá na boa. Mas a maioria vais precisar de um wrapper, um programa que usa os drivers do windows em linux.

O processo de configuração do wireless é feito com o Yast.

Agora, passar os dados de linux para windows, a não ser que tenhas uma pen, tem que ser através de um disco em FAT que possa ser visto pelos dois. Partições com NTFS só podem ser lidas, a não ser que queiras correr os riscos de perder dados.

Quanto aos discos, no yast tem um módulo que te ajuda a detectar e montar os discos que desligastes. Não me lembro qual é, por isso vai tentando.

17. Sumerset

Sumerset Power Member

o wireless funciona desde que não tenhas redes com wpa...

18. PrOdG

PrOdG Power Member

By the way, para monitorizar o sistema, usem antes o torsmo, que tem muito melhor aspecto que o gkrellm :P

E para ler no windows partições em ext2 / ext3, têm o ex2fs.

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ora bem o amsn já bulem tnks lammer.pt

fazendo o mount do disco pela comand line ele já aparece, mas quando fiz um reboot tive que fazer mount denovo :sad: não tem como meter permanente?

Depois tipo as outras partições estão em /windows/D/ e /windows/C/ como meto ai o disco de 2000, tipo /windows/F/ ???

O suse mete como leitor de musica o amar0k (acho que é assim que se escreve) mas mesmo colocando uma mp3 lá ele não reproduz :sad:

Como posso reproduzir divx & cia :D ???

por fim, como posso meter o raid 0 a ser reconhecido pelo linux e é claro adicionar no grub o "link" para arrancar o windows do mesmo?

Como posso meter a impressora HP PSC750 a bulir, bem que ele detecta e pede para configurar, mas continua a não bulir :(

o moden USB é detectado na parte onde ficam os dispositivos USB, pois pois era bom se desse para por ele a trabalhar :P

Camera digital e disco USB funcionam 5* :D

soz a quantidade de perguntas :D

PS: as drivers opticas ficam em /dvd/xxx :P

PS2: um gajo habituado ao windoze fica meio perdido com a forma que o linux tem os ficheiros :sad: E depois pena uns comandos de teclado não bulirem :( (CUT, COPY, PASTE, alt+ tab para ir ao desktop, etc, estes comuns )

20. lammer.pt

lammer.pt Power Member

1)
    Código:
    su root
    pico /etc/fstab
    //no fim adicioonas:
    /dev/hdb5 /mnt/windows ntfs ro,umask=0222                         0 0
    // e obviamente editas a linha para o disco/mountpoint q queres -- ISTO É PARA NTSF --

2) o disco de 2000 depende do formato, se for fat32 só fazendo rtfm. Se queres saber qual o "nome" dele em linux:
    Código:
    su root
    fdisk -l
    3) O amaroK (q por acaso RULA!) precisa de ter os mp3 na database (i think). Volta a correr o first run wizzard e adiciona-lhe as pastas onde tens mp3

4) Podes usar o Kaffeine desde que lhe ponhas os codecs de winn32, mas para mim o mais facil é por o MPlayer com os ditos codecs:
    Como compilar o mplayer com gui é (pelo menos cmg foi em suse 9.3) uma verdadeira pain in the ass:

Nao foi por aqui q vi, mas tenho a impressao q é o mesmo procedimento (alem do mplayer mete-lhe um pacote chamado "win32codecs" o parecido

5)
    Tentaste o YasT ?

6) O copy paste é simplesmente seleccionar o texto e depois carregar no botao do meio para o colar ;) vais ver q dps de habituar até achas mais pratico

Acho que é tudo

edit: ali no do mplayer, no quote tá mal a pasta dentro do server. vai até ao endereço e vê se ha alguma info. (estou com demasiado sono para perceber praticamente seja o q for)

Última edição: 5 de Agosto de 2005

Partilhar esta Página