1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvidas na Criação de Programas em Pascal

Discussão em 'Programação' iniciada por JPiece, 5 de Julho de 2012. (Respostas: 1; Visualizações: 619)

1. JPiece

JPiece Power Member

Boas Caros Programadores
    Preciso de entregar uns pequenos trabalhos em Pascal, mas o problema é que eu nunca percebi muito daquilo.
    Mesmo estudando não me leva a lado nenhum.
    Gostava de saber se me podem ajudar não a resolver os problemas mas a ter uma ideia de como os resolver.
    São 3 perguntas aqui vão elas:

1
    -Ler as notas de 10 alunos para um vector e determinar a média das notas. As notas são do tipo inteiro.

2.Crie um programa em que é pedido ao utilizador o seu nome completo e apresenta no ecrã o primeiro e o último nome. Utilize a função COPY.

3.Elabore um programa que converta em Maiúsculas o nome de uma cidade. Utilize a função UPCASE.

Agradecia muito a vossa ajuda.
    Obrigado
    Cumprimentos

2. Boas
    Para o 1º problema tens que declarar um array com 10 posições e um float ou double para ir somando as notas,criar um loop (for) de 0 a 9 (melhor controlo do índice do array) e ir pedindo as notas uma a uma;ao mesmo tempo vais somando na variável da média as notas e quando saíres do loop divides essa valor por 10 e aí tens a média (podes usar outra variável para armazenar a média).
    Para o 2º problema lês da consola o nome completo para uma string,crias um loop e vais comparando os caracteres da string,quando encontrares o primeiro espaço utilizas a função COPY para copiares a string desde o índice 0 até ao índice onde encontrares o espaço;convém teres uma variável que vá ficando com o valor do índice dos espaços,assim quando encontrares o último espaço guardas lá o índice,e quando saíres do loop,copias o último nome para a string de destino e mostras no ecrã.
    Para o 3º problema tens que ler o nome da cidade da consola,criar um loop onde vás obtendo os caracteres da string um a um e vais alterando na string de origem as letras com o UPCASE.
    Tens aqui exemplos destas funções: http://pascal-programming.info/lesson12.php
    Cumps

Partilhar esta Página