1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas no overclock a um P4 3.0

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por FELiYCORA, 19 de Janeiro de 2005. (Respostas: 18; Visualizações: 1032)

1. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

Não percebo mt de P4s pois tinha amd xp e agora arranjei um destes.

Como podem ver tenho o processador a 3390mhz. isto com vcore default (1.285v)

tem stock cooling, e n sei até k ponto o Core Center da MSI (a board é uma MSI 865PE Neo2-V) lê as temps bem. o certo é que estão +/- iguais as lidas pela BIOS.

IDLE: 32-35º
    FULL: 45-50º

tenho umas duvidas:

na bios, consigo alterar o FSB, k esta neste momento a 225mhz. ao aumentar o fsb aumenta-me o AGP/PCI clock. não da pra bloquear. o maximo que posso fazer é diminui-lo ate um valor mt proximo do default. o que recomendam? deixar no valor proximo de default ou deixar em automatico e ele começar a subir?

outra coisa. a mnh memoria é uma TwinMos DDR400 512mb. 1 stick apenas. na bios tenho a frequencia em AUTO, ou seja, está em 1:1 com o processador. devo meter a 400mhz ou deixar em AUTO?

axam melhor tentar baixar os timings. é vantajoso? as memorias aguentam? sao 2.5

outra e ultima duvida. posso aumentar o vcore? ate quanto?

obrigado. nc overclockei mt, e n tou a par do overclock actual e por isso desculpem la as xatices :D

2. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Não estou muito a par dos últimos P4 mas,

1º AGP/PCI lock é fundamental. Sem isso não vais muito longe. Se não dá coloca-o o mais próximo possível do default.

2º Se o default é esse acho que com stock cooler poderás ir até 1,5V talvez. De qualquer modo vai subindo aos pucos e checa as temps.

3º Mete a RAM a 400. Se conseguires baixar os timings tens toda a vantagem nisso. Sobe o vdim.

4º Tenta achar o limite do cpu e o limite da RAM isoladamente. Para isso usa os divisores da RAM. Depois de achares o limite dos 2 arranja a melhor solução de compromisso.

Nota: só com 1 dimm não usufruis do dual channel

3. FELiYCORA

muito obrigado ojdr.

sim eu sei k c 1 dimm n usufruo do dual channel mas k se ha-de fazer.

desculpa la n percebi o ponto 4.

a parte dos divisores da RAM. n encontro isso

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Pelos resultados que aqui colocas-te diria que provavelmente esse CPU dá mais. A memória é que não deve dar muito mais.
    No entanto, e como o Orlando já disse teres dois dimms de mem é fundamental para teres dual channel. Isso vai melhorar a preformance. Era preferivel teres 2X256MB se não conseguires ir para 2X512MB de RAM.
    Não tenho MSI mas vê como é dos divisores. 5:4 é porreiro. Quando tiveres as mems a 200Mhz (default portanto) Terias o CPU a 3750Mhz. Mas com stock cooling não vais conseguir mesmo que o CPU dê para isso. Vai ficar muito quente. Se realmente vires que o cpu é bom vale a pena arranjar outro cooler.
    Mas eu começaria sempre por colocar o sistema em dual channel.

5. FELiYCORA

obg Metro.

outra coisa agora tentei alterar o vcore e o minimo possivel para alem do default é 1.4875 ou coisa do genero. ainda é um salto grande. :(

6. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Hmm, também estava a achar o vcore default muito baixo. De certeza que é erro do CPUZ. Usa a última versão (1.26)

Esse CPU deve ser 1,5V default quase de certeza.

Isso deve ser um Prescott dos antigos. Cuidado com o aquecimento desses bichos...

Com stock cooling não arrisques muito...

7. FELiYCORA

na propria bios diz o msm. vou actualiza-la.

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Vcore

Epah esse Vcore deve tar errado :( Tenho a certeza absoluta k o vcore default desse P4 e' 1.5v... Não te preocupes k ele ate' deve aguentar praí 1.65/1.70 com o stock cooler...

Atenção 'as temps k esses meninos têm alguma tendencia a akecer em Full load :) Em idle tão bem mas em Full akecem algo demais...

Não conheço a board mas com uma board antiguita... Asus P4S800 (Sis 648) com o stock cooler cheguei aos 3500 num exactamente igual... (Axo k com o vcore default...)

9. Metro

Staff Member

Tenho um medo de actualizações de BIOS em MSI:(

Orlando são este bichinhos que não se deve meter o Vcore acima de 1.6?
    Vê lá isso.
    Eu acho que a 1:1 vais atingir rapidamente o limite da mem.
    Esse vai ser o limite. Para puxares pelo cpu usa divisores.
    E desliga o Folding para andar a puxar pelo bicho. Liga só quando estiver estável. Não vá perderes alguma WU:)

God_Lx:
    O teu era socket 478. Não?
    Se este é Prescott deve ter cuidado com o Vcore

Off-topic.
    Podes mudar o teu nick para a côr azul. Basta ires ao sitio onde fizes-te o pedido:)

10. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Reis, isso dos 1,6V max era nas P4C800 (comigo arderam duas :( )

11. Metro

Staff Member

Era só nessas?
    Ok. Eram nas primeiras antes de sairem as especificações para Prescott.

De qq forma mais do que 1.6 para o dia a dia a ar é capaz de ser excessivo. Não?

12. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Sim o problema era nessas boards e nas bios que sairam na altura....

1,6 stock cooler para dia a dia tb acho excessivo. Mas depende das temps e estabilidade....

13. FELiYCORA

actualizei a bios. a voltagem continua igual. na bios/core center e cpu-z. indicam tds o msm.

na bios pus as memorais a 400mhz. vou ver ao cpu-z estao a 225, ou seja 1:1

pk é k n muda?

14. God_Lx

God_Lx Folding Member

Socket

Yeap :) andei a brincar com 2 ;) um Socket 478 e o outro Socket 775... Eram os dois Prescott e overclockavam o mesmo +/- mas no socket 775 com o cooler de origem akelas temps eram medonhas...

Eu axo k pelo menos os 3400 consegues dar a isso na boa com o vcore default e com o stock cooler da Intel...

15. FELiYCORA

3400 claro k dou. estou a 10mhz deles. lol

16. God_Lx

God_Lx Folding Member

Mems

Elas fikam sempre assim... Se não keres as mems a atrapalhar mete-as na Bios a 333 e deois overclocka... Vai vendo em quanto vai, da ultima vez as minhas mesmo a 333 ja' iam nos 440...

17. God_Lx

God_Lx Folding Member

Lol

ROTFL ! boa n tinha reparado k ja' ias aí ;) Eu axo k podes ir ver onde kiseres k o vcore default dele e' 1.5... ate' me admira k com 1.2 de vcore consigas chegar aos 3400... Eu no meu não fui mais longe por causa das temps com o stock cooler... Mas ele dava bem mais...

18. "eu"

"eu" Folding Addicted

FELiYCORA qual é a tua bios?
    :)

19. FELiYCORA

a ultima: V6.1 on 07.00T (01/05/05)

Partilhar esta Página