Duvidas OC com asus EPU-6

Neo4

Banido
Boas pessoal,

tenho este sistema novinho:
q6600
p5q-pro
Powercolor ATI HD 4650 512MB GDDR2
Teamgroup DDR2 Elite PC2-6400 2GB Kit
alimentado por uma lc-power 550w

o CPU está com WC com um airplex evo 240 e um bloco ac cuplex pro.

eu activei a função de speedstep na bios pois nao preciso do cpu a gastar energia quando não estou a fazer nada e apenas quero fazer um OC moderado.

Ora bem no EPU-6 e com o AI suite aberto eu vejo que em modo iddle e em MAx power saving no EPU o cpu fica a 1500Mhz, mas se eu no EPU for configurar o max power saving para diminuir a freq do cpu por exemplo para -20% o pc bloquei.
O que eu acho é que esta opção é para ser usada quando o speedstep está off pois ele já faz underclocking estou certo?!

Quando ao modo max performance eu consigo por +20% do cpu ou seja ele fica a 2.8qq coisa Ghz mas mais que isso ele bloqueia. devo aumentar o Vcore ou o default deve chegar para os 2.8?! eu gostava de conseguir chegar aos 30% de aumento, o que devo alterar, mas de modo a continuar com o speedstep?

já agora no PC Probe tem um campo à frente do sitio para alterar o vcore que se chama threshold que está a 20%, que significa isso?

Obrigado :001:
 
se queres fazer OC convem ser pla bios....

mete ai uns prints do cpuz pa ver a rev do cpu etc etc...

cumpts
 
Última edição pelo moderador:
Pelo que apurei se fizer OC pela bios mantenho o speedstep mas apenas para o FSB selecionado ou seja se tiver o fsb a 300 o minimo será 300*6 = 1800Mhz e o maximo 300* 9 = 2700Mhz

com o EPU se o Cpu estiver em auto para além de baixar o mult baixa o FSB, é possivel fazer isso sem este software?

Por exemplo neste momento tenho o cpu quando em full a 2.7 e em idle a 1.2 vou agora correr o prime95 para ver se os 2.7 estão estáveis sem aumento de vcore...

agradecia algumas luzes por favor :)
 
1h a correr prime cpu a 2739Mhz e a temperatura a 35º no cpu e no sistema a 33º

penso que aguenta bem nao?!

agredecia era alguns conselhos/dicas :)

este programa tem a vantagem como ja disse de para baixo load baixar o fsb e o multiplicador e não sei se so com a bios dá...

dicas por favor sou completamente iniciado!

Abraços
 
1h a correr prime cpu a 2739Mhz e a temperatura a 35º no cpu e no sistema a 33º

penso que aguenta bem nao?!

agredecia era alguns conselhos/dicas :)

este programa tem a vantagem como ja disse de para baixo load baixar o fsb e o multiplicador e não sei se so com a bios dá...

dicas por favor sou completamente iniciado!

Abraços



na bios tbm tens isso =)

eu tenho isso no meu c2d e todos os users com boards skt 775 + c2d ou c2q tem o speedstep na bios...esse cpu com a board que tens faz a brincar 3.2ghz... 400 fsb : 400 mhz (ram) baixa o fsb para 266 assim como a freq das mems...assim ficas logo d inicio 266 : 266 depois de meters isso daz 10 em 10 de fsb (276, 286, ... por ai fora...)a medida que aumentas fsb a frequencia da ram tbm sobe e mantens sempre um ratio de 1:1...=)

espero te ter elucidado

cumpts

EDIT - Sempre que aumentas fsb entras no windows abres uns quantos programas pa ver se ele nao crasha...ve sempre as temps do cpu por ai fora
 
sim mas pelo que apurei com o speedstep ele so baixa o multiplicador, e no EPU ele baixa o fsb também quando está em idle ou seja consegue menos MHz certo?
 
grande ajuda, nenhuma justificação nem resposta às minhas questões :rolleyes:

para ja´com o EPU consigo em iddle 1,2Mhz e em full 2,74Mhz!

abraços
 
Speedstep - multiplicador
C1E - Vcore, que não funciona em over/undervolt
EPU - FSB, que não funciona em overclock

o que é C1E ?!



EPU - FSB, que não funciona em overclock

Como assim?!

eu pouco ou nada sei de overclock, o que eu pretendo como já disse é ter um sistema em undervolt quando está em iddle e em OC quando está em full, para já consigo isso no EPU, mas se me disserem qual a melhor maneira de fazer isso sem o EPU e porque é que o EPU é mau mudo já :p
 
C1E é um tipo de enchanted halt state que diminue a voltagem do CPU para consumir menos energia.

e como faço isso?

afinal dá ou não para fazer o que eu quero sem usar o EPU?

o que me lembrei foi de aumentar o FSB na bios e no EPU apenas fazer underclock para atingir os mesmos 1.2Mhz sendo que em modo normal em full ele chegava ao maximo do FSB que coloquei na bios.
 
Do que eu percebi:

Speedstep - faz variar o multiplicador entre 6x e o máximo definido na BIOS (que pode ir desde 6 até ao máximo permitido pelo CPU).

C1E - baixa o Vcore em baixa carga, o que está associado a um multiplicador mais baixo e coloca-o igual ao VID do CPU em carga (multiplicador máximo). Funciona em conjunto com o Speedstep. Não funciona se o Vcore definido na BIOS for diferente de Auto ou diferente do VID do CPU.

EPU - diminui o FSB quando a carga é baixa, o que corresponde a um multiplicador mais baixo, logo deduzo que funcione em conjunto com as duas funcionalidades anteriores. Também duvido que vá funcionar quando o FSB fôr diferente do original do CPU.
 
Última edição:
Do que eu percebi:

Speedstep - faz variar o multiplicador entre 6x e o máximo definido na BIOS (que pode ir desde 6 até ao máximo permitido pelo CPU).

C1E - baixa o Vcore em baixa carga, o que está associado a um multiplicador mais baixo e coloca-o igual ao VID do CPU em carga (multiplicador máximo). Funciona em conjunto com o Speedstep. Não funciona se o Vcore definido na BIOS for diferente de Auto ou diferente do VID do CPU.

EPU - diminui o FSB quando a carga é baixa, o que corresponde a um multiplicador mais baixo, logo deduzo que funcione em conjunto com as duas funcionalidades anteriores. Também duvido que vá funcionar quando o FSB fôr diferente do original do CPU.

Eu acho que o EPU baixa o FSB e o multiplicador, ou seja, velocidade menor do que com o FSB inalteravel e o multiplicador no mínimo.

agora continuo a perguntar porque é que não devemos mexer num software amigavel que faz isto tudo e sim na bios, e se da para fazer isto sem usar o EPU, mas continuo sem obter resposta :p
 
Então desliga o EPU e vê se o multiplicador varia. Depois desliga o Speedtest e activa o EPU :p

Num 'software amigável' não tens o mesmo 'nível de controlo' que tens na BIOS: tensões (Vcore, Vnb, Vsb, GTL, VTT, VFSB, ...), timings das memórias, etc.

Até porque, sem pensar muito, esse software esta minimamente pensado para quem não percebe muito do assunto (até vem no CD da mboard e tudo).
 
Então desliga o EPU e vê se o multiplicador varia. Depois desliga o Speedtest e activa o EPU :p

Num 'software amigável' não tens o mesmo 'nível de controlo' que tens na BIOS: tensões (Vcore, Vnb, Vsb, GTL, VTT, VFSB, ...), timings das memórias, etc.

Até porque, sem pensar muito, esse software esta minimamente pensado para quem não percebe muito do assunto (até vem no CD da mboard e tudo).

se desligar o EPU o mult varia na mesma, já testei, pois o speedstep esta on...

vou tentar desligar o speedstep, o que penso que vai acontecer é o underclock acontecer sobre os 2.4Ghz baixando apenas o fsb. e o OC aumentando o FSB como já o fazia.


Lá está eu sou dos que não percebe muito do assunto :p o computador tem estado estável ainda hoje joguei 2h e foi na boa.

os timings das memorias ate gostava de optimizar :p
 
o que eu não percebo é no EPU se aumentar a performance para OC de 20% o computador porta-se muito bem em full, ja correu prime e intelburntest mas depois em iddle bloqueia!!!

alguém sabe porque é que isto pode estar a acontecer?! é um bocado estranho não? :S
 
Back
Topo