Dúvidas em relação a um sistema de frio.

Surgiram mais umas duvias.
desta vez é a carga que o sistema de frio consegue arrefecer.

segundo o k percebi, no caso de um Direct die quanto menos capilar se põe mais vai ser a capacidade de arrefecer, mais wats vai "absorver", contudo as temperaturas atingidas vão ser maiores, pois a diferença de pressão vai ser menor e a circulação do liquido vai ser maior. por isso temos que encontrar um equilibrio com comprimento do capilar, entre as temperaturas que se pretende atingir e a carga (em wats) que se pretende arrefecer.
como é que se calcula isso e será que podemos preparar um sistema para arrefecer muitos wats(muitos mesmo) de modo a que dê para adaptar à maioria dos CPUs???

também acho k existem uns aparelhos para testar estes D.D. que não devem ser mais que resistências para gerar calor. onde se pode comprar uma coisa dessas e quanto é que custa(se é que existem)?

se me poderem ajudar agradeço e... desculpem as minhas duvidas.
cumps
 
segundo o k percebi, no caso de um Direct die quanto menos capilar se põe mais vai ser a capacidade de arrefecer, mais wats vai "absorver", contudo as temperaturas atingidas vão ser maiores, pois a diferença de pressão vai ser menor e a circulação do liquido vai ser maior. por isso temos que encontrar um equilibrio com comprimento do capilar, entre as temperaturas que se pretende atingir e a carga (em wats) que se pretende arrefecer.

Correcto
como é que se calcula isso e será que podemos preparar um sistema para arrefecer muitos wats(muitos mesmo) de modo a que dê para adaptar à maioria dos CPUs???

Ha imensas tabelas de fabricantes, etc para calcular tamanhos de capilares. Para os nossos sistemas tipo prommy é normal usar 2,80mts de capilar de 0,8mm, ou, 2,20mts de capilar 0,7mm.
É possivel fazer sistemas para qualquer capacidade (watts), no caso de prommys a capacidade esta limitada pelo tamanho do evaporador.

também acho k existem uns aparelhos para testar estes D.D. que não devem ser mais que resistências para gerar calor. onde se pode comprar uma coisa dessas e quanto é que custa(se é que existem)?

eu uso resistencias de aluminio da arcol
 
bem pessoal, quero agradecer a disponibilidade, mas aqui vai mais uma... (como ando com os exames não tenho tido muito tempo para pensar nisto, por isso é qu vou aparecendo aos poucos)

é quanto ao sistema de arranque...
é soposto o sistema de frio arrancar primeiro k o pc. como é que faço isso???
eu já pensei num termostato, mas isso deve dar barraca....

se poderem postar um cricuito....
 
podes fazer manualmente, ligas simplesmente o sistema de frio, e esperas que atinja a temperatura de funcionamento, e então ligas o PC.
ou então podes optar por usar um sistema electronico (que ate pode ser concebido por ti (podes fazer uma relé simples, que é activada passado x tempo [menos seguro], ou podes fazer um relé controlado pelo termometro), com meia duzia de componentes) que te ligue automaticamente o pc, quando detecta uma temperatura de funcionamento adequada.
pessoalmente, acho que o trabalho de desenvolver um sistemazito destes n vale a pena.
 
Última edição:
Na altura em que eu estava "no activo" nestas coisas, por assim dizer, também andei a procura de um esquema para fazer um circuito desses. Após procurar bastante, não encontrei nada...Simples, pelo menos. No entanto, em conversa com outro user surgiu a ideia de usar um circuito de uma torradeira...

A torradeira tem um tempo para torrar o pao, a partir do qual faz o pão saltar. No nosso caso poderia ser usado um relé para ligar o pc.

Não aprofundei isto, mas o circuito assenta num potenciómetro com e um condensador. O potenciómetro regularia a velocidade de descarga do condensador, para que pudesses regular o tempo que o sistema demoraria a disparar o relé que liga o pc. Sendo descarregado o condensador, o relé ligaria o pc.

Mas isto é só uma noção teórica vaga, porque eu não percebo grande coisa de electricidade... Talvez falando com pessoas mais entendidas nesta área consigas avançar mais.

Boa sorte para o teu projecto m8 ;)
 
Talvez com um programador... Mas normalmente os programadores ligam o sistema quando a temperatura está acima de um limiar, e desligam quando a temperatura volta a descer até a um nível seguro. Talvez possas usar um relé para inverter esse comportamento, mas os programadores são geralmente caros (100€ para cima).
 
com uma relé e um sensor de temperatura (baseado em resistencia) convencional deve ser possivel fazer qualquer coisa desse tipo

se o sensor é baseado numa resistencia, à medida que a temperatura vai baixando maior será a facilidade com que a corrente vai passar,
tens que arranjar uma fonte de alimentação (que crie uma diferença de potencial no sensor), tal que, a corrente que passa no sensor à temperatura desejada seja igual à temperatura de disparo de uma relé normalmente aberta. a corrente de disparo vai fazer fechar a relé, e ligas os terminais do switch ATX da motherboard.
depois basta arranjares forma de parar o contacto dos terminais ATX (não convém que fiquem ligados todo o tempo, seria equivalente a teres sempre o dedo no botão power do pc) instantes depois. Também podes fazer isto com uma relé (mas agora uma relé normalmente fechada), que quando receba corrente da fonte de alimentação do PC, abra a relé.

em teoria é simples, na pratica, é uma questão de afinação.
assim consegues um sistema de controlo
 
vejam se estou errado: supostamente um termostato faz ligar qualquer coisa quando tá mais frio e desliga quando tá quente (dependendo do circuito).
bem, mas vou fazer qualquer coisa no multisim :D
depois posto alguma coisa.
 
vejam se estou errado: supostamente um termostato faz ligar qualquer coisa quando tá mais frio e desliga quando tá quente (dependendo do circuito).
bem, mas vou fazer qualquer coisa no multisim :D
depois posto alguma coisa.

E como é que liga? que ligação faz?

E como é que se liga um computador?

Tens de pensar um pouco mais no assunto...
 
bem, não parti o aquecedor mas parti a torradeira.
achei a ideia do homem-bomba interessante, mas é capaz de ser um bocado arriscada, pois não é muito certo.
vejamos, no caso da torradeira, é alimentado um iman k "segura" as torradas e passado o tempo k o condensador descarrega dispara. é o condensador k alimenta a bobine?

seria eficaz utilizar o circuito da torradeira directamente da torradeira ou fazer outro mais simples (aquilo tem um circuito integrado de 14 patas e ainda não sei trabalhar com eles), ou optar por outra solução?
 
vejam se estou errado: supostamente um termostato faz ligar qualquer coisa quando tá mais frio e desliga quando tá quente (dependendo do circuito).
bem, mas vou fazer qualquer coisa no multisim :D
depois posto alguma coisa.


tens alguma razão,
a promy mach1 usa essa forma, ligada ao reset do pc,
(é aí que se liga facilmente algo podes sempre tentar ligar ah drive de disquetes mas é mais facil ao reset!),

enquanto não é suposto ligar o pc o termostato mantem o circuito fexado, "carregar no reset" e o pc não arranca, quando fica friu o circuito abre a plim! liga-se o pc!
a promy mach1 usa um termostato normal de 12v o que faz ligar a promy são so 12v da fonte e desliga quando desapareçerem os 12v não é nada complicado e ta aki todo o controlo necessário :)

esta forma passou ha história pk saíu uma série de boards que arrancava mesmo a carregar no reset. Ultimamente muitas boards ja funcionam com o reset dessa mesma forma! é muito facil fazeres assim. testa se a tua board arranca enquanto tas a carregar no reset.

abraço
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo