1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas Linux num portatil com XP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por J_M, 28 de Setembro de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 879)

1. J_M

J_M Power Member

Boas, possuo o portatil compal hel80 com o windows xp. Gostava de instalar uma das versoes do linux ( possivelmente ubuntu) e ficar com dual boot. Tenho que fazer backup dos meus dados ou é um processo seguro? E quanto a compactibilidade com o meu portatil? como desconheço o linux e ouço falar nos "portateis compativeis com linux" fiquei na duvida. Obrigado e Cumprimentos

2. nasic

nasic Power Member

o que um simples search faz...

Ubuntu:
    -tudo e mais alguma coisa, incluindo instalação - aqui
    -hardware compativel - aqui

Como vais descobrir n é preciso qq backup.

3. luikki

luikki Power Member

fazer backup dos dados é uma medida sensata... instales, ou não uma distro linux....
    podes testar o comportamento do teu hardware usando um live cd de qualquer uma destas distros, logo, sem necessidade de instalação...

4. volcanlx

volcanlx Power Member

exactamente, o linux pode ser usado em dual boot tens de lhe atribuir uma partição, se já a tiveres e so formatares em FAT para o linux depois a formatar como entender, se não tens, tens de usar o partition magic ou algo do género para roubar espaço da partição do windows.

Os backups são altamente aconselhados, não quando tentas instalar outro SO...mas sempre...pois nunca sabes quando (por exemplo) o disco (que é o mais importante para os teus dados) avaria.mas se tiveres tudo em DVD, CD, Pendrive, disco externo...etc não perdes os dados (se os backups ficarem intactos claro)

O ubuntu é muito bom, podes inclusive instala-lo a partir do live cd...ou seja podes fazer um test drive ao ubuntu e depois se decidires instala-lo no ambiente de trabalho do live cd do ubunto tens o instalador.
    Se és novo em linux não tens com que te preocupar, é fácil de mexer, e no que não souberes, os fóruns ajudam-te.
    Se achares o ambiente grafico do ubunto esquisito (pois é o Gnome como ambiente gráfico)
    tens o Kubuntu que é o ubunto em ambiente KDE (mais intuitivo para utilizadores do windows)

Partilhar esta Página