Dúvidas - Gentoo

Agora uma dúvida não tão relacionado com o Gentoo em si, mas foi graças ao handook do mesmo que conheci tal pacote:

Código:
gnome-light

Já andei a fazer umas pesquisas no google, mas nao achei nada de suficientemente explicito. Obviamente este pacote é um pacote de um gnome "emagrecido", mas é-lhe cortada a "gordura" aonde? É que isto, a ser o que espero, é exactamente aquilo que andava à procura :D Alguém me elucida?
 
Faz emerge -av de ambos os pacotes e vê :P

Assim por linhas gerais, o gnome-light corta com vários pacotes extra como o seamonkey, o evolution, o totem e etc. Ou seja, instala-te só o necessário para o gnome funcionar sem programas "extra".
 
Já utilizei durante muito tempo o gnome-light e não o recomendo. As actualizações são muito mais lentas que o package do gnome normal, e acaba por ter alguns problemas que são de difícil resolução.

É mais fácil utilizarem o pacote normal e fazerem strip disso com o package.provided .
 
Já utilizei durante muito tempo o gnome-light e não o recomendo. As actualizações são muito mais lentas que o package do gnome normal, e acaba por ter alguns problemas que são de difícil resolução.

É mais fácil utilizarem o pacote normal e fazerem strip disso com o package.provided .

Algum link que explique como fazer isso em detalhe? E como passar de um para outro?
 
Algum link que explique como fazer isso em detalhe? E como passar de um para outro?

E vamos dois. Reparei que o gnome-light vai na 2.16.qq, e gosto muito mais da 2.18.

Já agora, ontem consegui, ao fim de umas horas de insistencia, fazer uma instalação do Gentoo na perfeição. Correu tudo mesmo smoth, flags todas direitas, até meteu nojo :D
 
Hmm vou ter de ver isso mas agora se fizer
fica bloqueado pelo uso do gnome-light...

Epá e depois há mais uma cena é que depois diz que os packages têm mask e não anda e se os meter no packages provided gess what? Não acontece nada e ele deixa-os serem instalados a mesma...
 
Última edição:
Resolves o block com
Código:
emerge -C gnome-light && emerge gnome

Se os colocares no /etc/portage/package.mask ele obviamente não instala o gnome, pois tem como dependências pacotes que estás a dizer explicitamente para não instalar.
Se os colocares no /etc/portage/profile/package.provided (repara na directoria, é diferente) o sistema reconhece os pacotes como já instalados e não os vai instalar outra vez. Tem é algum cuidado com o que colocas lá, porque podes estar a deixar de fora funcionalidades importantes.
 
Tenho um problema com o hald... Quando o activo ele de 20 em 20 minutos tenta montar o cdrom sem ele ter nada lá dentro... O computador fica lento por uns segundos até ele acender a luz da drive e ver que não há lá nada... Desactivei-o e agora já não faz isso... Como resolvo isto...
 
Assim de repente tou a procurar ajuda em todas as frentes... No forum ainda não encontrei... E já é a 3ª vez que perco mais de duas horas no search sobre este assunto, peço ajuda aqui, tentei o irc até!
 
Já andei a pesquisar quer pelo google, quer pela wiki do gentoo e não encontrei nada que explica-se o que raio é o ~arch. Alguma descrição de jeito?

Errr, é isto?
 
Andei a matar a cabeça e descobri a cena comum que pode causar o erro...

Mudei de board, drive de cd's, cabo, várias versões do hald e até várias bios... Mas uma coisa é comum...

Jmicron PATA....
 
Alguem sabe que drivers devo usar com uma radeon mobile 9200? R250. Tou a usar o driver radeon, mas se activo o GLX e DRI no xorg.conf não me abre o X, fico com o ecran preto :|

O driver ati opensource é o radeon né? e já agora, este não suporta 3d, composite etc ?
 
Última edição pelo moderador:
Alguem sabe que drivers devo usar com uma radeon mobile 9200? R250. Tou a usar o driver radeon, mas se activo o GLX e DRI no xorg.conf não me abre o X, fico com o ecran preto :|

O driver ati opensource é o radeon né? e já agora, este não suporta 3d, composite etc ?

Eu não percebo muito de ATIs (mudei para NVIDIA logo depois de entrar no GNU/Linux) mas acho que o melhor continua a ser usar os srivers proprietários (fglrx) da ATI para essa placa.

De qualquer maneira não sei se viste isto - http://www.gentoo.org/doc/en/ati-faq.xml
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo