Dúvidas Dúvidas ethernet em casa

Boas,

Tenho uma rede ethernet na minha casa nova que pretendo aproveitar. A dúvida que tenho, e que se mantém após várias leituras, é qual o esquema do circuito de rede, nomeadamente, no que diz respeito à localização do modem/router.

O que me faz mais sentido do ponto de vista do aproveitamento prático dos equipamentos é:
- Modem/Router na sala com ligação ethernet para o ITED (onde liga a um Switch) e aos outros equipamentos da sala e a emitir em Wi-Fi para o resto da casa;
- Switch no ITED a receber do router e a distribuir para as outras portas ethernet da casa.

1. Faria mais sentido ter o Router no ITED, correndo o risco de perder sinal Wi-Fi e precisando, necessariamente, de um Switch para a sala (só uma porta ethernet para 3 equipamentos)?
2. Há alguma coisa que eu consiga pôr num 2º piso com ligação ethernet a emitir Wi-Fi (mais eficaz que um amplificador de sinal) caso o sinal Wi-Fi emitido no R/C não chegue com força suficiente? Isto porque, da minha experiência, nem sempre os amplificadores de sinal dão grande resultado.

Obrigado
 
Boas

Router na sala com uma das saídas LAN ligadas para o ITED e dentro do ITED um Switch - OK

No piso de cima basta ligares um access point a uma das portas ethernet que vêm do ITED e está feito.
 
Boas

Router na sala com uma das saídas LAN ligadas para o ITED e dentro do ITED um Switch - OK

No piso de cima basta ligares um access point a uma das portas ethernet que vêm do ITED e está feito.

Obrigado pela rápida resposta!
Mais uma questão rápida que me surgiu agora. Só tenho uma porta ethernet na sala. Isso vai-me dar cabo do esquema porque o ONT tem de ficar no ITED?
 
Instala tudo dentro do ITED.

Nos sítios onde o Wifi seja insuficiente instalas um access point ligado a uma porta ethernet, se precisas de mais portas ethernet ligas um switch.
 
Back
Topo