1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvidas] Gentoo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PeterPuNk, 4 de Setembro de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 1670)

1. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

Boas,

Gostava de instalar o gentoo, mas estou tão habituado a distribuíções mais simples que queria apenas saber se o gentoo 2008, a última versão já tem instalação gráfica e me configura o grub automaticamente como o ubuntu ou opensuse.

Ou seja, quero começar a trabalhar e a aprender no gentoo, mas queria ao menos poder começar a trabalhar logo no gnome e depois começar daí, queria só ter facilitado a questão das partições e grub, como no ubuntu, com uma instalação gráfica.

Ou gentoo ou arch que pelo que pesquisei são ambos bons.

Última edição pelo moderador: 2 de Novembro de 2008
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Ambas distros indicadas são para users experientes e como tal todo o processo de instalação é manual. No entanto, por ex no caso do gentoo existe um instalador experimental, mas exige conhecimento (além de ser um atentado aos principios de Gentoo). Existem também guias oficiais de instalação, nas páginas oficiais.
    Se o objectivo é aprender, força...

Última edição: 4 de Setembro de 2008
  3. tangram

tangram Power Member

Já podes instalar graficamente desde a ver 2007 (acho que 2006 também já tinha isto).

Imho vais perder muito por instalar graficamente. A instalação por modo de texto olhando para o Handbook é perto de 75% da aprendizagem que podes colher com Gentoo.

Vê o Hanbook com calma, podes consultá-lo noutro pc enquanto fazes a instalação. Em alternativa podes usar um virtual terminal e usar o links para o ler. Por fim, caso não tenhas uma consciência ambiental, imprime o Handbook.

Qualquer questão já sabes: consulta o Hanbook, lê a documentação disponível no site, posta aqui ou no forum de Gentoo. :)

4. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Eu estava exactamente na tua posição não há muito tempo, e quando fui a tentar fazer a instalação gráfica não consegui nada. Dava erro no X, e pronto. Quis começar pelo Handbook, mas era MUITO extenso, até que um dia ganhei coragem e lá me meti nisso.

Não foi assim TÃO dificil, mas gasta-se uma tarde para por a base do sistema.
    É mais ou menos isto que se realiza durante a instalação:

-configurar a internet(se não estiver já configurada por DHCP);
    -particionar o disco;
    -extrair a tarball stage 3, e o portage(sim, o Gentoo e o Arch têm package managers, respectivamente portage e pacman);
    -"entrar" dentro do teu novo sistema que instalaste no passo anterior;
    -emergir o código fonte da kernel e configurar à mão (ou auto-configurar com o genkernel; embora seja mais recomendado fazer à mão, é uma coisa que podes fazer noutra altura);
    -depois de compilado o kernel, fazes umas últimas configurações, como adicionar partições ao fstab, iniciar a red automáticamente no boot, etc;
    -instalar umas ferramentas para diagnosticar problemas de futuro;
    -configurar o bootloader para arrancar o teu novo sistema;
    -e finalmente, adicionar um utilizador para uso normal, seguido de uma pequena limpeza dos tar's que sacaste.

Recomendo que inicies o SSHD na máquina onde o vais instalar(como referem no Handbook), e te ligues por SSH num outro PC com o Handbook aberto.

Se empancares em algum sítio, googla pelo erro que te deu, e se não encontrares nada, dá cá um saltinho que há cá gente que te possa ajudar.

5. BigPT

BigPT Power Member

Eu nunca consegui usar a instalação grafica dava sempre erro. A instalação manual não é nenhum "bixo de 7 cabeças" não é "Next->Next->Finnish" mas resume-se quase a fazer copy paste de comandos. A parte mais desafiante foi customizar o Kernel ;)

6. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Customizar o kernel é como instalar o Gentoo em si... é complicada e dá trabalho da primeira vez, e depois faz-se num instante. Depois da primeira costumização, já sabes que modulos tens de activar para esse PC, e se calhar até cortas alguns :P

7. Gui Sá Couto

Gui Sá Couto Power Member

Activar no kernel o modulo fuse [Gentoo]

Boas,

tive este fim de semana a instlar o gentoo e acho que ate nem me safei nada mal:P ja tenho tudo a funcionar cm quero e isso retirando aqueles ajustes que se vao fazerdo ao longo do tempo(afinal estamos a falar de gentoo :D).

tenho so aqui um problema.. precisava de montar uma partiçao ntfs onde tenho la coisas que preciso, e tentei com o ntfs-3g.. no entanto preciso do modulo fuse activo no kernel, o problema é que qnd o configurei n encontrei, e ja andei la a procurar e nada:S
    sera que alguem me pode dar uma ajuda nisto?

dslcpem la a questao n00b LOL

cumps!

Última edição: 27 de Outubro de 2008
  8. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Tenta com o comando modprobe fuse se não der nenhum erro é pq carregou o modulo,tens de adicionar uma linha num ficheiro que da para por os modulos que queres no arranque,no ubuntu é /etc/modules,no gentoo não sei,procura.

9. ld50

ld50 Power Member

make menuconfig

Filesystems -> Filesystems in userspace support

10. Gui Sá Couto

isso ja tinha feito e na altura n tinha dado.. mas agr fui a tentar de novo e ja consegui.. deve ter sido por ter mexido nas useflags.. thanks;)

isso ja tinha activado no kernel.. era msm as use flags mal postas.. isto noobs é assim:P cumps:D

bem pelos vistos n estava enabled no kernel.. mas de qlqr das formas n consegui que ficasse a funcionar.. ja tenho o module ntfs e ja o pus a arrancar mas o fuse nao:S e sem fuse o ntfs-3g n funca:S sugestions?

11. ld50

ld50 Power Member

Mostra-me o output dos seguintes comandos:

grep -i fuse /usr/src/linux/.config

lsmod | grep -i fuse

12. Gui Sá Couto

o primeiro deu isto:
    CONFIG_FUSE_FS=m

e o segundo n deu nada..

cumps!

13. ld50

ld50 Power Member

tens que carregar o módulo

modprobe fuse

Instalaste gentoo pelo instalador gráfico ou fizeste tudo à mão?

14. Gui Sá Couto

tudo a la pata:P
    ja tinha tentado fazer isto mas da me este erro:
    FATAL: Module fuse not found.

outra coisa pode ser que saibas.. n consigo por a driver a fglrx para a minha ati hd3650 a funcionar:S da erro a carregar o modulo qnd inicio o pc.. n imaginas o numero de vezes que ja reconfigurei o xorg.. neste momento estou a usar vesa mas é bastante limitador cm deves sabeer.. ja tentei 'ati' so que tmb me da erro a iniciar o startx diz que n encontra nenhuma driver:S

cumps

15. ld50

ld50 Power Member

find /lib/modules/ -iname "*fuse*"

Se isto não te devolver nada é porque configuraste o kernel mas esqueceste-te de fazer o make && make modules_install

16. Gui Sá Couto

n devolveu nada.. mas eu faço sempre isso, ja fui configurando mais umas coisas e tenho por abito fazer sempre isso..
    make modules_install && make && make install

mas vou fazer novamente pelo sim pelo nao..

quanto ao fglrx tens alguma ideia do que possa ser?

cumps e obrigado pela ajuda:D

é estranho nunca me esqueço de fazer isso mas o que é certo é que n devia ter feito pq ja consegui montar ntfs:D THANKS:D

és promovido a guru se me conseguires safar qnt à grafica:P
    fui ver e n tinha pcie activado no kernel.. n tinha reparado naquela 'secçao'.. activei.. instalei os modulos e isso tudo bem (de tal maneira que ntfs ja funca) e dps alterei de vesa para fglrx e nada..com fglrx ele fica me com o ecra preto ate que acaba por reiniciar... dps ate fica nesse ciclo.. tive que sacar de um live cd para editar o xorg que se n n saia daquele ciclo. mudei para ati.. e ai diz me que n tem drivers, mas eu ja fiz o emerge ati-drivers..

enfim, ca ando eu com vesa:s

cumps:D!

17. LnxSlck

LnxSlck Power Member

18. Gui Sá Couto

pa por acaso tmb n sei mas foi um amigo meu que me aconselhou a fazer assim.. so n me ajudou nisto de ntfs e da ati pq ele n tem windows e so usa nvidia portanto n sabia quais as configs respectivas..

isso ja eu li praticamente todo:P se n n tinha conseguido instalar pa:P

em relaçao as drivers da ati.. sugestoes=\?

cumps!

19. tangram

tangram Power Member

20. Gui Sá Couto

eu ja li o handbook praticamente todo.. so n li ainda algumas das paginas finais (nao achei que fosse imprescindivel..)
    a parte da ati fiz toda e nao consegui que funciona-se como ja disse fglrx da me um ecra preto e acaba por reiniciar e a 'ati' diz simplesmente que n encontra.. a parte de hardware 3d acceleration n tinha lido pq achei que se nem conseguia ter a grafica a funcionar com drivers normais qnt mais aceleraçao 3D mas tive a dar uma vista de olhos e vi isto:
    Option "ForcePCIMode" "True"

ja coloquei no xorg, mas agr tenho um problema, devo ter feito porcaria com as drivers dps de tanta tentativa, já que ultima que tentei acabei por instalar a que esta disponivel no site da ati(tentativa que n deu em nada tambem), e que agr n consigo remover por n ter sido instalada atraves do emerge.
    tento remover com unmerge e diz que n encontra(por n ter sido instalado atraves do emerge) e n consigo remove la portanto para reinstalar devidamente (que ja tinha tentado antes e tmb n tinha dado).
    queria ver se fazia isso já que talvez com esta nova opçao no xorg com as drivers bem instaladas talvez consiga usar fglrx.

o erro é o seguinte:

*
    * ERROR: x11-drivers/ati-drivers-8.501 failed.
    * Call stack:
    * ebuild.sh, line 49: Called src_compile
    * environment, line 3205: Called die
    * The specific snippet of code:
    * "$(tc-getCC)" -o fgl_glxgears ${CFLAGS} ${LDFLAGS} -DUSE_GLU -I"${S}"/common/usr/include fgl_glxgears.c -lGL -lGLU -lX11 -lm || die "fgl_glxgears build failed";
    * The die message:
    * fgl_glxgears build failed
    *
    * If you need support, post the topmost build error, and the call stack if relevant.
    * A complete build log is located at '/var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/temp/build.log'.
    * The ebuild environment file is located at '/var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/temp/environment'.
    *
    build log:
    * Determining the location of the kernel source code
    * Found kernel source directory:
    * /usr/src/linux
    * Found kernel object directory:
    * /lib/modules/2.6.25-gentoo-r8/build
    * Found sources for kernel version:
    * 2.6.25-gentoo-r8
    >>> Unpacking source...
    Warning: target directory exists /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work
    Verifying archive integrity... All good.
    Uncompressing ATI Proprietary Linux Driver-8.501..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
    * Converting 2.6.x/Makefile to use M= instead of SUBDIRS= ...
     [ ok ]
    >>> Unpacking ./../common/usr/src/ati/fglrx_sample_source.tgz to /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work/extra
    >>> Source unpacked.
    >>> Compiling source in /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work ...
    * Preparing fglrx module
    make -C /usr/src/linux M=/var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work/common/lib/modules/fglrx/build_mod/2.6.x modules
    make[1]: Entering directory `/usr/src/linux-2.6.25-gentoo-r8'
    CC [M] /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work/common/lib/modules/fglrx/build_mod/2.6.x/firegl_public.o
    LD [M] /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work/common/lib/modules/fglrx/build_mod/2.6.x/fglrx.o
    Building modules, stage 2.
    MODPOST 1 modules
    WARNING: modpost: module fglrx.ko uses symbol 'init_mm' marked UNUSED
    CC /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work/common/lib/modules/fglrx/build_mod/2.6.x/fglrx.mod.o
    LD [M] /var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/work/common/lib/modules/fglrx/build_mod/2.6.x/fglrx.ko
    make[1]: Leaving directory `/usr/src/linux-2.6.25-gentoo-r8'
    * Building fgl_glxgears
    /usr/lib/gcc/i686-pc-linux-gnu/4.1.2/../../../../i686-pc-linux-gnu/bin/ld: cannot find -lGL
    collect2: ld returned 1 exit status
    *
    * ERROR: x11-drivers/ati-drivers-8.501 failed.
    * Call stack:
    * ebuild.sh, line 49: Called src_compile
    * environment, line 3205: Called die
    * The specific snippet of code:
    * "$(tc-getCC)" -o fgl_glxgears ${CFLAGS} ${LDFLAGS} -DUSE_GLU -I"${S}"/common/usr/include fgl_glxgears.c -lGL -lGLU -lX11 -lm || die "fgl_glxgears build failed";
    * The die message:
    * fgl_glxgears build failed
    *
    * If you need support, post the topmost build error, and the call stack if relevant.
    * A complete build log is located at '/var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/temp/build.log'.
    * The ebuild environment file is located at '/var/tmp/portage/x11-drivers/ati-drivers-8.501/temp/environment'.
    *

cumps

Última edição: 29 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página