[Dúvidas] FreeNAS

The.InVisible.Guy

Power Member
Olá pessoal!

Pela primeira vez instalei o FreeNAS num computador que vai ser usado como servidor de ficheiros. Até agora está tudo a correr bem.

Só que gostava de aperfeiçoar o FreeNAS de forma a poder aceder aos ficheiros através da internet, sem ser por FTP, como se duma rede WAN se tratasse. A minha ideia será ter um ficheiro no FreeNAS e poder acedê-lo através do trabalho poder alterá-lo e as alterações ficarem guardadas. Não sei se me fiz entender.

Pelo que vi assim por alto, terei que activar o SSH e esse passo está feito. Já testei a fazer ligação através do Putty. E o Unison, só que a partir daqui não sei o que fazer.

Será possivel fazer o que quero fazer, se sim como?
 
Lê o manual, activa o Samba e configura os shares. Depois doutro PC qualquer acede ao share (mounta manualmente, usa fstab ou simplesmente usa o Connect to Server... do Gnome ou KDE).

Ninguém nasce ensiado mas isso resolve-se. Lê o manual e configura o samba, caso não saibas aceder a shares SAMBA/CIFS então o problema é outro ;)
 
Última edição:
Olá ;)

Como disse consigo aceder ao FreeNAS sem qualquer problema através da rede local, agora gostaria de saber se é possível fazer o mesmo através da internet, usando um computador que não da mesma rede local.

A ideia seria trabalhar um ficheiro no trabalho mas que estivesse no FreeNAS em casa.

Estás a perceber?

Os computadores que vão aceder ao servidor tem o Windows XP, para aceder ao servidor uso o metodo normal "Redes>Grupo de trabalho>Computador>Pasta Partilhada" ou \\Servidor\Ficheiros

Agora só gostava de saber se é possivel fazer o mesmo acedendo ao computador e trabalbar nos ficheiros através da internet.
 
Assim já nos entendemos.

Eh pah... Usar SAMBA fora da rede local é quase um suicídio do ponto de vista da segurança. Só se usasses o SAMBA através duma VPN.

Se queres partilhar ficheiro fora da tua rede local acede através de SFTP ou SCP, usa para isso o WinSCP ou o FileZilla como clientes. Tanto o WinSCP como o FileZilla estão disponíveis para Windows.

Outra hipotese é um servidor http com WebDav, mas penso que isso já vai além daquilo que o FreeNAS disponibiliza (não é propriamente o objectivo da distro).
 
Back
Topo