1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas - Gentoo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por c3l5o, 8 de Outubro de 2006. (Respostas: 121; Visualizações: 8349)

1. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Estou-me a preparar para instalar gentoo num sistema com Pentium 4 531+ Gigabyte DS3 com chipset intel 965P com som onboard e lan tb... A lan é marvel 1Gb e o som é da realtek...

Neste sistema vai haver uma partição de backup em NTFS a qual deve ter sempre suporte de escrita e leitura...

Existem algumas recomendações especiais que os gurus me queiram dar?

Última edição: 16 de Maio de 2007
  2. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

essa partição de backup em ntfs...
    o suporte para escrita ainda esta numa fase beta para o sistema ntfs.
    o que eu te aconselhava era k metesses em fat, apesar de n poderes ter ficheiros maiores k 4GB (devido as limitações do sistema de ficheiros)

3. [knap]

[knap] Power Member

O melhor é colocares essa partição em ext2/3 porque consegues ler e escrever tanto a partir do Gentoo como a partir do Windows.

De resto, tenta instalar o kernel mais recente que conseguires (por causa dos drivers para a tua motherboard etc).

Não sei se já és experiente com GNU/Linux mas se não és acho melhor não começares por Gentoo, começa por Debian ou qualquer outra distro baseada nele.

4. HecKel

HecKel The WORM

Por acaso tenho ideia que o windows não detecta o ext2/3, só com o auxilio de alguns programas.

Sinceramente acho que a melhor opção de formatação seria o FAT32, este sim é "visivel" por ambos os SOs e com possibilidade de escrita e leitura em ambos os SOs :)

abraços, HecKel

5. [knap]

[knap] Power Member

É um driver, funciona bastante bem. Depois de instalares funciona como qualquer outra drive FAT32/NTFS.

6. c3l5o

E quanto ao chipset, som e lan? Lembro-me que com a board antiga tinha uns problemas com ubuntu, fedora, suse, debian, etc... Eu tenho que formatar a drive C, mas ñ queria perder tempo a instalar uma cena que depois ñ dá... Como é que converto isso, só encontrei soluções de formatação...

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

se o som for compativel ac97 da na boa. a marvel tb deve dar, se for mm ***** marvell das nf3 (como a minha asus k8n-e) dá.

8. c3l5o

O som deve ser compativel, mas ñ tenho certeza... Isto já é HD Audio

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

entao a nível de som tens suporte (do kernel) ;) acerca da marvel, em principio tb, qual é mesmo o chip? (modelo)

10. c3l5o

Ah e é verdade, este computador possuí uma HP PSC 1410 multifunções que é uma impressora partilhada com mais dois omputadores, como a partilho para que os outros PC's com windowz a possam utilizar? Com o Samba?

O chip é Marvel 8053 Gigabit LAN Controller

Última edição: 10 de Outubro de 2006
  11. hellaxe

hellaxe Power Member

Sim com o samba.

12. c3l5o

ok pessoal é assim, o instalador já vi que é para esquecer... isto ñ vai a lado nenhum... depois sou eu que estou constantemente a dar barraca na configuração de kernel, da ultima vez ñ foi tão dificil, mas desta parece que está a custar um pouco... Depois tb ñ posso usar uma cena mais fácil, ubuntu e outros p+elo que li posteriormente são incompatíveis com o chip de ide desta board o que ñ permite detectar o cd durante a instalação... Ou seja terá mesmo de ser gentoo, ñ estou habituado a desistir mas o gentoo está quase a levar-me a melhor...

Os elementos do meu sistema estão no my system, se alguém puder dar uma ajuda em relação a como configurar o kernel ou posteriormente a instalar os drivers da ati, etc... tou um bocado confuso com a ordem das coisas... e sim, tenho o handbook a minha frente... desculpem o testamento mas tou desesperado por ajuda!

Última edição: 13 de Outubro de 2006
  13. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Lê o handbook bem...duas vezes se for preciso. Depois não uses o instalador gráfico e segue a ordem que o handbook te diz. É mais fácil fazeres assim e depois dúvidas concretas que tenhas pergunta :)

14. c3l5o

Onde faço sempre borrada é no kernel, já fiz um sem problemas mas ñ me lembro do que me estou agora a esquecer... ñ encontro o guia para fazer o chroot a partir do live cd para corrigir o kernel... Por enquanto é esta duvida que me assalta...

15. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Os passos para isso são os mesmos que tens no handbook, secção "Chrooting". Para alem disso, tens que montar as partições onde tens o linux, como fizeste ao ínicio.

O kernel é uma questão de prática e conhecimento do sistema...não te esqueças de incluir o suporte para o(s) filesystems que usas (lembra-te que não podes por como módulo o filesystem do root) :P

16. c3l5o

ok vou tentar outra vez... pena so ñ ter suporte para a printer no live cd e agora ter de andar a ler isto no links...

17. c3l5o

por exemplo no make.conf, que devo meter no USE="" ???

18. PrOdG

PrOdG Power Member

Deves meter as características que achas que todos os teus programas devem ter. Se quiseres podes até nem por nada e depois definir programa a programa (no ficheiro /etc/portage/package.use). Se não sabes quais são, tens a lista de USE flags e a sua descrição no ficheiro /usr/portage/profiles/use.desc .

Só para teres uma ideia, a minha linha é esta:

19. c3l5o

ok thanks... vou agora fazer o reboot depois de instalar o grub, wish me luck com o kernel

Deu asneira, mas tenho os file systems bem configurados, o problema deve residir no controlador sata, tive um kernel panic que diz que o /dev/sda3 ñ está acessível... esta está em reiserfs e ta o suporte activado...

Última edição: 13 de Outubro de 2006
  20. c3l5o

Parece que o gentoo-sources que o emerge sacou foi o 2.6.17-r8 e o chips da jmicron só são suportados no source 2.6.18... mas como obrigo o emerge a sacar a versão mais actualizada?

Partilhar esta Página