Dúvidas no Kurumin

h3NtRiX

Power Member
boa noite a todos... eu tenho duas duvidas mais concretamente...
1ª não consigo por o teclado a funcionar correctamente, ou melhor, ele funciona só que as teclas correspondentes aos simbolos como "+" etc estão trocadas. já fui ao centro de controlo, regiao e acessibilidade, mudar o país para portugal mas fica tudo na mesma.... mude para que país mudar. a unica lingua disponivel é "brazilian portuguese" ou qualquer coisa deste género.
a outra duvida é como faço para instalar algo que esteja em .bin. estou a falar mais concretamente do amsn.. veio em .bin e o kpackage não o abre e tentando abrir normalmente ele pergunta.me com que programa o desejo abrir e eu nao sei qual se usar..

PLEASE HELP!!

cumps[[]]
 
h3NtRiX disse:
boa noite a todos... eu tenho duas duvidas mais concretamente...
1ª não consigo por o teclado a funcionar correctamente, ou melhor, ele funciona só que as teclas correspondentes aos simbolos como "+" etc estão trocadas. já fui ao centro de controlo, regiao e acessibilidade, mudar o país para portugal mas fica tudo na mesma.... mude para que país mudar. a unica lingua disponivel é "brazilian portuguese" ou qualquer coisa deste género.
a outra duvida é como faço para instalar algo que esteja em .bin. estou a falar mais concretamente do amsn.. veio em .bin e o kpackage não o abre e tentando abrir normalmente ele pergunta.me com que programa o desejo abrir e eu nao sei qual se usar..

PLEASE HELP!!

cumps[[]]

tens o teclado configurado na consola e no X ou so no X???

penso k terás k configura-lo nos 2 sitios, (axo)

cumps
 
só no x... e quanto à parte do .bin não me consegues ajudar?! mas desde já agradeço a ajuda... não sei configurar o teclado na consola.. :s...

cumps e obrigado sl4ck[[]]

edit: só se é no kurumin ke se tem de configurar o teclado no x e na consola pk no slackware (o que eu dei na escola) era somente preciso escolher o indioma portugues no x e já estava...
 
Última edição:
Para configurares o teclado na consola, tens de editar o ficheiro xorg.conf (como root) e deves ter la uma linha, provavelmente comentada, onde diz que kblayout (keyboard layout), descomentas e mudas o idioma que la estiver, para "pt".
E possivel que nao haja o pt, pq o kurumin e brasileiro, penso eu de q :D, portanto se nao houver .. nao podes fazer nada a nao ser instalar uma distro de jeito :P (sou mm mau)

Boa sorte com isso

[[]]
 
./nome_do_ficheiro

Mas tens de ter permissoes.
Para teres permissoes para fazer isto como utilizador, entra como root e faz chmod 777 nome_do_ficheiro.
Depois fazes aquilo como utilizador normal
 
bem já pus o teclado em portugês só que apenas não dá para por @ nem outros simbolos que seja necessário o Alt Gr (ou Ctrl+Alt). com o teclado em americano dá mas em portugês não... de resto tudo funciona muito bem, escepto uns probleminhas que estou a ter com a ligaçao a net mas que logo estaram resolvidos.. não percebi como faço para abrir o ficheiro.. podes explicar onde faço isso que disseste por favor?! é que sou novo no linux,não percebo muito disto ainda...

cumps
 
na boa

tens de fazer aquilo no terminal.
Abres um terminal e vais a directoria onde esta o ficheiro e fazes aquele ./qqcoisa.
Se nao der, faz login como root (su e depois escreves a pass) e fazes o chmod.
Depois fazes exit para voltar a user normal e outra x ./qqcoisa.

diz qualquer coisa quando tentares
 
opá sinceramente... isto cansou.me (que perguiçoso).. não consegui nada.. tenho de tentar outra vez amanha.. daqui a nada ainda dou um bikeiro no pc... bem... e o problema do teclado?! esse é que me está a enervar bastante também... é so no kurumin ou o problema com o Alt Gr/Ctrl + Alt tb há em outras distros?!

cumprimentos e obrigado pela ajuda de qualquer maneira
 
saca outra vez o amsn, mas saca um tar.gz, para depois se instalar isso a pata.
O prob do teclado deve ser so no kurumin, porque isso nao deve ter o pt pt, mas sim apenas o pt_br (por ser brasileiro).

Depois a gente arranja maneira de instalares uma distro em condicoes :D

Bom fim de semana
 
já sakei em tar.gz mas no kpackage não instala... com o que é suposto eu instalar isso?! pois realmente tou a ver ke esta distro.. enfim...

obrigado e cumps

edit: já esta.. com o ark.. sorry a noobice!
cumps
 
Última edição:
bem, até agora as unicas coisas que consegui instalar foi o amsn e java... tive a tentar instalar o mercury, em .bin mas ele depois pára a instalação. estou a faze-lo seguindo um pequeno texto de ajuda... agora, há programas que não consigo mesmo instalar..... o amsn foi fácil, descompactei e clikei lá dentro no icone e está a funcionar agora gaim, kmess, opera, nada disso consigo pôr a funcionar... o gaim vem em tar.gz2... não consigo fazer nada com akilo... já sei instalar pacotes em .bin agora o resto não sei... agradecia a ajuda dos "experts" no assunto para explicarem aki as várias maneiras de abrir os fixeiros com os vários tipos de extensão (agradecia detalhes pois sou mesmo noob nisto... por exemplo explicar onde executo o comando, etc...).

Isto pode ajudar outros que se estejam a iniciar no linux...

Aos moderadores, não sabia se deveria de fazer uma nova thread, se axarem melhor pm por favor.

edit: já agora alguém pode indicar uma alternativa ao kpackage?! parece ke o meu não está a funcionar muito bem... aro o kpackage, vou ao menu, escolho abrir, selecciono um fixeiro em rpm (já tentei um do gaim ke sakei agr em rpm e o do panda antivirus que também está em rpm e não acontece nada com nenhum dos dois :s )

cumps
 
Última edição:
atençao, n tens nd d configurar teclado nos 2... so no Xserver... inclusive, se colocares os 2 diferentes, ele vai.t perguntar kal afinal keres :D e alem d portugues, tens d ver k tipo de teclado tens (nr teclas)....

outra coisa... s tens 1 .RPM... logico n dá pra instalar... so s fosse .DEB. pra converter tens o ALIEN (apt-get install alien)
kalker duvida apita.

P.S. k versao tas a usar ??
 
pois mas quando faço apt-get alien não acontece nada.. nem mensagem de erro nem a dizer que está a instalar.. também acontece o mesmo quando tento instalar algo em .deb... faço # dpkg -i nome_do_fixeiro.deb mas não acontece nada :s . já agora podes me dizer como faço para configurar o meu teclado de modo a que apareçam os tais simbolos como a "@" ? se não for muito incomodo :) .
uso o kurumin 4 (4.2 penso eu :P) .

cumps
 
ups... tens razão. LOL. mas agora é isto que aparece:

root@kurumin:~# apt-get install alien
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
O pacote alien não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isso pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote alien não tem candidato para instalação
root@kurumin:~#

:s

help!!
cumps e obrigado xtr3me e AndreAPL (temos o mesmo nome, não contando o APL claro :D)

edit: já estou a aprender umas coisinhas bem porreiras em linux.. para o 2º dia não está mal ;)
edit2: estou a fazer o update do sistema...
 
Última edição:
eu já pedi ajuda em cima porque eu não sei instalar esses pacotes em .tar.gz...
desculpa a noobice...

cumps

edit: eu mudifikei a extensão para .deb com o alien.. já instalei o opera e o kmess.. mas não sei onde é que foram parar :s
 
Última edição:
heheh ... + 1 pergunta newbie :D here is help
olha,tenta instalar o Synaptic pelo apt-get, é mt util pra gerir novos prog...
bem,vou ver la isso do teclado :)

Edit: bem, eu simplesmente fui ao painel controlo KDE > Acessibilidades > layout > meti tipo teclado, a lingua e ficou direitinho.... @£§€ :cool: ou simplesmente consola > setxkbmap -model pc105 -layout pc -variant basic...
 
Última edição:
já está.. afinal está a dar pelo apt-get.

cumps e MUITO obrigado pela ajuda

próxima duvida que o link indicado não ajudou...

eu fiz o apt-get install do synaptic.. presumo ke ficou logo instalado certo?! apareceu então uma pasta no directorio /home/kurumin com o nome de synaptic e com bastantes fixeiros lá dentro, uns em .deb, outros em .tar.gz, etc...
mas não encontrei nenhum executavel.. como faço agora?! isto é o mesmo que me aconteceu com o opera.. mas o opera esta instalado pois se faço apt-get install opera diz.me que a minha versao já é a mais recente..
desculpem estar a ser muito chato mas preciso mesmo de ajuda.. :P

cumps
 
Última edição:
Back
Topo