Dúvidas em Servidor

atomic

Power Member
Boas.

Temos aqui na empresa 5 postos de trabalho com computadores que estão ligados em rede.

Tenho a intenção de usar um Servidor que está aqui encostado de modo a concentrar todos os ficheiros e pastas de trabalho dos 5 computadores nesse Servidor, de modo a uniformizar e concentar toda a informação de trabalho. Tornaria também as cópias de segurança mais fáceis de fazer, uma ver que deixaria de fazer 5 para fazer apenas 1.
Resumindo, o centro de toda a rede seria o Servidor que partilharia todos os ficheiros de trabalho da empresa, e também a ligação à Internet.

O problema é que o Servidor já tem 3, 4 anos... Tem uma motherboard recente, P4 2400 e 512Mb ram que foram actualizados quando a motherboard original queimou.
Mas o disco rígido SCSI é de apenas 8MB, o que é manifestamente curto. Os discos SCSI novos são muito caros e de pouca capacidade.

Para fazer o que pretendo justifica-se um Servidor com ligações SCSI ou um PC actual faz o mesmo com distinção?

Devo aproveitar o que tenho e meter um novo disco SCSI de 80GB e 600€???
 
acho q estas enganado no preço pelo menos eu vejo so scsi de 73gbs a 320€ e metade do q dizes !!!
penso q isso dependa um pouco da marca mas disco de 10000 rpm se não forem bem construidos não levam muito a dar buraco

os q ves a 600€ são os de 15000rpm de certo ... se ficares pelos de 10000rpm fica-te a metade do preço ...

podes confirmar na ***** que eles vendem ...mas comprar possivelmente encontras mais barato em outros lugares

http://*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=8580

http://*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=8581
 
Última edição:
mas justifica-se usar o sistema scsi? poderei fazer o que quero com um pc actual corrente?
será que a carga de 5 computadores a sacar informação em simultaneo do mesmo disco pede um sistema scsi?
 
Oh amigo isso vai lá com IDE, e se quiseres rapidez e segurança monta um RAID nem que seja por sotfware. Pela experiência que tenho, quando metes as pastas no servidor nao acabam os teus problemas porque os utilizadores são chatos como a putassa (é um peixe, acho eu :) ) e teimam em deixar documentos importantes no Desktop no My Documents se estivermos a falar em sistemas Windows e depois acontece as cenas do costume:
user:-Ai perdi o ultimo documento sobre X.
tu:-Não faz mal está em backup no servidor.
user:-Ufa, a sério, safou-me a vida.

vai aos backup ver se encontras o documento e nada.

tu:-onde tinha guardado o documento?
user:-no my documents/no desktop.

Isto passa-se mts vezes, por mais que se lhes diga, eles teimam em fazer estas burradas. As culpas são sempre dos sistemas.

Mas força com isso.
 
O Tuaregue tem razão... Com 5 users, a menos que passem a vida a puxar files, SCSI é waste...

Tendo em conta o material que ai tens, metia-lhe era o HD SCSI velho (8GB?) pró sistema + 2x120Gb Seagate 7200 em RAID1 prós dados. E com o resto do $$$ compravas uma placa rede Intel Gb + Switch Gb.

Windows se tiver de ser, mas sinceramente metia era Slack+Samba com ReiserFS... Fault tolerance rulla ,)

Btw, não metas o router de ligação no fileserver man... Isso é suicida... Se tens uma intrusão habilitas-te a ficar sem files... Not good, not good at all...

Arranjas um P2 qqr coisa (pelo menos 128MB RAM + 4GB HD) por pouco $$$ e fazes do bixo um router (com Slack óbvio :001: ). iptables é "#&&"%/" de apanhar o jeito, mas depois já não queres outra coisa... Se for ADSL, metes o modem de oferta na prateleira e vais comprar qqr coisa decente com Ethernet... Mais €55 prai...

Com um P2 modesto consegues muita coisa... o meu favorito é bloquear os outgoing port 80 pra forçar o ppl a passar pelo proxy ,) Squid+Safesquid+ClamAV. Entre bloquear virus e filtrar sites "indesejados" vale o $$$ da licença...
 
Back
Topo