Dúvidas/Esclarecimentos sobre MAC (Programação)

loster

I'm cool cuz I Fold
Talvez este assunto já tenho sido mais que debatido, mas o importante é que ainda não "sei" o que realmente necessito de saber. Não sabia bem onde colocar este tópico já que vou falar no geral de o que tenho e o que gostava de ter/experimentar.

Tenho um desktop, utilizo-o para trabalhos, e-mail, internet, músicas, nestas necessidades o computador porta-se relativamente bem, mas deixa a algo a desejar quando preciso dele para ver sites entre outras componentes mais pesadas. Isto só se deve a pouca memória que ele tem (224MB). De placa gráfica, não me posso queixar, apesar de ser uma SiS com 32MB, esta dá muito bem naquilo em que a uso. CPU, penso que estou também bem servido (intel Celeron 1.72Ghz). Por vezes, como sou um amante de fotografia, sinto a necessidade de usar PhotoShop e/ou Paint.NET para as manipular, é aqui onde a lentidão se nota.
Agora, tenho cada vez mais usado o computador em programação (por agora só Pascal, mas sei que no próximo ano lectivo, as aplicações que vou usar vão ser mais pesadas).
Como já devem ter reparado, a utilização que dou ao meu computador, é realmente leve, usando-o só para o que realmente preciso e não para o que quero.

Desta vez queria comprar um portátil. Comecei a minha pesquisa em relação ao sistema operativo da Apple, pois não tinha conhecimento de nada relativo a este sistema. O que já aprendi e que realmente é muito, sei que posso usar este portátil Apple (mais adiante, refiro o modelo), como se trata-se de um computador com Windows (BootCamp).

Penso que as minhas dúvidas em relação ao BootCamp sejam a estabilidade desta aplicação. Sei que muitos utilizadores de Mac e Windows, acham uma inutilidade comprar um Mac para instalar Windows.


Ora avancemos lá para as minhas dúvidas:

- Windows a correr nativamente via BootCamp, é completamente estável? Os programas que vou usar para programação e talvez Office, vão correr normalmente?

- Li no fórum que ao correr Windows num MacBook C2D a placa gráfica apresenta 200 e tal MB invés dos 64MB apresentados no OS X, é verdade?

- As drives do computador são estáveis quando no Windows?

- O peso deste computador (2.36Kg) nota-se muito?

- O ecrã para mim é o ideal, procurava um portátil e não um transportável. Mas não fará um pouco de confusão a quem está habituado a um CRT de 17"?

- Para o que vou usar, será 1GB de RAM bom? Ou talvez seja melhor optar por ter 2GB de RAM?

- O iWork que vem na caixa do MacBook, é versão trial?

Penso que sejam estas as minhas dúvidas, se me ocorrer algo que seja importante, refiro.


O que tenho em mente, é: Usufruir deste portátil ao máximo correndo aplicações já presentes no MAC, tais como iWork (pelo que tenho visto é uma maravilha), iLife, também o vou usar regularmente, e outras que venha a necessitar. Depois tomo ainda muita atenção às especificações: tive o cuidado de ver primeiro que este portátil, tinha uma bateria durável, o seu tamanho e o seu peso.

Não tenho urgência para comprar um novo computador por agora, apenas quero ler o que os utilizadores de Mac e que usam o computador como eu têm a dizer.
 
Bem...prepara-te para uma resposta grande lol

Correres o windows num macbook é como correres o windows em qualquer outro portátil, pois corre nativamente. Os programas que vais correr correm na perfeiçao ;)
Quanto aos MB da placa gráfica, sim apresenta 256 mas é memória partilhada não dedicada!
O ecrã é uma questão de habituação, aqui em casa toda a gente diz que o meu ecrã é pequeno mas eu acho o tamanho ideal para um portatil.Quanto a isso podes ir a uma ***** e vês por ti ;)
Eu pessoalmente nao acho o portátil pesado, tive um acer 15.4 que sim era bem mais pesado.
1GB de ram deve-te servir na perfeiçao ;) É quanto eu tenho e até agora ainda nao precisei de mais e tenho SEMPRE aberto firefox, mail, itunes, ichat, messenger,NetNewsWire e mesmo alem destes quando uso o photoshop, eclipse ou xcode o macbook aguenta-se bem.
Sim o iWork que vem é a versão trial, assim como o office que vem.

Quanto ao teu pc actual, eu recomendava-te a colocares lá linux e a instalares o gimp para poderes tratar das tuas fotos ;) Deve correr bastante melhor que o photoshop em windows ;)
 
Para que é que ele vai instalar linux só para o gimp? Para isso instala o gimp no mac, só precisa do x11...
Também vais buscar um red bull aos himalaias ou assim nao é? :P
 
Se Windows corre tal e qual como um computador normal, estou esclarecido, não tenho mais dúvidas quanto a BootCamp.

A questão da placa gráfica, foi mesmo por curiosidade. Sendo assim, em Windows fica 128MB reais na gráfica, e os outros 128MB? Placa gráfica para mim é o que menos importante num portátil.

Aspecto... lá terei de ver um ao vivo.

As minhas dúvidas persistem ainda na memória, se será ou não suficiente 1GB.

Uma dúvida a qual esqueci-me de referir no primeiro post foi: Os portáteis Apple têm aproximadamente quantos anos de vida (em mãos saudáveis e cuidadosas)?


Em relação ao meu actual computador, instalar o Linux, não tenho qualquer ideia do o fazer, a não ser para ver como é.
 
Bem... grande texto :D

Tenho um MacBook 2GHz com 1GB de RAM e quanto à questão do BootCamp digo-te que nunca precisei. Tenho encontrado tudo o que preciso para Mac OS X. Até mesmo as aplicações para ***** correm relativamente bem, mesmo sendo emuladas. Pelo que li até agora sobre o bootcamp, tudo funciona bem.

Quanto a ter 1GB de RAM, penso que seja suficiente para o que queres do portátil. Eu tenho e ele aguenta-se bem, mesmo quando tenho bastantes aplicações abertas.

Falando da gráfica, desde que não queiras este portátil para jogos, a gráfica aguenta-se bem. Já a experimentei com o Unreal Tournament 2004 e consegui jogar à vontade com as definições Normais e a resolução 800x600. Apesar disto há jogos 3D mais recentes que se arrastam um pouco.
Quanto à memória da gráfica, li no site da Apple (terei que procurar novamente para poder dar o link) que a placa gráfica aloca 80MB e vai alocando mais na medida das necessidades, até um máximo de 224MB.

O iWork é muito bom, especialmente o Keynote que mete o PowerPoint a um canto... Mas tens razão, a versão que vem é trial.

O peso é de 2.36kg e não se nota muito, mas antes tive um Compaq de 15'' que pesava 3kg mais o carregador... por isso acho este até leve, mas outra coisa que aprecio nele é o facto de ser fino.

Por fim, o ecran de 13.3''... de inicio podes estranhar um pouco, mas é uma questão de hábito. Eu tenho um de 17'' no trabalho e estava habituado a usar um portátil de 15'' por isso foi uma mudança que tive que me habituar, mas 13'' para mim é o ideal num portátil.

A minha bateria tem uma duração de cerca de 4h em trabalho normal, com o bluetooth desligado e o wireless também.

Em resumo, acho este portátil muito bom e gosto bastante do sistema operativo. Não sinto falta nenhuma do Windows.

Espero que te decidas por ele :D

EDIT: o link para a página da Apple sobre a GMA 950
http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=303407
 
Última edição:
Se Windows corre tal e qual como um computador normal, estou esclarecido, não tenho mais dúvidas quanto a BootCamp.

A questão da placa gráfica, foi mesmo por curiosidade. Sendo assim, em Windows fica 128MB reais na gráfica, e os outros 128MB? Placa gráfica para mim é o que menos importante num portátil.
Toda a memória da gráfica é partilhada.

As minhas dúvidas persistem ainda na memória, se será ou não suficiente 1GB.
Eu acho que é suficiente, eu trabalho bem e sem atrasos mesmo com aquilo td aberto.

Uma dúvida a qual esqueci-me de referir no primeiro post foi: Os portáteis Apple têm aproximadamente quantos anos de vida (em mãos saudáveis e cuidadosas)?
Nisto ainda nao te posso dizer, tenho o meu desde o natal ± e continua branco, mas e pouco tempo. Mas suponho que se tiveres as maos smp limpas ele nao ficará sujo ;)

Em relação ao meu actual computador, instalar o Linux, não tenho qualquer ideia do o fazer, a não ser para ver como é.
Só sugeri isso pois conseguirias trabalhar num programa de tratamento de imagem melhor que actualmente
 
Por mero acaso esqueci de mencionar que jogos em computadores para mim não dão "No Way!"

@BlackRiver: as aplicações que usas são quais? Estão relacionadas com programação?

iWork ser versão trial não dá mesmo, vou ter de gastar quase 80€ para o activar?

Sim, o mais certo é decidir-me por MacBook, porque foi o único portátil que todos os dias me interessa cada vez mais.

Outra coisa... o meu professor de programação disse-me que não me mete-se em computadores Mac. Será que me não deva meter mesmo? Não vou comprar para dizer que tenho, quero que me seja útil.
 
Sim o iWork para activares depois teras de comprar ou entao arranjar por outros meios(meios que ficaram ao teu critério).
Quanto ao teu professor, ele nunca deve ter experimentado a serio um mac.
A nivel de programaçao talvez venhas no futuro a usar a plataforma .NET mas para isso tens o bootcamp ;)
 
não tenho mac e, como tal, arrisco-me a que a minha opinião nada valha. No entanto, pelo imensa pesquisa que tenho feito (se comprar um mac, não quero para aqui maricadas de windows .... mac <=> osx), apenas vais sair a ganhar. É certo que alguns programas que estarás habituado poderás não encontrar em mac ... deixa lá, encontras melhor. é o que tenho reparado.

Outro aspecto que tenho reparado (admito estar enganado), mas mac permite 2 tipos de interacções: a interacção para aqueles que apenas "querem a tarefa feita" (leia-se, não querem saber de pormenores de configurações) e a interaacção para os que querem aprofundar. No entanto, em qualquer uma das perspectivas há algo que podes ter a certeza: you get the job done.

Em relação ao ecrã (aí sim, aí posso ajudar-te): trabalho com um TFT de 17" na empresa e de vez em quando alterno com um sony sz1 (13,3").....sim, é um facto que há diferenças. No entanto, sinto que me perco menos com o monitor de 13,3" .... Ainda por cima tens um crt de 17" ... eish, nem te preocupes com as 13" ....

começa antes a preocupar-te em procurar umas aplicações bem loucas para o teu mac .... pk é esse mesmo o que vais comprar! nem duvides :D
 
Sim o iWork para activares depois teras de comprar ou entao arranjar por outros meios(meios que ficaram ao teu critério).
Quanto ao teu professor, ele nunca deve ter experimentado a serio um mac.
A nivel de programaçao talvez venhas no futuro a usar a plataforma .NET mas para isso tens o bootcamp ;)

Concordo com tudo o que o @oncemore disse :)

Quanto às aplicações que uso:

- Para uso diário: MSN Messenger, Yahoo! Messenger, Safari e iTunes, normalmente todas abertas simultaneamente;
- Costumo usar para programar o Xcode ou o NetBeans;
- Para o office uso o NeoOfice ou o LyX para LaTeX;

Uso também mais uns quantos utilitários para pequenas tarefas, tais como os widgets que tenho bastantes abertos, o QuickSilver para abrir aplicações rápidamente usando apenas o teclado, o smcFanControl para controlar a rotação das ventoinhas,...

Acredita que ficas muito bem servido com esta máquina, tanto ao nível do processamento de imagem como da programação.
Se porventura usares a plataforma .NET tens a opção de Windows ou de tentar a Mono que existe para Mac ;)
 
Sim o iWork para activares depois teras de comprar ou entao arranjar por outros meios(meios que ficaram ao teu critério).
Quanto ao teu professor, ele nunca deve ter experimentado a serio um mac.

Só acho mal ter de pagar pelo software inteiro para poder activar, e não, não uso programas piratas.

O meu professor gostou do aspecto do sistema operativo e disse que era estável. Mas ele não deve ter conhecimento do BootCamp.

Existe Dev-Pascal para OS X? Mesmo que não exista, vou certamente recorrer ao BootCamp.

A diferença de um CRT 17" para um TFT 13.3" é assim tão mínima? Na resolução sei que o 13.3" tem uma resolução pouco maior...

Plataforma .NET é igual a FreeWare? O que é Mono?

@BlackRiver: Usas o MacBook da mesma forma que eu tenciono usá-lo? Apenas trabalho/escola e derivados da Internet?
 
Só acho mal ter de pagar pelo software inteiro para poder activar, e não, não uso programas piratas.

O meu professor gostou do aspecto do sistema operativo e disse que era estável. Mas ele não deve ter conhecimento do BootCamp.

Existe Dev-Pascal para OS X? Mesmo que não exista, vou certamente recorrer ao BootCamp.

A diferença de um CRT 17" para um TFT 13.3" é assim tão mínima? Na resolução sei que o 13.3" tem uma resolução pouco maior...

Plataforma .NET é igual a FreeWare? O que é Mono?

@BlackRiver: Usas o MacBook da mesma forma que eu tenciono usá-lo? Apenas trabalho/escola e derivados da Internet?

Podes instalar o GNU pascal em mac sem qualquer problema. Para editares os ficheiros de código depois é só escolheres um editor do teu agrado.

Qual um mal de pagar pelo iWork? Se não concordas, apagas e instalas outro programa alternativo.

Se vais para um mac só porque sim, devias pensar duas vezes.
 
Quanto ao iWork acho que nao podes achar mal, pois o que vem é um trial, assim como do MS Office...
São programas à parte do SO é normal que se tenha que pagar.
Eu até acho que é preferivel assim, pois dão-te a experimentar, se gostas compras senao nao compras, caso contrário o preço final queias pagar ia aumentar
 
o problema é que em windows o pessoal está habituado a que a suite de produtividade seja copi...err....comprada ..... em mac, a integração é de tal modo perfeita que pensam que até esta suite já vem completa e oferecida:004:
 
MacBook & Programação

Estou perante a duvida entre comprar um MacBook 13,3'' e um outro qualquer portatil de 14,1''.

Não sou fã (tanto uso um como o outro) de windows, nem de linux, e mac os x...esse nunca o vi à frente.

Como referi, nunca mexi em mac os x...não sei como é...mas pelo que li, a sua base é tipo linux?
Ou seja, posso programar em C directamente sobre o sistema? (ter aquelas coisas todas do gcc, make, etc etc)

Uma coisa muito importante, é se tenho acesso às portas, como tenho no linux...isto é... /dev/ttyUSB0, etc etc ? Tenho? É que se não tiver, terei que andar a meter linux...e sinceramente, a ultima coisa que quero fazer é correr windows ou ubuntu no mac, visto que estou é ansioso por experimentar mac os x e ver essas maravilhas que tanto falam...mas que possa trabalhar lá e possa correr os meus trabalhos, sem ter que andar a correr maquinas virtuais (já li que era possivel, via paralels ou virtualdesktop ou alguma coisa assim do genero)
Outra coisa em relação as portas...como os portateis ja nao trazem porta serie, e tenho alguns programas que a usam...uso um adaptador de porta serie para usb. No windows o msm precisa de drivers, ja no linux é so ligar e ele orienta-se....no mac como será...é como no linux?

Eclipse...ai esta um programa que tenho usado mt...eclipse e netbeans tambem.
Eclipse ja verifiquei que existe para Mac...alguem ja usou? Alguem me sabe dizer se da para trabalhar bem nest ecra de 13.3''?
Netbeans parece que tb esta td ok em mac...alguem costuma usar?


Outras duvidas que tenho, é se posso trocar ficheiros entre windows e mac normalmente...isto é, se posso usar o meu disco externo à vontade para guardar tanto ficheiros do windows como do mac...e troca-los entre os dois sistemas.


Por enquanto é tudo...

Obrigado

:)
 
Última edição:
Só acho mal ter de pagar pelo software inteiro para poder activar, e não, não uso programas piratas.

O software vem mesmo só para experimentares. Eu experimentei e gostei bastante do Keynote.

Existe Dev-Pascal para OS X? Mesmo que não exista, vou certamente recorrer ao BootCamp.

Como o @jaac já disse, podes sempre instalar o compilador Pascal free da GNU e usares o editor de código free (ou não) que mais te aprouver.

A diferença de um CRT 17" para um TFT 13.3" é assim tão mínima? Na resolução sei que o 13.3" tem uma resolução pouco maior...

A diferença de um de 17'' para um de 13.3'' não é mínima... vais notar grandes diferenças ao nível das fontes por exemplo, mas a nível de resolução são semelhantes. Aliás, já vi monitores de 19'' com a mesma resolução que a do meu MacBook... mas como já disse é uma questão de hábito. Agora nem noto que o ecran é de 13.3''.

Plataforma .NET é igual a FreeWare? O que é Mono?

A plataforma .NET é uma plataforma desenvolvida pela Micro$oft semelhante ao Java. Ou seja, os programas correm em cima de uma máquina virtual e podes desenvolver os programas em várias linguagens (Java, J#, C#, Managed C++, VB.NET, sendo a mais carismática o C#), de uma forma fácil e rápida. Já vai na versão 3.0 e se não estou enganado é suportada nativamente pelo Windows Vista. Por isso é que o pessoal diz que se continuares na programação deves eventualmente usar esta plataforma.

Apesar desta plataforma ser completamente livre, só funciona em Windows. Aí é que entra o Mono: há um grupo de pessoas que se dedicou a fazer uma plataforma compatível com a .NET e que corre em Windows, Linux e Mac OS X. A vantagem é que podes escrever programas como se fossem para a .NET e estes são portáveis de um SO para o outro desde que uses a mesma versão do Mono nos vários SO. A desvantagem é que como não é a M$ a escrever esta plataforma, nem todas as funcionalidades da .NET estão implementadas. Nomeadamente, penso que ainda não é totalmente compatível com a .NET 2.0, quanto mais com a 3.0...

@BlackRiver: Usas o MacBook da mesma forma que eu tenciono usá-lo? Apenas trabalho/escola e derivados da Internet?

Por agora sim, uso o MacBook apenas para acesso à internet, para ouvir música, ver filmes, para programar, para editar textos e para aceder remotamente ao PC do trabalho. Como te disse já experimentei jogos, mas raramente jogo.

Se quiseres saber o que eu acho do portátil, vai aqui :D
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=115876&page=16
 
Sim, eu também acho bem colocarem uma versão trial do iWork para ver se gostamos ou não. Eu posso ter acesso ao PhotoShop, mas como não gosto de desprezar o trabalho de muitas pessoas, uso Gimp e Paint.NET. Só sou contra o facto de pagar 80€ por um bom programa que já o temos instalado no computador, mas perdia a lógica se pudesse-mos comprar só a activação e as empresas também perdiam muito.

Que mal tem pagar pelo o iWork? Não vejo problema nenhum. Até acho bem pagar para usufruir das aplicações, já que envolveram bastante trabalho aos programadores.

@pcascais: Só uso Office copiado, porque o meu sistema operativo (XP Home Edition) não trás Office. Penso que no Pro traga.

Acabemos-lá com isto dos software's pagos e free's porque já sei onde a conversa vai parar.

Quanto a ecrã e afins, só mesmo vendo um é que poderei dizer se gosto (o que vai ser impossível não gostar).

Então Mono é uma aplicação que permite executar .NET num outro sistema operativo, certo?
 
Back
Topo