Dúvidas/Esclarecimentos sobre MAC (Programação)

Então Mono é uma aplicação que permite executar .NET num outro sistema operativo, certo?

Se arranjares uma aplicação compilada para a plataforma .NET, em principio não consegues corrê-la com Mono.

Mas se arranjares uma aplicação compilada para Mono, consegues corrê-la em qualquer SO com Mono.

Por outro lado, se arranjares código fonte para .NET, pode ser que consigas compilá-lo usando Mono. Mas aí tens que ver a compatibilidade entre a versão do Mono que estás a usar com a da .NET que era suposto usares para compilar o código fonte.

Espero ter explicado bem e ter-me feito entender :) Mas se calhar é melhor deixarmos o .NET para outro tópico porque já foge bastante deste...
 
Peço desculpa por estar a ser um pouco chato...mas pode ser que alguem saiba responder à minha duvida.

Eu necessito de programar em C, e gostaria de saber se tudo o que faço no Linux, se faço igualmente nos Mac, visto ser base Unix.
Mas o que me preocupa mais, é que muito da minha programação acede a hardware exterior, que esta ligado ao usb ou porta serie (oldschool lol) do equipamento. Sendo assim, o que eu gostaria de saber era se dava na mesma para usar o meu codigo C relativamente a comunicação com portas. Ou seja, se no Mac as portas tambem se acedem do estilo /dev/ttyS0, /dev/ttyUSB0 (no Mac talvez tenham outro nome)

Em ultimo quase, estou disponivel para se testar pessoalmente :) sempre conheço um pouco o MacBook.
 
Ric07... como podes observar a trupe de pessoal de programação não é muito forte por aqui, e a que há tendencialmente já se imiscuiu do espírito Apple que passa pela utilização das libraries de programação específicas para o MacOSX que são terrivelmente fáceis de usar.

Quem sabe se o que precisas é um computador para interferir com válvulas por rs232 o melhor não ser´amesmo o desenvolvimentod e uma consolazita visual em xcode para instalares num macmini e colocares na tua "obra" ou instalação? (estou a tentar convencer um cunhado que trabalha na área da jardinagem para as vantagens desta precisiosidade para galerias técnicas pelo seu baixo consumo, capacidade e sobretudo dimensão)

Agora numa tentativa de respodner à tua questão.

O Macosx é um Free BSD com um layer de netxOS e um motor gráfico bonito, mas a base está toda lá. O kernel é derivado do BSD com algumas alterações, mas os fundamentos mantém-se... por isso não deverás ter problemas com o acesso por linha de comandos ás várias portas, nem à tua linguagem de programação preferida... tudo se mantém, até poderás recorrer ao X11 se pretenderes usar uma interface gráfica mais do teu conhecimento...

Se quizeres e tiveres uns 10 minutos para brincar um pouco posso mostrar-te o meu portátil aqui na região de Picoas, e testas hands-on tudo o que quizeres....(terá é que ser combinado)
Não te posso oferecer mais do que isso, compila as dúvidas, guardas 5 minutos para te mostrar os basics, e depois dás uma voltinha...


Cumps
JPC
 
Última edição:
Peço desculpa por estar a ser um pouco chato...mas pode ser que alguem saiba responder à minha duvida.

Eu necessito de programar em C, e gostaria de saber se tudo o que faço no Linux, se faço igualmente nos Mac, visto ser base Unix.
Mas o que me preocupa mais, é que muito da minha programação acede a hardware exterior, que esta ligado ao usb ou porta serie (oldschool lol) do equipamento. Sendo assim, o que eu gostaria de saber era se dava na mesma para usar o meu codigo C relativamente a comunicação com portas. Ou seja, se no Mac as portas tambem se acedem do estilo /dev/ttyS0, /dev/ttyUSB0 (no Mac talvez tenham outro nome)

Em ultimo quase, estou disponivel para se testar pessoalmente :) sempre conheço um pouco o MacBook.

O tiger ao contrário do panther é quase 100% POSIX (no panther os semaphore e locks, não estavam bem implementados), por isso não estou a ver nenhum problema em programares C. Aliás mesmo que não conseguisses no Mac OSX, podias instalar linux.

Quanto às portas de série nos mac não encontras disso :P
 
Que blibliotecas são essas do Mac OS X? De qualquer forma estão a mais ou estão a substituir?
Uma biblioteca critica que uso é a termios.h...se alguem estiver interessado em ver se tem lol.
E tambem a jni.h.

Não percebi toda a parte onde falaste em válvulas, obra...e não entendi porque referiste o xcode.
É para funcionar com hardware novo, onde o pessoal ainda nem tem bibliotecas para trabalhar com ele. Ou seja, faço a biblioteca para aquilo em C, e depois com essa biblioteca ja consigo trabalhar com o aparelho em questao.
Porque referiste o xcode? Vai trazer-me assim alguma coisa nova que consideres util ou melhor em algum aspecto?

Em termos de intrface grafica, as coisas que tenho feitas estao em Java...e norma geral, fazem uso das tais bibliotecas que comunicam com o hardware via porta serie. Neste momento ja n vale a pena mudar, pois tenho as coisas a funcionar....talvez para futuros trabalhos.

Sim, ja nehum portatil tras porta serie, é por isso que uso um adaptador (serie-usb). No Linux, foi so conecta-lo que aquilo fica pronto a funcionar. No windows necessito de drivers...no mac nao sei.

Obrigado por dares a oportunidade de experimentar a maquina...mas ja consegui arranjar um sitio onde tenho uns macs disponiveis para trabalhar...sao aqueles de secretária...vou de malas e bagagens com algumas cenas que tenho, e vou la com aquilo e vejo se fnciona tudo ok :)

Depois é so ir ate um computador de 13,3'' e ver se consigo trabalhar com um ecra tao pequeno...nao estou habituado.


Eu sei que posso instalar Linux e ate Windows...mas nao faz sentido largar 1300€, para poder usufruir de algo novo para mim(mac os x) e depois andar a usar linux ou windows...pelo menos para mim nao faz.
De qualquer forma, ja tive a testar a versao trial do parallels no windows e gostei mt, mt simples e fluido como o vmware. Correr nativamente com o bootcamp, nao tenho o minimo interesse.

Obrigado por tudo.
 
Última edição:
Que blibliotecas são essas do Mac OS X? De qualquer forma estão a mais ou estão a substituir?
Uma biblioteca critica que uso é a termios.h...se alguem estiver interessado em ver se tem lol.
E tambem a jni.h.

O termios.h existe e o jni.h é do java, portanto também tem.

Eu sei que posso instalar Linux e ate Windows...mas nao faz sentido largar 1300€, para poder usufruir de algo novo para mim(mac os x) e depois andar a usar linux ou windows...pelo menos para mim nao faz.
De qualquer forma, ja tive a testar a versao trial do parallels no windows e gostei mt, mt simples e fluido como o vmware. Correr nativamente com o bootcamp, nao tenho o minimo interesse.

Faz sentido quando queres ter uma máquina, de preferência virtual, onde queres experimentar cenas bleeding edge que possam pôr em causa a estabilidade.
 
Loster:

"@pcascais: Só uso Office copiado, porque o meu sistema operativo (XP Home Edition) não trás Office. Penso que no Pro traga."


:lol:

A MS não oferece nada a ninguém... nem mesmo na versão PRO... o Office deve andar por volta dos 600€, e é totalmente independente do Windows que tens instalado, seja ele vista, xp ou 98 ME :)

Uma coisa é o sistema operativo
OUtra coisa são as suites aplicacionais... quer sejam de escritório (office) quer sejam de "diversão" como o ilife (que vem oferecido com um novo computador mac, mas não vem oferecido quando compras um DVD do sistema operativo de per si, quando pretendes fazer um upgrade do SO)

Se queres um office gratuito (legalmente) e multiplataforma procura o Oppenoffice.org ou o neooffice que é a versão optimizada para macosx.
--------------------------------

Ric07 estas bibliotecas são as genéricas de programação do macosx e não existem em mais lado nenhum, sendo optimizadas para o Macosx. Inlcui tudo desde sistemas de dados até sistemas de visualização, som, etc, indo incluir mais algumas na proxima versão do sistema operativo (Leopard) como por exemplo o core animation.

O exemplo que eu dei foi de um caso prático de alguém que também usar programação para activar "equipamentos" através de porta série... no caso dele para abrir valvulas e actuadores de sistemas de rega... Também nesse caso a ideia que eu lhe dei era a de criar algo logo em xCode com uma interface de utilizador mais janota, com base na proposta end-to-end de programação da Apple.

Cumps, e abusa das máquinas que te vão emprestar... e depois mete aqui as tuas conlcusões...e qual o modelo qeu escolheste ;)

JPC
 
A apple por acaso dá o iwork no seu mbp? E são só dois programas, nao é uma suite tão completa como o office..
O neooffice é java, lento como tudo.. nao lhe chamava propriamente optimizado para macOS, acho que o openoffice a correr com o x11 é mais rápido.
 
A apple por acaso dá o iwork no seu mbp? E são só dois programas, nao é uma suite tão completa como o office..
O neooffice é java, lento como tudo.. nao lhe chamava propriamente optimizado para macOS, acho que o openoffice a correr com o x11 é mais rápido.

NeoOffice mais lento que o OpenOffice? Isso cheira-me a qualquer coisa errada, a mim corre-me na perfeição, e não teria lógica visto que realmente é optimizado para OS X
 
Back
Topo