Dúvidas - Gentoo

Parece que o gentoo-sources que o emerge sacou foi o 2.6.17-r8 e o chips da jmicron só são suportados no source 2.6.18... mas como obrigo o emerge a sacar a versão mais actualizada?

Tenho em conta que a source 2.6.18 ainda não está na stable tree, e se queres mesmo usa-la tens que editar o ficheiro /etc/portage/package.keywords e meter lá sys-kernel/gentoo-sources ~x86. Depois é fazer emerge outra vez, não te esqueças de actualizar o symlink :P
 
como actualizo o symlink? é que tá a dar erro qdo faço o emerge

* Applying 4405_alpha-sysctl-uac.patch (-p0+) ... [ ok ]touch: setting times of `/var/tmp/portage/gentoo-sources-2.6.18/.unpacked': Function not implemented

!!! ERROR: sys-kernel/gentoo-sources-2.6.18 failed.
Call stack:
ebuild.sh, line 1539: Called dyn_unpack
ebuild.sh, line 712: Called die

!!! IO Failure -- Failed 'touch .unpacked' in /var/tmp/portage/gentoo-sources-2.6.18
!!! If you need support, post the topmost build error, and the call stack if relevant.

parece que está a afectar todos os emerges.... ñ percebi o que se passou...
 
Última edição:
O symlink a que o El_UnO se refere é o link simbólico /usr/src/linux, só é preciso actualizar antes de fazeres o reboot para utilizar o novo kernel.

Quanto a esse erro.. estranho. Consegues criar/modificar ficheiros na partição da root (/) ?
 
Quando tiveres problemas com alguma coisa podes sempre procurar no fórum oficial - com uma busca rapidinha encontrei isto, pode ser que te ajude.

Em relação a esse erro, como está a tua tabela de partições? Tens o /var numa partição diferente do root? É que pelo que vejo, estás a ter problemas de IO quando tentas fazer um simples touch ..
 
Provavelmente não tens o proc montado. Verifica no ficheiro /etc/fstab se tens o informação sobre ele:
# cat /etc/fstab | grep proc
none /proc proc defaults 0 0
Se estiver, faz mount | grep proc e verifica se aparece a seguinte linha:
# mount | grep proc
proc on /proc type proc (rw)
Se não aparecer, em princípio deverá bastar mount /proc para funcionar.


Se tudo estiver correctamente configurado, o problema provavelmente estará num erro no pacote que fornece o touch (coreutils). Faz o seguinte:
  • Boota pelo LiveCD e monta as partições que referiste como fizeste durante a instalação (/ em /mnt/gentoo, /boot em /mnt/gentoo/boot, etc..)
  • mount --bind /dev /mnt/gentoo/dev
  • mount --bind /proc /mnt/gentoo/proc
  • chroot /mnt/gentoo /bin/bash
  • emerge --sync
  • emerge -uD world

Se isto não resolver o teu problema, não sei o que resolverá :(
 
Porque não compilam o kernel completo? Assim quando compram algum hardware novo não têm de voltar a compilar novamente com os drivers que querem?
 
Sim pode parecer uma ideia mas isso demora muito tempo... e aliás de que me serve o suporte para um pentiumII ou para NIC's de 10GB/s? Para alem disso ficavas horas a compilar cenas que nunca te vão fazer falta...

Pessoal next stage, já tenho o sistema a funcar... Agora é onde dou sempre barraca... Tenho de instalar gnome e drivers da ati (serverX e etc...) Faço as coisas em que ordem? Alguém conhece um wiki ou assim?
 
and good look. ter atençao aos pacotes globais e aos especificos. Por ex emerge kde instala tudo relacionado com o kde, enquanto que emerge kdebase instala so o essencial, poderas adicionar x ou y mais tarde sem problemas, enquanto que na 1a opçao a coisa torna-se complicada.
good luck :)
 
tava a fazer o emerge gnome-light qdo me apareceu um erro num dos pacotes a dizer que o cairo precisava de ter o X defenido como USE flag, bem defeni o X no make.conf e usei só o X com USE="X" emerge gnome-light e continua... vou instalar primeiro o X ao contrario do que diz no how to a ver se resolve alguma coisa...

Problema resolvido foi só usar USE="x" emerge cairo
 
Última edição:
Antes de mais nada, a ordem porque instalas as coisas é indiferente. O gnome tem como dependência o X, portanto fazeres emerge xorg-x11 e depois emerge gnome-light ou só emerge gnome-light é indiferente para o que tu queres.

Em relação às USE flags, qualquer USE flag que coloques no make.conf vai ser tornada global, isto é, todos os pacotes que instalares daí em diante vão utilizá-la. Portanto se já tiveres a USE flag X no /etc/make.conf, é redundante fazeres USE="X" emerge gnome-light pois já vai estar a ser utilizada (se quiseres saber quais as USE flags que vão ser usadas pelo pacote que queres instalar, faz emerge -pv <programa>).

Há ainda um problema ao fazeres USE="foo" emerge bar: a utilização dessa USE flag não fica registada em lado nenhum. O que quer dizer que quando fores fazer um update ao programa vais compilar sem essa funcionalidade outra vez. O procedimento a fazer é adicionares uma linha ao ficheiro /etc/portage/package.use com a informacao <category>/<app-name> <use flag>.
Por exemplo:
media-video/mplayer libcaca win32codecs
 
ok bati numa parede, segui no wiki do gentoo o HOWTO da Ati mas ñ instala os drivers, ñ compila o modulo... Não consigo achar nada que me ajude... axo que vou ficar confinado ao liveCD... Em ubuntu instalar estes drivers era mesmo muito fácil.... em gentoo parece ser um pesadelo...
 
Foi esse, epá ñ sei ao certo, mas é quando faço emerge -av ati-drivers o gajo verfica tudo, coipia os sources, mas qdo vai compilar o modulo diz que ñ consegue...

Segui os passos todos a risca...
 
epa consigo insalar os drivers do site da ati, ma ao fazer aticonfig ele diz que ñ encontra o xorg.conf e eu tb ñ o vejo onde devia estar...
 
Back
Topo