[Duvidas] Hardware

neutral

Power Member
Bem eu ando com um bocado de receio porque desde que mudei para ubuntu notei uma diferença ao nivel do aquecimento do computador, que e um portatil. Entao desde que instalei e configurei o conky reparei que houve vezes em que a temperatura do processador chegou aos 80 e tal ºC senao mesmo aos 100 ºC (um pico, mas mesmo assim..). E um computador reltivamente recente e quando usava windows nao notei problemas. Derivado deste acontecimento tentei procurar informação sobre linux em portateis mas pouco ou nada encontrei. Decidi entao diminuir a velocidade de relogio do processador, aproveitando o facto de ser um portatil e aumentando a duração da bateria. So que este nao funcionava com o cpu-freq. Tive que arranjar um esquema que me permitiu faze-lo apesar de agora sempre que ligo o computador ele inicia em 0.21 GHz (ambos os cores do computador, dual-core). Sou obrigado a aumentar manualmente atraves do cpu-freq ate 1.67 GHz (o normal do processador). Agora as minha duvidas sao: Qual pode ser a causa do aquecimento do computador e como posso baixar a temperatura? Como posso reverter o efeito inicial do cpu-freq?

ps: penso que o GPU esta com temperaturas normais.
 
Não conheço de casos iguais ou parecidos com o teu, o aquecimento pode ser das aplicações que corres ou da maneira que utilizas o portátil, em cima da cama ou do colo, tapando as saidas de ar, etc...
 
que me lembre tenho quase a certeza que esse pico foi numa secretaria a correr aplicações normais (firefox,sonata, talvez um xmoto e um terminal e ainda cream, nada pesado)
 
Back
Topo