Dúvidas OC E4300 + p35ds3p

elsapon

Power Member
Boas.

Há já bastante tempo que não navego em foruns, mas pareceu-me boa ideia não fritar o cpu ou a board sem partilhar as minhas dúvidas, e este é o sítio certo.

Antes do mais, o meu PC:

- Antec P160
- LC-Power Arkangel 850W (é mesmo barulhenta ou é impressão minha?)
- E4300 (9x200, 1.325v)
- Thermalright Ultra-120 Extreme + Arctic Cooling Fan 1205PWM (controlada via PWM) + AS5
- Gigabyte P35-DS3P rev. 1, BIOS F4, sem mods
- Gskill PC2-6400 PK 4x1GB 4-4-4-12, 2v (bastante quentes ao toque)
- Saphire X1950Pro 512 + Arctic Cooling Accelero S1 (the sound of silence, eheh)
- Soundblaster Audigy 2 ZS
- WD Raptor 74GB 16MB + WD Caviar SE16 320
- Samsung DVDRW Sata + Plextor PX-130A

Enquanto esperei pela minha Ultra-120, consegui muito facilmente atingir a marca de 9x333 (66% de OC) com a voltagem de origem, com uma T-max de 58º a 21º de T-amb, e sem alterar nenhum outro setting na BIOS. Até a variação contínua do relógio e voltagem continuou a funcionar sem probs. Em suma, um rochedo 24/7.

Chega o dia de ontem e cuidadosamente instalo a Extreme, com o dente afiado para a marca dos 100% de OC a ar, mas está algo sério a escapar-me, e continuou a escapar noite dentro, sem conseguir boas marcas. A [email protected], meia hora de ORTHOS/GROMACS depois, acusava 45º nos cpus e 37º no chipset: sobre-aquecimento não será, digo eu!

Quero pedir à malta batida nos Core que me dê umas dicas, fundamentalmente que me seja sugerido uma boa sequência de testes, um bom esquema de isolamento dos bottlenecks da minha configuração. Confesso, vivi feliz com Athlon por muitos muitos anos, e ando agora a apanhar bonés uma beca...

Por onde devo começar a testar,? FSB, RAM? Com que voltagens? O que é uma temp e uma voltagens segura no P35, por exemplo? Até onde posso ir com um Core nesses aspectos? Opções de BIOS a desligar/ligar? 4 DIMMs é demais? Northbridge passiva é para esquecer? A board que apanhei é uma caca?

Desde já obrigado!
 
A 9x333 tenho o mult a 2.4 (800), em todas as outras tentativas coloquei a 2, e também testei com os timmings em SPD.

Screens trago amanhã, ainda vou andar de volta daquilo hoje!
 
Back
Topo