duvidas instalação HD SATA2 em BOARD P4VM900

nmdg71

Membro
Olá . Meu nome é Nuno Garcia e ando com umas dificuldades em instalar um HD SATA2 numa motherboard ASROCK P4VM900 .

Tenho neste momento um HD MAXTOR STM380215A IDE de 80GB a trabalhar como unico disco com o WINDOWS XP com SERVICE PACK 3 instalado e a funcionar normalmente.

Penso ter feito as ligações necessárias ( na BOARD e na fonte de alimentação ) , já criei a disquete com as drivers através do CD da motherboard, mas quando tento iniciar o computador para instalar o disco, o sistema operativo não arranca, nem me deixa entrar na BIOS.

Referia tambem que pretendo ficar com os dois discos a trabalhar mas com o sistema operativo no disco SATA2 que é de 160GB.

Se alguem me puder ajudar agradecia bastante, não sei se será avaria do disco, má configuração da BIOS ou defeito do utilizador : ) .....
 
através da tecla F2 ao ligar o computador. Quando digo instalar refiro-me fazer com que a BIOS o reconheça, porque esta motherboard, pelo que me disseram, tem que se instalar as drives do disco através do CD original do windows teclando F6 no inicio.
 
Está aí alguma confusão instalada.

Para um disco ser verificado na BIOS não é preciso instalar nada, apenas é necessário fazer as ligações.

Agora, quando passares pa instalação do Windows, se for um disco sata poderá ser necessário inserir esses drivers que falas.

Agora para despiste pedia-te para verificares se o disco é identificado na BIOS.

Depois, o que pretendes fazer com o novo disco? passar a ser o teu disco principal onde vais instalar o windows? Ou ser um disco auxiliar à instalação que já tens?
 
é isso mesmo que falaste..... não sei como reconhecer se a BIOS identifica o disco, e como resposta á segunda pergunta que era para colocá-las mas tarde acrescento que pretendia ter o disco SATA como principal onde irei instalar o SO e o que actualmente alberga o SO passar a disco secundário...mas ai aparece outra duvida, terei que formatar os dois para começar tudo de novo ou conseguirei instalar um novo SO quando já existe um SO igual com a mesma serial versão do WINDOWS etc ....
 
Sabes entrar dentro da BIOS? Se sim, procura alguma referência a discos SATA, Hard Drives, ou algo similar e vê se tens os dois discos reconhecidos. Procura pelo teu disco Maxtor e vê se tens o novo reconhecido.

Se sim, e se para já é para manteres o SO no disco antigo é só deixar o SO entrar e ele reconhecerá o novo disco sem precisares de instalar mais nada.

Quanto à nova questão, quando quiseres passar o SO para o disco novo, podes instalar o Windows no disco novo sem haver alguma complicação com o que possa haver nos outros, o que poderá acontecer é que a nova instalação reconhecerá a antiga e irá-te configurar o boot para puderes escolher em qual dos Windows queres entrar.
 
Há qualquer coisa de errada com este disco.... :wow: deve estar avariado ou com qualquer defeito .... refiro que apesar de ele não estar ligado á BIOS , estava ligado á fonte de alimentação e sempre que ligava o compoutador ouvia um barulho de fundo muito estranho a que não estava habituado, agora depois de pela ultima vez tentar aceder á BIOS com o disco já ligado á board claro, ele teima em não arrancar. Dai desliguei-o totalmente ( para ir á loja substitui-lo ) e não é que o barulhinho irritante desapareceu !!!! :lol: Assim que o tiver de novo volto á carga, até lá um muito obrigado pela vossa ajuda.
 
Problema resolvido : )

Já está resolvido o problema !!! era uma das ligações que não estava bem , assim que liguei o PC e consegui aceder á BIOS , foi só instalar as drives do disco com a disquete criada com o CD da Board e formatar o disco SATA .

Tambem instalei o windows XP no disco SATA e agora tenho 2 sistema operativos no mesmo PC :D .

A minha ultima dúvida é sobre a definição do MASTER e SLAVE , é que o disco SATA , por definição é a unidade F e o disco IDE é o C , e eu assim que estiver passado o "periodo de teste "do disco SATA pretendo defini-lo como C e ficar apenas com um sistema operativo.

Se na BIOS alterar o MASTER e SLAVE altero as letras F e C ??
 
Back
Topo