Duvidas ITED (3)

JGasp

Membro
Boas,

Tenho uma moradia unfamiliar em obras e vou aproveitar para tentar deixar as coisas minimamente preparadas em termos de infraestruturas de telecomunicações.

A casa não tem actualmente qualquer cablagem ou tubagem.

Já me estive a informar um pouco sobre as regras ITED3.
Se possível, queria instalar um armário ATI junto do quadro eléctrico, com espaço para armazenar equipamento activo e estava a pensar em 2 tomadas eléctricas dentro do ATI (à partida estou a pensar em ONT/Router e um Switch).
Depois queria passar tubos para as diversas divisões, cumprindo 1 tomada rj45 + 1 tomada coaxial por cada quarto / cozinha e 2 tomadas rj45 + 2 tomadas coaxial + 1 de reserva para fibra na sala.

As minhas dúvidas:

[1] No manual ITED3, dizem que é necessário instalar uma Camara de Visita Multioperador (CVM) subterranea junto aos limites da propriedade, teoricamente na via pública
De quem é a responsabilidade disto ? E isto é mesmo necessário ? Na zona, todos os traçados dos operadores são aereos em postes...

[2] Devo deixar tubagem já passada para o exterior, ligando ao ATI? E se sim, onde termina esta tubagem se não existir uma CVM ??
O manual ITED diz que deve ser subterranea, mas será que tem mesmo de ser subterranea obrigatoriamente ??
Já devo deixar cabos passados nesta tubagem e terminados em conectores no ATI? Ou os operadores depois fazem isso na altura da instalação do serviço?

[3] Qual é que é a altura tipica nas paredes para embutir os tubos ? Deduzo que acima da altura das portas para ser mais simples e evitar andar a contornar portas ? A tubagem pode ser passada pelo chão ou teto se for teto falso?

[4] No manual ITED3, dizem que, para a passagem dos tubos pela casa, não é permitido mais do que uma curva a 90º nos tubos entre caixas de passagem. E que as caixas de passagem têm que ter dimensões minimas de 16x8cm (caixas I3). Não é excessivo o tamanho destas caixas ?
Pelas minhas contas, teria de meter duas ou três caixas destas no interior da casa só para contornar os cantos das paredes e cumprir as normas ITED.

[5] Deve ser passado um tubo por tecnologia separadamente?
Ou pode ser um único tubo para passar todos os tipos de cabos (pares cobre + coaxial + fo) se tiver dimensoes para albergar tudo no mesmo tubo ?

[6] Quanto às especificações do ATI, estimo vir a ter 6 tomadas rj45 e 6 tomadas coaxial espalhadas pela casa. Que tipo de ATI devo arranjar? Um que tenha 6PC+6CC ou devo apontar para sobredimensionar e optar por um com 8PC+8CC ?

[7] Qual a diferença prática entre um ATI e um PCS+PTI ?? Não vejo utilidade / vantagem de um PCS+PTI numa moradia unifamiliar...


Desculpem a quantidade de perguntas, agradeço desde já a vossa ajuda!

Obrigado!
 
Não percebo muito disso, mas tens de ver se os equipamentos cabem no ATI. Se não couberem, podes instalar também uma CATI (caixa de apoio ao armário de telecomunicações individual). Já que vais fazer obras, outro assunto é o da colocação de tubos que permitam a instalação de pontos de acesso wireless que sirvam toda a casa, pois o router principal, colocado dentro do ATI/CATI pode não ser suficiente. É claro que é necessário estudar muito bem a localização desses pontos de acesso e ver se será necessário colocar tomadas elétricas (não será necessário se for utilizada tecnologia PoE - Power over Ethernet).
 
Ponto 1:
As obras que estás a fazer carecem de licença camarária ? Se sim, tens que ter projetos para o que estás a construir. Se não:

Porque não contratas um Engº Eletrotécnico para te fazer um projeto de ITED ?

Se tiveres a planta da tua casa em formato .dwg não te devem cobrar mais que 150€ + Iva pelo projeto à partida...

Outra alternativa é contratares uma empresa de eletricidade com ALVARÁ, que à partida deverá perceber da coisa e não um eletricista que apenas sabe enfiar fios...

Relativamente à questão da CVM é obrigatória constar no projeto, no momento da obra, terás que pedir autorização à Camara para a construir e a construção da mesma poderá ser-te negada e aí não te livras dos cabos aéreos como os teus vizinhos.
 
Boas,

Tenho uma moradia unfamiliar em obras e vou aproveitar para tentar deixar as coisas minimamente preparadas em termos de infraestruturas de telecomunicações.

A casa não tem actualmente qualquer cablagem ou tubagem.

Já me estive a informar um pouco sobre as regras ITED3.
Se possível, queria instalar um armário ATI junto do quadro eléctrico, com espaço para armazenar equipamento activo e estava a pensar em 2 tomadas eléctricas dentro do ATI (à partida estou a pensar em ONT/Router e um Switch).
Depois queria passar tubos para as diversas divisões, cumprindo 1 tomada rj45 + 1 tomada coaxial por cada quarto / cozinha e 2 tomadas rj45 + 2 tomadas coaxial + 1 de reserva para fibra na sala.

As minhas dúvidas:
[1] No manual ITED3, dizem que é necessário instalar uma Camara de Visita Multioperador (CVM) subterranea junto aos limites da propriedade, teoricamente na via pública
De quem é a responsabilidade disto ? E isto é mesmo necessário ? Na zona, todos os traçados dos operadores são aereos em postes...

O manual manda instalar, e em caso de haver projecto, sim é obrigatório, a responsabilidade é do cliente, mesmo com infraestrutura aérea eles fazem descer num poste que colocam ao lado da CVM e depois fazem chegar ao ATI ou CEMU caso haja, visto que no ITED 3 já não é obrigatória a sua instalação.

Tenho uma moradia onde tem 2 ligação, uma que foi a primeira com par de cobre e agora fibra, vem tudo pelo ar, mas depois desce pelo poste até à CVM e depois pela CEMU até ao ATI.

Nas moradias unifamiliares, não é obrigatória a instalação de cabos entre a CVM e o ATI. Caso se opte por essa instalação, deve ser instalada uma Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU), entre a CVM e o ATI, para instalação dos dispositivos de terminação da cablagem proveniente do ATI. secção 4.2.1 ITED V3[/quote]

Caso queiras colocar uma CEMU são 2 tubos de 40mm e um de 25mm parede interior lisa desde o ATI até à mesma, e mais dois entre a CEMU e a CVM.

[2] Devo deixar tubagem já passada para o exterior, ligando ao ATI? E se sim, onde termina esta tubagem se não existir uma CVM ??
O manual ITED diz que deve ser subterranea, mas será que tem mesmo de ser subterranea obrigatoriamente ??
Já devo deixar cabos passados nesta tubagem e terminados em conectores no ATI? Ou os operadores depois fazem isso na altura da instalação do serviço?

SE houver projecto é tudo obrigatório e mais alguma coisa, mesmo que não haja tentar seguir o máximo possível.

Deixar tubagem passada sim, 2x 40mm para Fibra, coaxial ou par de cobre (:D), caso não haja um CVM deverá existir uma CEMU (caixa de entrada moradia unifamiliar) que deverá ter ligação para o operador (pela CVM).
no ITED 2 éra obrigatório deixar pelo menos o cabo de pares de cobre entre o ATI e a CEMU, mas no ITED 3 não é obrigatório, o operador vai passar o cabo até ao ATI e fazer a ligação.

[3] Qual é que é a altura tipica nas paredes para embutir os tubos ? Deduzo que acima da altura das portas para ser mais simples e evitar andar a contornar portas ? A tubagem pode ser passada pelo chão ou teto se for teto falso?

Usualmente tudo o que é tubo passa pelo chão, convém prende-los com fita perfurada para não se mexerem até levar cimento, desde os tubos para tomadas eléctricas, até tomadas do ITED, passa-se tudo pelo chão, por norma é o mais simples pois é feito antes dos pedreiros fazerem a betonilha e acentar mosaico.

Tubos para todo o ITED é 20mm para um cabo e 25 para 2, pessoalmente eu passaria tudo a 25mm e apesar da fibra não ser obrigatória entre o ZAP e ATI convém deixar um tubo de 25mm livre para uma futura instalação fibra.

não sei se usas ou pensas vir a usar tv via satélite pelo que seria bom deixar tubos entre o ATI e o local das antenas, seja para o satélite seja para o TDT ou rádio. pessoalmente deixaria 3 a 4 tubos de 25 mm, exagero para alguns, mas no fim de casa pronta ninguém vai andar a partir paredes.

Tomadas mínimo 30cm do chão (acabado)

[4] No manual ITED3, dizem que, para a passagem dos tubos pela casa, não é permitido mais do que uma curva a 90º nos tubos entre caixas de passagem. E que as caixas de passagem têm que ter dimensões minimas de 16x8cm (caixas I3). Não é excessivo o tamanho destas caixas ?
Pelas minhas contas, teria de meter duas ou três caixas destas no interior da casa só para contornar os cantos das paredes e cumprir as normas ITED.

o manual manda, mas a casa é assim tão grande? se der para passar os tubos todos directos é muito melhor, evitas muitas caixas perdidas pela casa, uma maneira de contornar é colocar o ATI e CATI numa zona mais central da casa, tipo um corredor (há que prefira um roupeiro) eu prefiro no escritório caso haja.

NÃO OPTES POR ATI com CATI no mesmo espaço não vai dar para os equipamento activos (tenho uma da TEV2 séria mega3 instalada numa moradia e é um embuste não dá para nada, nem router nem switch e pouco mais dos cabos serve), e tenta colocar a maior caixa possível tanto ATI como CATI, tendo em conta possível expansão, caso deixes alguns tubos vazio

[5] Deve ser passado um tubo por tecnologia separadamente?
Ou pode ser um único tubo para passar todos os tipos de cabos (pares cobre + coaxial + fo) se tiver dimensoes para albergar tudo no mesmo tubo?

para duas tecnologias tem de ser mínimo tubo de 25mm só a fibra optica tem de ter um tubo só para ela.
Tubo de reserva de Ø25 mm, ou equivalente, entre o ATI e a ZAP, para uso exclusivo dos cabos de FO que possam vir a ser instalados no futuro

[6] Quanto às especificações do ATI, estimo vir a ter 6 tomadas rj45 e 6 tomadas coaxial espalhadas pela casa. Que tipo de ATI devo arranjar? Um que tenha 6PC+6CC ou devo apontar para sobredimensionar e optar por um com 8PC+8CC ?

visto que estás a pensar ter tão poucas, eu pessoalmente ao colocar tubo de 25 mm colocaria tipo mesmo que tivesse só uma rj45 punha um tubo de 25 para cada, pois no futuro caso seja necessário é só acrescentar outro cabo e meter mais um ficha e está feito, o mesmo com os tubos de cabo coaxial, porque se passar apenas um cabo coaxial, e queira uma tomada rj45 ao lado já há séries de aparelhagem que têm tomadas mistas onde podes ter uma coaxial e um rj45, muito facilmente esses 6 pontos passam a 18 ou 24, dependendo do que queiras vir a colocar.
[7] Qual a diferença prática entre um ATI e um PCS+PTI ?? Não vejo utilidade / vantagem de um PCS+PTI numa moradia unifamiliar...
PCS: Ponto de Concentração de Serviços

PTI: Ponto de Transição Individual

PCS=CEMU e PCI = ATI, mudaram a nomenclatura dos equipamentos no caso da moradia.

Em prédio é um bocado diferente a analogia, no entanto veio para eliminar a obrigatoriedade de ter ATI's e ATE's em remodelações, mas serve para fazer o mesmo.
mais informação 3.2.2.3 - ITED V3a (ITED3a: Especificações técnicas constantes da 3.ª edição do Manual ITED, específicas para os edifícios do tipo residencial já construídos, e que sejam alterados.)

Desculpem a quantidade de perguntas, agradeço desde já a vossa ajuda!

Obrigado!

Deduzo que não tenhas projecto de alterações, porque se tivesses obrigavam a fazer também o projecto ITED, com os tais PCS's e PTI's.

Espero que mesmo através de alguns pontos de vista pessoais me tenha feito perceber e que não esteja a induzir em erro.
 
Última edição:
Boas,

Aproveitando o tópico para deixar uma questão.
O ITED 3, numa moradia uni-familiar nova, tem como obrigação instalar redes com que tipo de cabolagem? FO? PC? CC? Ou só são previstos os tubos para as passagens de cabos?
E em termos de tubagem o que é previsto?

Obrigado.

Cumpts
 
PC e CC, ou seja pares de cobre e coaxial.
FO não é obrigatorio instalares cabo mas necessitas de ter uma tomada para FO na chamada ZAP, normalmente fica situada na sala por ser um ponto central, por assim dizer, onde se concentra CC PC E FO.
A nivel de tubagem, necessitas de um tubo de diametro 40 para ligação do ATI à CVM e, salvo erro, minimo tubo de diametro 25 para ligar do ATI às tomadas, sendo necessario, salvo erro, ter presente por divisão uma PC e uma CC, que não devem estar distante uma da outra um x cm, já não me lembro ao certo a distancia.
Aconselho-te a ler o regulamento referente ao ITED3 e esclareces todas as duvidas, em principio, é so colocares no google manual ITED3.
tem regras a serem seguidas, como comprimento maximo de cabo, etc... ler o manual seria uma boa ideia até porque esclarece muitas duvidas, ou pelo menos parte delas.
 
Boas,

Obrigado pela resposta! Já tinha dado umas passagens com os olhos no ITED 3 mas não tinha conseguido confirmar o que era obrigatório ou facultativo. Entretanto no ITED 2 encontrei umas tabelas que me pareceram úteis.

Cumpts
 
Back
Topo