Dúvidas - Mac + Voip + Banda larga portátil + Msn + Portátil (URGENTE)

Neo

Power Member
Ora boa tarde...

Sou portador de um portátil Sony Vaio de 13.3" que deu o berro. Agora estou a procura de um novo modelo para acompanhar nas minhas deslocações diárias.

Em termos de portabilidade estava inclinado para a compra de um novo Sony Vaio da série S (SZ61), principalmente por ser compatível com os programas que utilizo regularmente na minha actividade laboral, que correm todos perfeitamente no sistema Windows. Fico é de pé atrás, porque este modelo a que me refiro apenas traz 2GB de memória, e não sei se será o suficiente para correr com fluidez o novo Windows Vista. Já ouvi falar que o novo Windows Vista andava a dar alguns problemas, principalmente no que toca a "drivers". É verdade?


No entanto fui procurar um modelo de 15" que fosse leve e com medidas aceitáveis para o meu transporte diário, e pela minha pesquisa fiquei a saber que os Macbook Pro encaixam na perfeição nos parâmetros por mim definidos. Embora eu goste de portáteis discretos e de cor negra, com um retoque profissional, os Macbook Pro não destoam muito das minhas preferências pessoais. Aproveito esta deixa para deixar já aqui uma questão: os Macbook Pro ganham riscos muito facilmente, ou no caso de os ter são muito visíveis? É que no meu Sony Vaio a carcaça era negra e de um resistência brutal aos riscos, e se tinha algum não se notava nada.

Aqui deixo as especificações dos 2 modelos Macbook Pro que observei:


Macbook Pro 2,4 Ghz 3mb cache 15" 45nm (peryn)

* Intel Core 2 Duo a 2,4 GHz
* Resolução 1440 x 900 pixels
* 2 GB de memória
* Disco rígido de 200 GB
* SuperDrive de dupla cama 8x
* Placa Gráfica NVIDIA GeForce 8600M GT com 256 MB SDRAM

Preço: 1799€

Link:

http://*****.com/php/product_info.php?cPath=88&products_id=1213


Macbook Pro 2,2 Ghz 4MB cache 15" 65nm (meron)

* Intel Core 2 Duo a 2,2 GHz
* Resolução 1440 x 900 pixels
* 4 GB de memória
* Disco rígido de 160 GB
* SuperDrive de dupla cama 8x
* Placa Gráfica NVIDIA GeForce 8600M GT com 256 MB SDRAM

Preço: 1639€

Link:

http://*****.com/php/product_info.php?cPath=88&products_id=734


Compensa comprar o novo Macbook Pro em relação ao modelo anterior? Pelo o pouco que sei sobre este assunto, os novos modelos trazem os novos processadores Peryn, o novo pad multitouch, mais capacidade de disco e um novo "layout" do teclado. Vale a pena? O modelo anterior por outro lado é mais barato, não muito, e tem 4GB de memória.

Agora algumas dúvidas:


É verdade que para correr de uma forma extremamente rápida Windows Vista pelo Wmare Fusion ou mesmo pelo Bootcamp é preferível o modelo de 4GB? Mais por causa do Wmare Fusion que pelos vistos come muita memória para correr o Vista numa drive virtual. Corrijam-me pois eu sou um "noobie" nesta matéria. Acho que se diz drive virtual, não tenho a certeza. Pelo que li com 2GB o XP corre muito bem.


Existe muitos bugs na utilização do sistema windows através do Wmare Fusion? Será que poderei utilizar os meus programas de medicina, ex: rx sem problemas no OSX?


Existe problema na utilização do voip no OSX? É possível? Ou será que só funciona no windows? E no caso de não funcionar, será possível através drive virtual do windows instalada no OSX?


Eu utilizo muito o MSN / Windows Live Messenger para estar em contacto com colegas e familiares no estrangeiro através da webcam. Ouvi dizer que não é possível no sistema operativo da Apple. É verdade?


Sou portador de uma ligação Kanguru PCMCIA, mas pelos vistos o Macbook Pro não tem esse tipo de entrada. Nesse caso teria que adquirir uma Express Card ou a Pen Drive não é verdade? É que os "pedregulhos" dos modems USB para mim não servem. Do pouco que pesquisei (alguns minutos), a configuração deste tipo de banda larga portátil num Mac era muito complicada e com quebras, não sendo aconselhável a sua utilização. Este é um ponto muito importante, pois sem a minha banda larga portátil nada feito. Mito?


Existem programas compatíveis com "torrents" para o OSX? E funcionam bem? Principalmente com a banda larga móvel. No meu windows do meu portátil o único que não me limitava ferozmente a ligação era o "utorrent". Existe o "utorrent" para OSX?


Eu sei que é contra as regras deste fórum, mas vou dizer isto de uma forma um pouco encapotada, espero que os moderadores deixem passar: é obrigatório ter uma cópia original do sistema operativo do Bill Gates para correr num Mac através do Wmare Fusion ou no Bootcamp?


É possível a extensão de mais uma ano de garantia num portátil Macbook Pro? Existe essa opção? Como por exemplo a Asus, Sony, etc....



Desculpem o testamento, mas desdo já agradeço a todos os que me possam vir a ajudar. Estou com uma certa urgência e não sei o que fazer. Amanhã, no máximo segunda-feira tenho que tomar uma decisão. Para atordoar dá para ver uns divx, xvids no OSX? :D


Para concluir, infelizmente neste momento estou limitado no acesso à minha internet domiciliária, por isso desde já peço desculpa.

Cumps :)
 
Bem vou tentando responder ao que sei :)

1,2,3 nao tenho certezas nao respondo.
4 - O Msn para o mac, ainda nao suporta ligaçoes webcam, mas penso que tens outros programas que o fazem.
5 - Pelo que sei de ligaçoes de banda larga portatil e por experiencia propria, eu tenho da tmn, e a unica placa que funcionou foi a placa usb huawei (akela brankinha), e nao tenho quebras nem foi dificil de configurar.
6 - Para torrents tens o transmission penso que seja o mais fiavel.
7 - ....
8 - Penso que seja possivel comprar a extensao de garantia.

Abraços, se precisares de mais alguma resposta podes mandar sms privada.
 
Bem vou tentando responder ao que sei :)

1,2,3 nao tenho certezas nao respondo.
4 - O Msn para o mac, ainda nao suporta ligaçoes webcam, mas penso que tens outros programas que o fazem.
5 - Pelo que sei de ligaçoes de banda larga portatil e por experiencia propria, eu tenho da tmn, e a unica placa que funcionou foi a placa usb huawei (akela brankinha), e nao tenho quebras nem foi dificil de configurar.
6 - Para torrents tens o transmission penso que seja o mais fiavel.
7 - ....
8 - Penso que seja possivel comprar a extensao de garantia.

Abraços, se precisares de mais alguma resposta podes mandar sms privada.


Obrigado, foste impecável.


Algum guru Mac aqui? Pode ser o Steve Jobs! :D


Cumps :)
 
Aqui devem ser os poucos que usam o windows Vista o suficiente para te responderam as questões 1, 2 e 3. Eu não me arrisco.

Mas invés de perguntares e o vista funciona bem, porque não nos dizes que aplicações necessitas, pode ser que consigas fazer uma transição completa para o Mac OS X.

Eu pelo menos sou dessa opinião, se vais comprar um Mac, ao menos usa-o. Pois os Portáteis apple são mais caros que os outros.
 
1-Sim, aconselho a usares 4GB de ram caso queiras correr o vista em VMware.
2-Quase de certeza não encontrarás nenhuma incompatibilidade ao correr o Vista no VMware, mesmo utilizando o unity.
3-Utilizo o Skype e funciona perfeitamente tal como no windows funcionava.
4-Começas a usar o skype ;)
5- Kanguru não tenho a certeza, no entanto utilizo diariamente a pen da vodafone no meu mb air e nunca tive qualquer problema, bem pelo contrário, acho que ainda funciona melhor e conecto ao ISP com 2 cliques. Um no telefone ao lado do relógio e outro em ligar, 5seg e estou ligado à vodafone.
6-Não, ainda não existe o Utorrent para Macosx mas desconhecia que os ISP's banda larga móvel faziam Traffic Shapping, na vodafone não tenho problemas com isso e uso a happy hour como bem me apetecer. No caso de não teres, o Transmission é muito completo e leve.
7-Creio que sim ;)
8-Desconheço a possibilidade mas não posso afirmar que tal não exista.
Em suma, com um pequeno esforço de adaptação, acho que vais ficar muito contente com a mudança, tal como eu fiquei.
Cumps
 
Agora algumas dúvidas:


É verdade que para correr de uma forma extremamente rápida Windows Vista pelo Wmare Fusion ou mesmo pelo Bootcamp é preferível o modelo de 4GB? Mais por causa do Wmare Fusion que pelos vistos come muita memória para correr o Vista numa drive virtual. Corrijam-me pois eu sou um "noobie" nesta matéria. Acho que se diz drive virtual, não tenho a certeza. Pelo que li com 2GB o XP corre muito bem.


Existe muitos bugs na utilização do sistema windows através do Wmare Fusion? Será que poderei utilizar os meus programas de medicina, ex: rx sem problemas no OSX?


Existe problema na utilização do voip no OSX? É possível? Ou será que só funciona no windows? E no caso de não funcionar, será possível através drive virtual do windows instalada no OSX?


Eu utilizo muito o MSN / Windows Live Messenger para estar em contacto com colegas e familiares no estrangeiro através da webcam. Ouvi dizer que não é possível no sistema operativo da Apple. É verdade?


Sou portador de uma ligação Kanguru PCMCIA, mas pelos vistos o Macbook Pro não tem esse tipo de entrada. Nesse caso teria que adquirir uma Express Card ou a Pen Drive não é verdade? É que os "pedregulhos" dos modems USB para mim não servem. Do pouco que pesquisei (alguns minutos), a configuração deste tipo de banda larga portátil num Mac era muito complicada e com quebras, não sendo aconselhável a sua utilização. Este é um ponto muito importante, pois sem a minha banda larga portátil nada feito. Mito?


Existem programas compatíveis com "torrents" para o OSX? E funcionam bem? Principalmente com a banda larga móvel. No meu windows do meu portátil o único que não me limitava ferozmente a ligação era o "utorrent". Existe o "utorrent" para OSX?


Eu sei que é contra as regras deste fórum, mas vou dizer isto de uma forma um pouco encapotada, espero que os moderadores deixem passar: é obrigatório ter uma cópia original do sistema operativo do Bill Gates para correr num Mac através do Wmare Fusion ou no Bootcamp?


É possível a extensão de mais uma ano de garantia num portátil Macbook Pro? Existe essa opção? Como por exemplo a Asus, Sony, etc....



Desculpem o testamento, mas desdo já agradeço a todos os que me possam vir a ajudar. Estou com uma certa urgência e não sei o que fazer. Amanhã, no máximo segunda-feira tenho que tomar uma decisão. Para atordoar dá para ver uns divx, xvids no OSX? :D


Para concluir, infelizmente neste momento estou limitado no acesso à minha internet domiciliária, por isso desde já peço desculpa.

Cumps :)

1- 2GB chegam bem para isso, para correr pelo bootcamp, se quiseres correr pelo vmware (ou parallels) terás que ter um pouco mais de RAM, mas a RAM está super barata ...

2- POdes utilizar tudo como se fosse uma instalação normal, excepto jogos mais avançados ...

3- Skype é a melhor, é o que uso, e é imbatível.

4- Skype, para vídeo/voz é mil vezes superior ao MSN.

5- Tenho um "sabonete" da Vodafone e funciona lindamente, durante horas a fio. Sem problemas. No kanguru deve ser igual. Também tens as novas pens, mais fáceis de usar. PCMCIA não dá mesmo.

6- o utorrent para Mac chama-se Tansmission :). É o melhor ;)

7- é mais que óbvio que não é obrigatório, não vejo necessidade de estar com hipocrisias ;)

8- Tens 2 anos de garantia, não um. Em Portugal a garantia de 2 anos é obrigatória. Tem também em conta que, ao contrário das outras marcas, tens 2 anos de garantia para o laptop todo, incluindo a bateria. De momento ainda não deixam comprar o Apple Care, para extender a garantia ...

Mais alguma dúvida é só apitar ;)

Ps: não te esqueças que se fores estudante do ensino superior tens um desconto de quase 150 euros no MBP base (fica a cerca de 1650 euros), o penryn. O outro que mencionas-te é o modelo anterior.
 
Última edição:
Bem, que posso dizer? Vocês foram fantásticos. Obrigado ruimoura. eLias, Fork, T_Reis05.

Acho que vou para o novo Macbook Pro. Só tenho que convencer a menina. Nada que uma "maçã" não resolva. ;)


Cumps :)
 
Back
Topo