1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvidas instalação HD SATA2 em BOARD P4VM900

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nmdg71, 13 de Março de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 975)

1. Olá . Meu nome é Nuno Garcia e ando com umas dificuldades em instalar um HD SATA2 numa motherboard ASROCK P4VM900 .

Tenho neste momento um HD MAXTOR STM380215A IDE de 80GB a trabalhar como unico disco com o WINDOWS XP com SERVICE PACK 3 instalado e a funcionar normalmente.

Penso ter feito as ligações necessárias ( na BOARD e na fonte de alimentação ) , já criei a disquete com as drivers através do CD da motherboard, mas quando tento iniciar o computador para instalar o disco, o sistema operativo não arranca, nem me deixa entrar na BIOS.

Referia tambem que pretendo ficar com os dois discos a trabalhar mas com o sistema operativo no disco SATA2 que é de 160GB.

Se alguem me puder ajudar agradecia bastante, não sei se será avaria do disco, má configuração da BIOS ou defeito do utilizador : ) .....

2. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Olá Nuno, a que te referes quando dizes "instalar o disco"? Como estás a tentar aceder à BIOS?

3. através da tecla F2 ao ligar o computador. Quando digo instalar refiro-me fazer com que a BIOS o reconheça, porque esta motherboard, pelo que me disseram, tem que se instalar as drives do disco através do CD original do windows teclando F6 no inicio.

4. Arpeggio

Arpeggio Power Member

A tua dúvida acabou de se tornar minha também... Alguém?

5. syqe

syqe Power Member

Está aí alguma confusão instalada.

Para um disco ser verificado na BIOS não é preciso instalar nada, apenas é necessário fazer as ligações.

Agora, quando passares pa instalação do Windows, se for um disco sata poderá ser necessário inserir esses drivers que falas.

Agora para despiste pedia-te para verificares se o disco é identificado na BIOS.

Depois, o que pretendes fazer com o novo disco? passar a ser o teu disco principal onde vais instalar o windows? Ou ser um disco auxiliar à instalação que já tens?

6. é isso mesmo que falaste..... não sei como reconhecer se a BIOS identifica o disco, e como resposta á segunda pergunta que era para colocá-las mas tarde acrescento que pretendia ter o disco SATA como principal onde irei instalar o SO e o que actualmente alberga o SO passar a disco secundário...mas ai aparece outra duvida, terei que formatar os dois para começar tudo de novo ou conseguirei instalar um novo SO quando já existe um SO igual com a mesma serial versão do WINDOWS etc ....

7. syqe

syqe Power Member

Sabes entrar dentro da BIOS? Se sim, procura alguma referência a discos SATA, Hard Drives, ou algo similar e vê se tens os dois discos reconhecidos. Procura pelo teu disco Maxtor e vê se tens o novo reconhecido.

Se sim, e se para já é para manteres o SO no disco antigo é só deixar o SO entrar e ele reconhecerá o novo disco sem precisares de instalar mais nada.

Quanto à nova questão, quando quiseres passar o SO para o disco novo, podes instalar o Windows no disco novo sem haver alguma complicação com o que possa haver nos outros, o que poderá acontecer é que a nova instalação reconhecerá a antiga e irá-te configurar o boot para puderes escolher em qual dos Windows queres entrar.

8. Há qualquer coisa de errada com este disco.... :wow: deve estar avariado ou com qualquer defeito .... refiro que apesar de ele não estar ligado á BIOS , estava ligado á fonte de alimentação e sempre que ligava o compoutador ouvia um barulho de fundo muito estranho a que não estava habituado, agora depois de pela ultima vez tentar aceder á BIOS com o disco já ligado á board claro, ele teima em não arrancar. Dai desliguei-o totalmente ( para ir á loja substitui-lo ) e não é que o barulhinho irritante desapareceu !!!! :lol: Assim que o tiver de novo volto á carga, até lá um muito obrigado pela vossa ajuda.

9. Problema resolvido : )

Já está resolvido o problema !!! era uma das ligações que não estava bem , assim que liguei o PC e consegui aceder á BIOS , foi só instalar as drives do disco com a disquete criada com o CD da Board e formatar o disco SATA .

Tambem instalei o windows XP no disco SATA e agora tenho 2 sistema operativos no mesmo PC :D .

A minha ultima dúvida é sobre a definição do MASTER e SLAVE , é que o disco SATA , por definição é a unidade F e o disco IDE é o C , e eu assim que estiver passado o "periodo de teste "do disco SATA pretendo defini-lo como C e ficar apenas com um sistema operativo.

Se na BIOS alterar o MASTER e SLAVE altero as letras F e C ??

10. syqe

syqe Power Member

As ordens de master e slave deixaram de existir em SATA, só são viáveis para IDE.

Partilhar esta Página