duvidas em partições do disco rigido

Boas

Tenho um portatil que tem o disco dividido em duas partições
A 1ª é a C: e tem 162Gb
A 2ª é a D: e tem 60Gb

O que eu quero saber é se dá para alterar as capacidades das partições, ou seja, tirar de uma para por na outra.

Isso é possivél?

Sem mais
Cumprimentos
Obrigado
 
Boas amigo.

A resposta é sim, é possivel, mas as duas hipotesses que tens dão algum trabalho e exigem alguns conhecimentos de informática.

Eu pessoalmente prefiro o processo de formatação de raiz, com limpeza total das partições e criação de raiz. Normalmente em informática a experiência diz-me ou as coisa são feitas em condições, planeadas e de raiz ou podem dar raia. Esta opção dá trabalho pois implica fazeres backup dos trabalhos todos e a reinstalação de raiz de tudo o que la tens. A própria reinstalação do sistema operativo, sendo uma operação simples, intuitiva e amigável, tem de ser feita com atenção.

A segunda forma é com um dos muitos utilitários que andam por aí na net que permitem a reorganização das partições com o PC a funcionar. Um dos mais conhecidos é o Partition Magic, mas acredito que se "Googlares" encontras mais uma mão cheia deles.
Eu aconselho sempre o backup dos dados, mesmo nesta opção, pois pode acontecer as coisas correrem mal e ....puffff

Qualquer uma destas duas opções permite-te criares 1,2 ... 5...10 partições com as dimensõexs que quiseres atá oa espaço total do disco.

Um abraço e vai dando novidades sobre o processo.

B@rt
 
Boas

Ok como disses-te tenho utilitarios para "dividir" o espaço.

A minha duvida agora é se posso confiar nesses utilitarios.
Ou eles funcionam como mascara do disco.
Se mais tarde presisar de formatar, nao vai dar problema ao estar lá o utilitario?

Desculpa lá se tou a fazer perguntas sem logica mas no que diz respeito a informatica posso dizer que sou mais um sapateiro :confused:

Cumprimentos
famelzundapp
 
Boas.

>A minha duvida agora é se posso confiar nesses utilitarios.
>Ou eles funcionam como mascara do disco.
>Se mais tarde presisar de formatar, nao vai dar problema ao estar lá o utilitario?
Em relação a confiares ou nºai neles, não te posso responder pois eu nao ponho a minha
mão no lume nem pela minha mulher.... quanto mais.
De todos os que conheço, acho que o partition magic é o mais conhecido e fiavel.
Em relação ao formatar posteriormente, nºao ha qualquer azar, pois não fica lá mascara
nenhuma do software.

>Desculpa lá se tou a fazer perguntas sem logica mas no que diz respeito a informatica posso >dizer que sou mais um sapateiro :confused:
Tás á vontate ... sempre que percisares estou disponível...

Um abraço

B@rt
 
Back
Topo