1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Duvidas] Microsoft Excel

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por SwimmerBoy, 17 de Novembro de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 2262)

1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Boas pessoal

Tenho um plano diário com várias horas de entrada e várias horas de saída. Tenho um campo que contabiliza as horas com uma simples conta de subtracção entre a hora de saída e a hora de entrada. Até aqui, tudo bem.

No meio das horas de entrada, tenho campos que são preenchidos com texto.

Os meus problemas são:
    - neste momento estou a "ir buscar automaticamente" as horas de entrada e saída a uma folha de cálculo diferente, dentro do mesmo livro, com algo do género

- É possível preencher as tabelas com apenas "A2","I5" e criar uma macro que troque o que está em cada célula por "=horas!A2","=horas!I5" ?

- preciso de contar o numero de entradas entre as 7 e as 10 (por exemplo), como faço um "entre horas"?

Se é possível, como fazer?

2. Zylmhuin VII

Zylmhuin VII Power Member

Porque queres fazer isso?

Assim sem pensar muito, crias uma nova coluna com =IF(A1>=7:00 AND A1<=10:00;1;0),
    depois usa o contif =COUNTIF("B1:B10";1)

O IF é que tens de ver como comparas com horas. No countif, em vez de B1:B10, metes o range onde tens o IF.

3. SwimmerBoy

Tenho uma folha onde vou buscar as horas, dai o "horas!A4"
    Por não ser de todo prático preencher uma folha com "=horas!A4" "=horas!B49", especialmente quando preenche-se "a olho" duma fonte de "A4", "B49".

Ou seja, precisava de preencher várias células com A1,A2,A3...Z69,Z70 e no final automatizar uma maneira de passar essa celula de (por ex) F46 para uma formula de "=horas!F46"

Fiz-me entender?

4. Zylmhuin VII

Fizeste...

Não dá para inserires o valor numa célula, e depois "arrastar" para copiar para as restantes?

Se quiseres uma macro, só tens de ler o valor da célula (ex: A4) e depois concatenar com "horas!".
    Ficas com "horas!A4", e associas isto à mesma célula, como fórmula.

5. SwimmerBoy

Não dá para arrastar, porque as horas introduzidas não estão todas seguidas, saltam bastante.

Acerca da macro, eu consegui fazer uma macro que realmente muda o valor da célula, mas quando tento correr a macro para todas as outras células, ele altera-me o valor inicial da célula.

Ou seja, faço a macro para A4, ela corre bem naquela célula, mas se for correr a macro numa célula que tenha F10, já não vai "escrever" o "horas!F10", escreve "horas!XXX" sendo que XXX deixa de ser o valor que lá estava e passa a ter um que nada tem a ver...

6. dreamerboy

dreamerboy Power Member

Tenta com esta macro.

Se usares numa célula vazia ou com dados que não sejam do tipo ColunaLinha já sabes que vai dar erro, mas até para isso é possível arranjar código.

7. SwimmerBoy

Porreiro, já faz qualquer coisa...

Em vez de ser a ActiveCell, é possivel ser um conjunto de células que tenha seleccionado?

Ou seja, selecciono uma série de células (2 colunas e algumas linhas) e ao carregar na macro, ele mudava tudo?

Melhor do que isso, era correr a macro e automaticamente fazer a alteração de B2 até C20...

Última edição: 18 de Novembro de 2008
  8. dreamerboy

dreamerboy Power Member

ou então:
    Isto podia tar melhor, em vez de copiar a formula copiar o valor, ficava mais correcto. Mas a esta hora tou cheio de sono :P

9. Zylmhuin VII

Isso funciona?

É que o Bcell.Value é mesmo o valor que lá está.

Deve ser necessário tirar o Bcell.Formula e retirar o '='.

Deste género:

10. SwimmerBoy

Se te lembrares de optimizações, avisa...

Como posso fazer uma "macro certificada"?

11. dreamerboy

dreamerboy Power Member

Solução melhorada:

SwimmerBoy, para teres certificação terias que pagar a uma empresa que passe certificações, a verisign por exemplo, e mesmo assim quem quisesse usar as tuas macros teria que aceitar a certificação da verisign.
    Mais sobre o assunto -> http://www.excelsig.org/Tips/0409_digital_certificates.htm

Zylmhuin VII:

para o que ele quer funcionava.
    A célula de origem contem dados do tipo "A1" , "C4", "B11", por isso ao copiar o seu valor para a minha função não era preciso "limpar" o sinal de igual ( "=" ) porque não existia.

12. SwimmerBoy

Estou a ter um problema com as macros, não me permite corre-las

[​IMG][​IMG]

13. SwimmerBoy

Acho que já ultrapassei o problema das macros mas a ultima macro só-me copia o valor e eu precisava mesmo que me copiasse a formula, como faz esta

No entanto, tenho um problema. Deu-me erro e para fazer debug e apontou para a linha
    Só modificou a primeira célula

14. Zylmhuin VII

Fui eu que percebi mal ;)

A mim funciona bem...

15. SwimmerBoy

O que fazes imediatamente antes de activares a macro? Seleccionas algo em particular?

PS: acho que descobri... Penso que seja por ter algumas células vazias...

tenho

A4
    N8
    vazia
    N10

Dá erro (manda fazer debug) e o ultimo N10, já não o faz :(

Última edição: 18 de Novembro de 2008
  16. Zylmhuin VII

Experimenta:

Retira o espaço ente o : e o D no Range!

17. SwimmerBoy

Deu-me
    "compile error
    syntax error"

18. Zylmhuin VII

My mistake, desculpa...

Faltava o then!

Sub Macro1()
    '
    '
    ' Keyboard Shortcut: Ctrl+q
    '
    For Each Bcell In Range("C9: D47")

If len(Bcell.Value) >0 then
    Bcell.Formula = "=Horas!" & Bcell.Value
    End If

Next Bcell

End Sub

19. SwimmerBoy

Run-time erroe '1004':
    Application-defined or object-defined error

PS-Não tens de pedir desculpa, já ajudaste, continuas a ajudar, só posso agradecer...

20. Zylmhuin VII

A mim dá-me isso quando tenho um célula que não tem um valor "correcto" para indicar a outra célula... tipo, ter lá "B" ou "1" em vez de "B1"...

Confirma se todas as células têm um valor correcto ou estão vazias...

Partilhar esta Página