dúvidas newbie mac

Zeh69

Membro
boas, tenho um macbook pro e estou aqui com umas dúvidas:

1. Sempre que defino um wallpaper e faço restart ao comp. o wallpaper volta ao de origem
2. sempre que desligo o mac tudo o que tinha na mesa vai para uma pasta em (disco)\Usuários\(meu nome) 1, por exemplo, e desaparece da mesa. e a cada restart q faço, vai aumentando, tipo (meu nome) 1, (meu nome) 2, (meu nome) 3, e por aí fora, consoante o número de restarts.
3. O safari não guarda nada no histórico, nem sites nem nomes de utilizador nos fóruns. nada mesmo, claro está, sempre que faço restart.
4. tudo o que ponho no dock a cada restart desaparece.
5. Sempre que fecho o monitor ele entra em standby ou qq coisa assim e quando abro o monitor ele não liga mais mas o mac continua a trabalhar e tenho q desligar à força e tenho receio de estragar alguma coisa.


Estou a stressar c isto e não sei o que fazer para alterar a situação, ajudem-me por favor :confused:
 
?

Muito estranho esse problema...

O macbook é novo? Sempre fez isso? Se não tiveres la nada de importante (o que com esse problema duvido) experimenta a formatar e reinstalar o OS X com os dvd's dele, mas de facto é muito estranho.

;)
 
não, não é novo. era da minha irmã.

tudo aconteceu quando alterei o nome dela do disco para o meu. até tinha a mesa cheia de ficheiros e funcionava bem, apesar de já tar com aquele problema do monitor.

como é que faço a formatação? se calhar é a hipótese mais drástica mas a mais eficaz.
 
Alteraste o nome da pasta /Users/'irmã' para Users/'teunome' ? Big mistake. Isso explica tudo (menos o monitor)
Aconselho-te a mudar o nome da pasta para o nome original e criar uma nova conta com o teu nome . (Preferências do Sistema->Contas) . Para copiar ficheiros de um utilizador para o outro é mais fácil utilizar a pasta Public do utilizador de origem.
 
Bem, acho que vou ter mesmo que formatar. Agora não consigo desligar. Quando desligo ele fica a "pensar" indefinidamente e não desliga, ou seja, tenho que forçar. Como é que faço a formatação? :005: agora quero fazer um backup pró disco externo e não dá, diz que não dá pra escrever nele...isto é azar

P.s. ja alterei para o que estava inicialmente e continua igual
 
Última edição:
Para formatar é só meteres o DVD do OS fazeres restart com o C pressionado (target mode) irás encontrar um menu com todas as explicações on screen . Depois é só escolheres o tipo de instalação que queres fazer ( clean install , archive and install , e outra que não me lembro ) . Na archive and install ficarás com a tua pasta de Utilizador . Basicamente , libraria , imagens , etc . E ficarás também com as tuas aplicações . No teu caso aconselho a fazer uma instalação totalmente LIMPA .
Para guardar as aplicações basta copiares a pasta aplicações para um Disco Externo/DVD/.. e após a instalação copias tudo de novo para a HD.
 
pronto, já tou a fazer backup para um dvd (queria fazer para o meu disco externo pra poupar dvds) e vou prosseguir com a formatação quanto antes. Outra duvida que tenho é como alterar ficheiros no disco externo, parece que alguma coisa o está a bloquear. será por ter-lo utilizado sempre no windows? obrigado pela tentativa de ajuda pessoal. apesar disso vou ter mesmo que formatar.
 
É assim , acho que há uma maneira de mudar mas não sei bem como é .
Podes é usar o software da paragon , este. Com este software podes ler e escrever em discos NTFS sem qualquer problema.
 
problemas resolvidos. a formatação resolveu tudo. obrigado pelos conselhos.

sobre o programa para ler NTFS em Mac, não há um que seja freeware?
 
boas,

ainda continuo com aquele problema do monitor. alguem que tenha o mesmo problema? é que é incomodo, não posso baixar o monitor para nada que quando volto a abri-lo nada o faz voltar ao normal. será alguma definição nas preferencias do sistema?
 
ja o formatei e tudo o resto ficou OK. estou a falar de fechar a tampa. se entra em sleep como é q o acordo? como é q faço para n entrar em sleep?

por ex. hj deixei-o a noite toda ligado pois tava a fazer um download gigantesco, e qd volto ele tinha entrado em sleep, mas n tinha fechado a tampa, o que é estranho.
 
Tens de ir às preferências de poupança de energia e quando estiver seleccionado "Adaptador de Corrente" regulas o slide para Nunca entrar em Pausa.
Se instalares um programa chamado Insomnia X, ele permite que feches a tampa e o computador não entre em pausa, no entanto tens de clicar no icon dele antes e desligar apenas o ecrã para que ele não fique ligado enquanto tens a tampa fechada.
Cumps
 
Mas mac nunca acorda de sleep? quer seja por fechares a tampa quer seja por entrar automaticamente (ou seja quando não usas o portátil por um tempo?)?

Se nunca acordar é estranho, principalmente porque o problema se manteve depois da formatação.
 
O meu raramente entra em Sleep visto que uso o Insomnia .
Mas quando entra é só mexer o rato que ele é quase tão rápido como o movimento que faço com o touchpad.
1 segundo como foi dito .
 
Back
Topo