Dúvidas no Hardware para servidor da Techzone. Ajuda sff

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Gostaria que quem estivesse à vontade com hardware de servidores que dessem o seu contributo aqui. Basicamente gostava de ter a certeza que dentro do razoável não havia nenhuma falha.

O problema principal que temos é saber se tudo vai funcionar bem em linux. Ai entra a controladora para os discos e apesar do google ser amigo não tenho encontrado grandes respostas. A distribuição de Linux prevista para ser usada é o CentOS.

Um pedido antes de falar no hardware. Informações sobre preços em Portugal preferia que fossem feitos por PM. Não queria que este tópico se transforma-se num tópico de publicidade a lojas. A referência dos produtos pedia que fosse pelo site da marca e o preço apenas indicativo caso o conheçam. Se houver alguma loja com alguma oferta que possamos estudar pedia para ser feito por PM.

Referir que actualmente temos um servidor com um Pentium 930D e é essa a maior limitação na configuração actual.
1ª Opção

BAREBONE:
ASUS RS120-E4/PA4
CPU: XEON 3220 - 2.4 Ghz ou Q6600
RAM: 4GB ECC (2X2GB)
DISCOS: 4X RAPTOR 36GB
CONTROLADORA: ONBOARD LSI® MegaRAID (Linux/Windows) support RAID 0, 1, 10
Vantagens:
- Ficamos com possibilidade de expansão de memória para mais 4GB
- Mais acessível por usar a controladora onboard
- RAID 10

Desvantagens:
- Impossibilidade de usar discos SAS.
- Calor dissipado por 4 discos de 10000 RPM.
- Controladora usada


2ª Opção

BAREBONE:
TYAN B5191
CPU: XEON 3220 - 2.4 Ghz ou Q6600
RAM: DDR2 - 4GB ECC (2X2GB)
DISCOS: 2X Discos SAS em RAID 1
Seagate Cheetah 15K.4 36GB 15,000 RPM SAS
CONTROLADORA: LSI Megaraid 8704ELP Esta controladora é suportada pelo RED Hat 4.0 pelo que deve também ser suportada pelo CentOS
Vantagens:
- Ficamos com possibilidade de expansão de memória para mais 4GB
- Discos mais rápidos.

Desvantagens:
- Apenas RAID 1.
- Mais caro.


Sugestões de modificações de Hardware mantendo valores e/ou com melhoria siginificativa na performance.
Servidores mais caros não são opção porque os recursos são limitados.

Respostas que se afastem do tópico serão apagados para tentar manter tudo o mais organizado possível e legível para todos.
 
Última edição:
Não será melhor um board para dual xeon? de inicio coloca-se 2x2 gb FB-DIMM e 1 Xeon quad-core e quando o load chegar perto dos 80-90%, instala-se outro.

Se bem que e uma solução deveras cara!

INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5320 1.86GHz BOX - ~550 €
TYAN TEMPEST i5000XT SAS 2696WA2NRF - ~525
2x2048 FB-dimm 667 mhz - 280 x 2

E convinha discos SAS de 15k rpm, caso não tenham já :D

Se bem que passar de um 930d para um Q6600 é uns 200-300% de ganho em performance :D :D :D
 
Última edição:
Boas,

- Trabalho com alguns servidores e o hardware tem, e não tem, a haver. Apesar de o Linux ser um Sistema Operativo Light, tem falhas. Estou a 2 anos a "viver" com os 2 sistemas e umas das grandes falhas é as controladoras de Raid. Sinto que, em termos de hardware ambas as máquinas apresentadas são muito boas, mas o importante é o ambiente controlado e um bom software de monitorização e assim não vais ter "muitos" problemas.
- As marcas que trabalho são HP, IBM, Dell e Sun. Também temos uns bons "partilhadores" 3com e Cisco que ajuda muito. Destas marcas só me queixo da HP devido a um profissionalismo um bocadinho arrugante. As máquinas de linux estão praticamente todas em HP Proliants e as controladoras RAID e até agora não houve problemas de maior.

Para ser sincero nunca me cruzei com marcas Asus e Tyan por isso não sei que tipo de assistencia tem. Mas como disse anteriormente tem um bom sistema. Tens de ter cuidado é com as fontes de alimentação que estragam-se com muita facilidade.

Espero ter ajudado.
 
Não será melhor um board para dual xeon? de inicio coloca-se 2x2 gb FB-DIMM e 1 Xeon quad-core e quando o load chegar perto dos 80-90%, instala-se outro.

Se bem que e uma solução deveras cara!

INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5320 1.86GHz BOX - ~550 €
TYAN TEMPEST i5000XT SAS 2696WA2NRF - ~525
2x2048 FB-dimm 667 mhz - 280 x 2

E convinha discos SAS de 15k rpm, caso não tenham já :D

Se bem que passar de um 930d para um Q6600 é uns 200-300% de ganho em performance :D :D :D

O problema é termos um orçamento reduzido e tentar adaptar às nossas realidades. Tb pensei numa board dual e depois acrescentar um CPU mas se o iriamos fazer daqui a dois anos mais vale gastar menos agora e depois trocar de 2 em 2 anos se for necessário obviamente. Porque a questão é a que apontas-te. Passar de um 930D para um Quad vamos ganhar imenso.

O Xeon que coloquei acima é mais barato e corre a 2.4Ghz. É o socket 775. Ficamos melhor com a minha proposta.


Boas,

- Trabalho com alguns servidores e o hardware tem, e não tem, a haver. Apesar de o Linux ser um Sistema Operativo Light, tem falhas. Estou a 2 anos a "viver" com os 2 sistemas e umas das grandes falhas é as controladoras de Raid. Sinto que, em termos de hardware ambas as máquinas apresentadas são muito boas, mas o importante é o ambiente controlado e um bom software de monitorização e assim não vais ter "muitos" problemas.
- As marcas que trabalho são HP, IBM, Dell e Sun. Também temos uns bons "partilhadores" 3com e Cisco que ajuda muito. Destas marcas só me queixo da HP devido a um profissionalismo um bocadinho arrugante. As máquinas de linux estão praticamente todas em HP Proliants e as controladoras RAID e até agora não houve problemas de maior.

Para ser sincero nunca me cruzei com marcas Asus e Tyan por isso não sei que tipo de assistencia tem. Mas como disse anteriormente tem um bom sistema. Tens de ter cuidado é com as fontes de alimentação que estragam-se com muita facilidade.

Espero ter ajudado.

Tanto a ASUS como a Tyan são boas marcas. Esta última quase exclusiva para servidores. O nosso servidor actual está a anos luz das propostas acima pelo que me parece que não vamos ficar mal.

Já agora quais são as controladoras que têm e qual é a distribuição de Linux que usam?
 
Já agora quais são as controladoras que têm e qual é a distribuição de Linux que usam?

Em termos de Linux usamos Suse Linux 7.3 (i386) e tambem Linux Red Hat Enterprise Linux ES release 3 (Taroon Update 6).

Em termos de controladoras:
- Proliant Dl410 e Dl360: tanto para windows como linux.
- Dell Computer Corporation : PowerEdge 2650
- IBM Netfinity 5000 (antigos) e P570


São muitas máquinas, nem eu sei metade daquelas que estão ca lol.

Abraço

 
O problema é termos um orçamento reduzido e tentar adaptar às nossas realidades. Tb pensei numa board dual e depois acrescentar um CPU mas se o iriamos fazer daqui a dois anos mais vale gastar menos agora e depois trocar de 2 em 2 anos se for necessário obviamente. Porque a questão é a que apontas-te. Passar de um 930D para um Quad vamos ganhar imenso.

O Xeon que coloquei acima é mais barato e corre a 2.4Ghz. É o socket 775. Ficamos melhor com a minha proposta.




Tanto a ASUS como a Tyan são boas marcas. Esta última quase exclusiva para servidores. O nosso servidor actual está a anos luz das propostas acima pelo que me parece que não vamos ficar mal.

Já agora quais são as controladoras que têm e qual é a distribuição de Linux que usam?
Exacto, se o orçamento não dá para "luxos", o melhor é single socket + quad-core. Já dá para um boost enorme, como disse, até trocar o 930D por um E6850 já daria praticamente 100% de ganho:004:

Mas qual é mais barato, o Xeon ou o Q6600, se ambos são quad-core a 2.4 ghz?

Do resto, é 2x 2048 fb-dimm com ECC (pode ser mais caro que DDR2 normais, mas é mais fiável), 2 ou mais discos 10-15k SAS em raid0/1/10/whatever e escolher uma board que bule em linux.

;)

Também ter em atenção se a board pode suportar os futuros Intel 45nm, assim pode-se fazer um upgrade sem trocar "tudo" ;)
 
Última edição:
Em termos de Linux usamos Suse Linux 7.3 (i386) e tambem Linux Red Hat Enterprise Linux ES release 3 (Taroon Update 6).

Em termos de controladoras:
- Proliant Dl410 e Dl360: tanto para windows como linux.
- Dell Computer Corporation : PowerEdge 2650
- IBM Netfinity 5000 (antigos) e P570


São muitas máquinas, nem eu sei metade daquelas que estão ca lol.

Abraço

Ok. O que queria saber era mesmo se usavam Red Hat pq o CentOS é o Red Hat sem o suporte e sem o nome. Estive a ver as controladoras dos HP e não é claro o chip que elas usam. Era isso que queria saber.


Exacto, se o orçamento não dá para "luxos", o melhor é single socket + quad-core. Já dá para um boost enorme, como disse, até trocar o 930D por um E6850 já daria praticamente 100% de ganho:004:

Mas qual é mais barato, o Xeon ou o Q6600, se ambos são quad-core a 2.4 ghz?

Do resto, é 2x 2048 fb-dimm com ECC (pode ser mais caro que DDR2 normais, mas é mais fiável), 2 ou mais discos 10-15k SAS em raid0/1/10/whatever e escolher uma board que bule em linux.

;)

Também ter em atenção se a board pode suportar os futuros Intel 45nm, assim pode-se fazer um upgrade sem trocar "tudo" ;)

Os xeon são ligeiramente mais caros mas a opção por xeon é pq estes são feitos para servidores. Não me parece que tragam nada de especial mas sendo pouco amis caros é preferível.
As memórias que leva é DDR2 e não FB-Dimm. Podemos usar não ECC mas é melhor optar por ECC já que mais uma vez se trata de um servidor

Discos é que é uma confusão:

http://www.seagate.com/ww/v/index.j...fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US

http://www.seagate.com/ww/v/index.j...fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&locale=en-US

Os primeiros são 15K e 3,5 enquanto que os segundos são 10K e 2,5. O Tyan tem o backplate já para SAS mas não sei se apenas para 3,5 ou se trás conversores. Imagino que sim.
Tenho que saber preços deles primeiro. O tamanho abaixo de 50GB cada serve para nós.
 
Esta-se claramente à procura de soluções low-cost, pelo que marcas como a HP, Dell não se podem sequer considerar. Têm produtos excelentes, com suportes também eles muito bons, mas têm o seu preço.

Esclarecendo esta tua última dúvida:
- Os SAS de 2.5" são uma "moda" relativamente recente, e destina-se sobretudo a grandes array´s SAN ou NAS para interfaces iSCSI, Ethernet, etc... de elevada densidade e de consumos mais reduzidos. Para servidores como o pretendido, são uma desvantagem pois:
-- São mais lentos que os de 10K idênticos de 3.5" (devido ao tamanho).
-- Têm um preço superior devido ao seu tamanho (quase próximo dos de 15K)

Repetindo a opinião que já te dei via PM....

- RAID10 não irá reflectir uma diferença substancial. O RAID10 beneficia o I/O da Array, ideal para grandes quantidades de dados. Beneficiarás bastante mais de apenas 2 discos SAS de 15K, já que terás muitos Reads aleatórios, e praticamente nada sequencial, algo em que o seek time e as tecnologias de queing dos buses SCSI ajudarão bastante. Mesmo optando pelos Raptors, talvez 4 sejam demais, a menos que axes necessário os 74GB fornecidos pelo striping. Claro que existe sempre um pouco mais de redundância em RAID10, mas a probabilidade das duas drives especificas, falharem ao mesmo tempo é reduzida.

Para finalizar... os "aumentos" não são idênticos aos que se presenciam em benchmarks sintéticos ou aplicações mais voltadas ao gaming. Esta é uma àrea diferente, onde certas latências fazem diferença (ex: a existente em sistemas com FBDIMM´s). Não se podem fazer comparações baseadas nesses dados.

Metro, grande parte das empresas do estilo HP, Dell, etc... usa sobretudo core-logics da LSI.
 
Última edição:
Esta-se claramente à procura de soluções low-cost, pelo que marcas como a HP, Dell não se podem sequer considerar. Têm produtos excelentes, com suportes também eles muito bons, mas têm o seu preço.

Esclarecendo esta tua última dúvida:
- Os SAS de 2.5" são uma "moda" relativamente recente, e destina-se sobretudo a grandes array´s SAN ou NAS para interfaces iSCSI, Ethernet, etc... de elevada densidade e de consumos mais reduzidos. Para servidores como o pretendido, são uma desvantagem pois:
-- São mais lentos que os de 10K idênticos de 3.5" (devido ao tamanho).
-- Têm um preço superior devido ao seu tamanho (quase próximo dos de 15K)

Antes de mais agradecer mais uma vez todo o teu apoio em particular por PM:)

A questão é que não tenho visto grande oferta em termos de discos, nomeadamente de 10K de 3,5.


- RAID10 não irá reflectir uma diferença substancial. O RAID10 beneficia o I/O da Array, ideal para grandes quantidades de dados. Beneficiarás bastante mais de apenas 2 discos SAS de 15K, já que terás muitos Reads aleatórios, e praticamente nada sequencial, algo em que o seek time e as tecnologias de queing dos buses SCSI ajudarão bastante. Mesmo optando pelos Raptors, talvez 4 sejam demais, a menos que axes necessário os 74GB fornecidos pelo striping. Claro que existe sempre um pouco mais de redundância em RAID10, mas a probabilidade das duas drives especificas, falharem ao mesmo tempo é reduzida.

A qestão é mais o problema da controladora se vamos ou não ter problemas no CentOS. Vou também manter sempre a dúvida quanto ao uso ou não de discos SSD. É que teoricamente são muito bons para o servidor e as horas de funcionamento que são apresentadas além do aquecimento são tudo bons aspectos mas concordo que sendo uma tecnologia recente mais vale deixar de parte.

Metro, grande parte das empresas do estilo HP, Dell, etc... usa sobretudo core-logics da LSI.

Tendo isso em atenção lá está ela na 2ª opção que coloquei no primeiro post.

Vou ver se encontro discos de 10K e 15K de 3,5 para comparar preços e performance.
 
A comprar, e tendo em conta que não precisas de muito espaço, acho que devias optar logo por 15K. É preferível perderes no espaço em detrimento do aumento da performance, já que se trata de um alojamento dedicado à aplicação.

Discos SSD? Ainda nem os vi em desktops nacionais. Poderão ser muito bons, mas o desconhecido geralmente não se tem como opção em servidores. É essencial que seja material maduro, e portanto é útil que se teste bem primeiro em sistemas não críticos (ex: desktops), e só depois passar ao campo dos servidores. Especialmente quando se tratam de discos (suporte de informação). Ainda não se sabe quais as consequências a longo prazo, desta tecnologia (é completamente inovadora). Teoricamente, é uma coisa (até bastante apetecível), na prática, poderá ser outra completamente diferente.

O ideal seria comprares a controladora num local teu conhecido, que, mesmo pagando um pouco mais, te permitisse a troca no caso de não existir suporte (informar o vendedor deste caso). Ou então, e em último caso, considerar a licença de RHEL, que todas as controladoras com drivers para Linux possuem suporte para esta distro.
 
A comprar, e tendo em conta que não precisas de muito espaço, acho que devias optar logo por 15K. É preferível perderes no espaço em detrimento do aumento da performance, já que se trata de um alojamento dedicado à aplicação.

Discos SSD? Ainda nem os vi em desktops nacionais. Poderão ser muito bons, mas o desconhecido geralmente não se tem como opção em servidores. É essencial que seja material maduro, e portanto é útil que se teste bem primeiro em sistemas não críticos (ex: desktops), e só depois passar ao campo dos servidores. Especialmente quando se tratam de discos (suporte de informação). Ainda não se sabe quais as consequências a longo prazo, desta tecnologia (é completamente inovadora). Teoricamente, é uma coisa (até bastante apetecível), na prática, poderá ser outra completamente diferente.

O ideal seria comprares a controladora num local teu conhecido, que, mesmo pagando um pouco mais, te permitisse a troca no caso de não existir suporte (informar o vendedor deste caso). Ou então, e em último caso, considerar a licença de RHEL, que todas as controladoras com drivers para Linux possuem suporte para esta distro.

Tb me parece que é melhor os de 15K:)

Comprar a licença RHEL se tivermos problemas parece-me uma boa solução.
 
Back
Topo