Dúvidas - Gentoo

ok acontece uma cena bué estranha... :P Então ñ é que cada vez que selecciono um link ou um conjunto de palavras com dois clicks o sistema faz procuras na drive de cd-rom, tipo se tiver aberta fecha-a e tudo, se tiver fechada acende a luz como se procura-se algo...
 
Última edição:
Pessoal há algumas coisa que ñ entendi como se fazem...

1. Como fazer com q videos e audio em streamming funcionem no browser
2. Como por mp3 a tocar... (já fiz emerge do lame e outras coisas)
3. Ver imagens em jpeg
 
Última edição:
Pessoal há algumas coisa que ñ entendi como se fazem...

1. Como fazer com q videos e audio em streamming funcionem no browser
2. Como por mp3 a tocar... (já fiz emerge do lame e outras coisas)
3. Ver imagens em jpeg

1 - emerge mplayerplug-in
2 - Ligas a flag mp3 e fazes emerge do programa que quiseres (xmms ou outro qualquer)
3 - Há vários...eu uso o feh :)
 
Tens que começar a tentar resolver os teus problemas mais "the Linux way". Não serve de nada dizeres "o gentoo nao consegue instalar os drivers da ATI, dá um erro a compilar" se não nos mostrares exactamente qual o erro. Geralmente as últimas linhas de um emerge falhado servem para perceber (e ajudar os outros a perceber) o que se passou.

O xorg.conf encontra-se em /etc/X11/ .

Quanto ao erro do GNOME Settings Daemon, acho que é usual quando matas e voltas a iniciar o X (mais propriamente o gnome-session) num curto espaço de tempo. Se passar daí não me preocupava muito com isso :)
 
okis, desculpa lá mas é que aquilo ñ dizia qual o log, como ñ tenho framebuffer aquilo ocupa muito espaço e tenho poucas linhas visiveis, mas resolvi o problema usando o instalador do site da ATI :P Foi a primeira distro em que o vi funcionar right out off the box...

O proximo passo agora que tenho quase tudo a bombar seria o XGL, mas só tenho más experiências entre este e a minha ATI...
 
A maioria dos ficheiros de log estão em /var/log/ . O do emerge é o (surpresa!) emerge.log :D

Dá uma vista de olhos ao AIGLX em vez do XGL, eu uso-o com uma Radeon M9700 na maior.
 
Tou de volta com mais um problema... Fiz asneira com o AIGLX e fiz um fresh install mas qdo o vou a correr aparece isto:



O conteudo do grub.conf, do fstab e as opçoes do kernel sao rigorosamente as mesma que da ultima instalaçao...
 
A maravilha do Linux é que não precisas de um format e fresh install de cada vez que fazes asneira, da próxima vez posta aqui o teu erro, pode ser que a resolução até seja fácil ;)

Em relação ao teu erro.. faz login com um LiveCD, monta a partição em que instalaste o sistema e copia para aqui o grub.conf.
 
grub.conf
Código:
default 0
timeout 3
title=Gentoo Linux
root (hd0,0)
kernel /boot/kernel root=/dev/sda3

fstab
/dev/sda1 /boot ext2 defaults,noatime 1 2
/dev/sda2 none swap sw 0 0
/dev/sda3 / reiserfs notail,noatime 0 1
/dev/sda5 /home reiserfs notail,noatime 0 0
/dev/sda6 /backup reiserfs notail,noatime 0 0

/dev/hde /mnt/cdrom auto noauto,user 0 0

none /proc proc defaults 0 0
none /dev/shm tmpfs nodev,nosuid,noexec 0 0

se precisares de mais alguma coisa diz... Epa n percebo ate um reiserfschk fiz e diz que ta tudo bem com a particao, n vejo o que se podera passar para ela ficar como readonly...
 
Última edição:
vou tentar mas nunca me lembro de ter posto isso assim... isto foi mesmo uma instalação manhosa :P é o que dá ter a mania que sou desenrascado, tava a fazer pelo instalador mas bloqueou já no emerge dos pacotes, como o kernel default ñ funca com a board fiz chroot mudei pelas novas sources e depois deu esta barraca na SDA3, será que ñ foi qlq atributo que i instalador lhe deu? Já fiz o reiserfck --clear-attributes, mas sem sucesso...
 
Ah... eu estava a partir do princípio que a instalação tinha sido feita toda porreirinha :P

Assim sendo, verifica se tens o suporte para ReiserFS activado no kernel, se tens o suporte para ext2 activado (e built-in, não pode ser módulos). Se uma instalação falha a meio torna-se mais complicado saber de onde vem o erro.. :)
 
tal como pensava ñ deu... O kernel foi compilado a posteriori para substituir o outro... O erro teve a ver com um pacote que ele ñ conseguiu fazer emerge... Daqui a nada estou a instalar esta porra de cabeça de tantas vezes que já o fiz... pelo menos o kernel tenho-o quase todo na cabeça... :P

Bom tou a ver que a preguiça ñ leva a lado nenhum... :P

A barracada que ele tinha dado na ralidade foi a fazer upgrade para o gnome 2.16, atrofiou com o cairo e mais um pacote ou dois e ficou completamente inutilizado... ñ conseguia fazer emerge do X nem do gnome por cima... Acabei por tentar a instalação gráfica mas ñ resultou... :P Mais uma volta, mais uma viagem...
 
ok depois de tudo instalado de novo eis que surge um problema, fiz emerge do samba e o bacano ñ funciona... ñ consigo ver nada da shares dos outros pc's, ñ mudou nada, só a nova instalação... Já vi que AIGLX ñ é para mim, só dei barraca na instalação, era mais os pacotes que falhava o emerge que os que realmente instalava, no entanto era fixe passar para o gnome 2.16... acho que vou esperar pelo stable tree...
 
Pessoal já agora, alguém sabe como mudar as permissões para poder fazer o mount de uma pen USB, já tenho o user no grupo plugdev como dizia, mas qdo meto a pen ele dá um erro a dizer que é impossível montar, mas eu sei que ele consegue, pois em root monta a pen e se mudar de user ainda está disponivel, ou seja tenho permissões para "mexer" mas não para montar, já me fartei de preocurar e é das poucas coisas que falta resolver!
 
As ultimas linhas dizem o seguinte:
ReiserFS: sda3: found reiserfs format "3.6" with standard journal
ReiserFS: sda3: using ordered data mode
ReiserFS: sda3: journal params: device sda3, size 8192, journal first block 18, max trans len 1024, max batch 900, max commit age 30, max trans age 30
ReiserFS: sda3: checking transaction log (sda3)
ReiserFS: sda3: replayed 7 transactions in 0 seconds
ReiserFS: sda3: Using r5 hash to sort names
VFS: Mounted root (reiserfs filesystem) readonly.
Freeing unused kernel memory: 172k freed
ReiserFS: sda3: Removing [280817 287460 0x0 SD]..done
ReiserFS: sda3: Removing [280817 245694 0x0 SD]..done
ReiserFS: sda3: There were 2 uncompleted unlinks/truncates. Completed
ReiserFS: sda5: found reiserfs format "3.6" with standard journal
ReiserFS: sda5: using ordered data mode
ReiserFS: sda5: journal params: device sda5, size 8192, journal first block 18, max trans len 1024, max batch 900, max commit age 30, max trans age 30
ReiserFS: sda5: checking transaction log (sda5)
ReiserFS: sda5: replayed 4 transactions in 0 seconds
ReiserFS: sda5: Using r5 hash to sort names
ReiserFS: sda6: found reiserfs format "3.6" with standard journal
ReiserFS: sda6: using ordered data mode
ReiserFS: sda6: journal params: device sda6, size 8192, journal first block 18, max trans len 1024, max batch 900, max commit age 30, max trans age 30
ReiserFS: sda6: checking transaction log (sda6)
ReiserFS: sda6: replayed 1 transactions in 0 seconds
ReiserFS: sda6: Using r5 hash to sort names
Adding 987988k swap on /dev/sda2. Priority:-1 extents:1 across:987988k
cdrom: This disc doesn't have any tracks I recognize!
sky2 eth0: enabling interface
sky2 eth0: Link is up at 100 Mbps, full duplex, flow control both
fglrx: module license 'Proprietary. (C) 2002 - ATI Technologies, Starnberg, GERMANY' taints kernel.
[fglrx] Maximum main memory to use for locked dma buffers: 431 MBytes.
[fglrx] module loaded - fglrx 8.29.6 [Sep 19 2006] on minor 0
ACPI: PCI Interrupt 0000:01:00.0[A] -> GSI 16 (level, low) -> IRQ 16
[fglrx] total GART = 134217728
[fglrx] free GART = 118226944
[fglrx] max single GART = 118226944
[fglrx] total LFB = 126660608
[fglrx] free LFB = 115871744
[fglrx] max single LFB = 115871744
[fglrx] total Inv = 0
[fglrx] free Inv = 0
[fglrx] max single Inv = 0
[fglrx] total TIM = 0
usb 6-1: new full speed USB device using uhci_hcd and address 2
usb 6-1: configuration #1 chosen from 1 choice
uba: uba1

espero que seja util...
 
Estou a dar um tiro às escuras, mas vê se existe /dev/uba ou /dev/uba1 . Se existir, experimenta
$ mount -t auto /dev/uba1 /mnt/usb
(tens de ter a directoria /mnt/usb criada previamente, of course :))

Se funcionar, é só colocares uma linha igual à minha no teu /etc/fstab , substituindo /dev/sda1 por /dev/uba1 .
 
Back
Topo