[dúvidas] Openbox

uterrorista

Suspenso
Openbox


Openbox is a highly configurable, next generation window manager with extensive standards support. The *box visual style is well known for its minimalistic appearance. Openbox uses the *box visual style, while providing a greater number of options for theme developers than previous *box implementations. The theme documentation describes the full range of options found in Openbox themes.
Openbox lets you bring the latest applications outside of a full desktop environment. Most modern applications have been written with GNOME and KDE in mind. With support for the latest freedesktop.org standards, as well as careful adherence to previous standards, Openbox provides an environment where applications work the way they were designed to.
(...)

Links


Dúvidas
Coloquem as vossas dúvidas aqui.


E para estrear:
Eu fiz o Undecorate a uma janela da consola.
Fechei a consola e abri outra vez. Mas continuo sem a janela.

Como não tenho janela, nao posso carregar com o botão direito do rato e fazer Decorate.
Como desfaço isto?
 
Última edição pelo moderador:
Vi os vossos comentários acerca do Openbox e decidi experimentar no meu ArchLinux.

Tudo parece estar a funcionar bem, menos os caracteres utilizadores pelo AltGR, pois quando faço, por exemplo, AltGR+2 para escrever a arroba, ele muda de TAB no Firefox. Alguém tem solução para isto?
 
Vi os vossos comentários acerca do Openbox e decidi experimentar no meu ArchLinux.

Tudo parece estar a funcionar bem, menos os caracteres utilizadores pelo AltGR, pois quando faço, por exemplo, AltGR+2 para escrever a arroba, ele muda de TAB no Firefox. Alguém tem solução para isto?

Tens o xorg.conf bem configurado?
A minha parte do keyboard está assim:

Código:
Section "InputDevice"
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "kbd"
    Option         "XkbRules" "xorg"
    Option         "XkbModel" "pc105"
    Option         "XkbLayout" "pt"
EndSection
 
Tens o xorg.conf bem configurado?
A minha parte do keyboard está assim:

Código:
Section "InputDevice"
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "kbd"
    Option         "XkbRules" "xorg"
    Option         "XkbModel" "pc105"
    Option         "XkbLayout" "pt"
EndSection

Ui, funcionou. Muito obrigado. :P

Era o XkbLayout que no meu estava em pt-latin9. :)
 
Tens aqui um exemplo.... onde o "W" corresponde à tecla do windows. Outras teclas importantes são:
"C" para control.
"A" para o alt.
"S" para o shift...

De resto acho que está bem explícito no exemplo(tirado da wiki do arch, link) de como o resto funciona...

Then, add the following entry to the <keyboard> section ~/.config/openbox/rc.xml to enable a shortcut to launch dmenu:
Código:
   <keybind key="W-p">
     <action name="Execute">
       <command>~/path/to/your/dmenu-script</command>
     </action>
   </keybind>
 
Decidi experimentar o Openbox. Ora, vou eu seguir este belo tutorial, quando chego à parte do pypanel, o ficheiro não está criado. Até aqui, ok, decido criá-lo eu, com as configurações do uterrorista. Sigo o resto do tutorial e ao reiniciar, o pypanel não aparece. Tentei logo iniciar pelo terminal, mas aparece isto:

Código:
Traceback (most recent call last):
  File "/usr/bin/pypanel", line 892, in <module>
    from ppmodule import ppinit, ppshade, ppicon, ppfont, ppfontsize, ppclear
ImportError: No module named ppmodule

EDIT: Problema resolvido.

Adicionar ao ficheiro ~/.config/openbox/autostart.sh o seguinte comando:

Código:
python2.4 /usr/bin/pypanel &
 
Última edição:
bem eu tenho um problema que so acontece se estiver no openbox: pouca luminosidade no ecra. mal mudo para gnome a luz aumenta. alguma solução?
 
como posso criar um pinemenu ???

estou usando o obmenu e crio o pinemenu e as opções para ele mas ao reiniciar o openbox as opções do menu aparece embaixo do label e não ficam "dentro" dele.

Exemplo -> Editores de Texto (nano/abiword) eu quero quando clickar em editor de texto aparece os editores para eu selecionar, mas acotece que os editores ficam em baixo do titulo
 
Tenho uma dúvida:

Quando inicio o Nautilus, deixo de puder aceder ao menu, porque o desktop fica como no gnome, ou seja right-click, aparece: create folder, create launcher, create document, etc.
Ou seja, quando quero aceder aos meus ficheiros fico sem puder ir ao menu.

Há solução?
 
Tenho uma dúvida:

Quando inicio o Nautilus, deixo de puder aceder ao menu, porque o desktop fica como no gnome, ou seja right-click, aparece: create folder, create launcher, create document, etc.
Ou seja, quando quero aceder aos meus ficheiros fico sem puder ir ao menu.

Há solução?

Sim. O desktop do GNOME é uma ferramenta do Nautilus propriamente dita. O Nautilus, portanto, lança esse mesmo desktop na camada homónima automaticamente. Contudo, se o lançares como
Código:
$ nautilus --no-desktop
isto já não acontece.

Se és habitual user de WMs como Openbox e não costumas usar o GNOME, podes desactivar no ficheiro gconf a opção do nautilus abrir sempre o desktop:
Código:
$ gconftool -t bool /apps/nautilus/preferences/show_desktop -s false
E assim, ao fazer
Código:
$ nautilus
ele já será lançado sempre sem ambiente GNOME.

\o
 
Última edição:
Boas,

1º que tudo, um muito obrigado ao autor deste tópico que muito me ajudou hoje;).

Já há algum tempo que andava para me meter no Open/Fluxbox e agora que tenho tudo mais ou menos pronto, tenho umas dúvidas:P.
É assim, quando mudo o tema do openbox no obconf, apenas muda a decoração das janeslas, sendo que o resto continua a cargo do tema definido no Gnome, isto é mesmo assim ou se não é, como altero isto? tentei o lxappearance, mas o gajo teima em não mudar o tema.
Outra coisa, no site box-look.org quando saco temas para o openbox não os sei instalar. Alguém sabe como se faz isso?
Ainda mais uma questão, tenho uma consola a correr no fundo do desktop (urxvt) e queria mudar a sua posição quando arranco com o open. Any ideas?:D (já passei os olhos pelas man pages mas não encontrei como fazer). Já agora, como fazer com que uma certa aplicação não apareca na lista de janelas abertas? queria fazer isso com a consola.

Desculpem a ignorância ainda estou a começar nos *box.

Obrigado e cumprimentos.;)
 
Última edição:
Fluxbox > Openbox :P

De qualquer maneira:
- As definições de themes, icons, cores, tipos de letra, etc, em aplicações GTK não são definidas pelo GNOME mas sim pelo próprio GTK num ficheiro chamado .gtkrc-2.0. Para mudar essa coisa toda, tens alguns pequenos programas, como por exemplo o gtk2_prefs. Claro que para veres os efeitos de uma mudança no .gtkrc-2.0, tens que reiniciar a aplicação.
- Os ficheiros .obt podem ser instalados com o obconf.
- Quanto ao posicionamento das terms, não faço ideia, nunca usei Openbox a sério.
 
Foi para aproveitar o tutorial que tava no fórum:P

A única forma que consigo mudar os temas (para além da decoração da janela) é mesmo através do Gnome, não sei o porquê, mas pronto:p.
No site box-look.org os ficheiros não vem em .obt, dai a minha questão. Extrai e criei um novo arquivo com a extensão .obt mas mesmo assim ele não aceitou aquilo. O obconf correndo pela consola dá-me vários erros, pode ser por isso.

Obrigado pela ajuda, cumprimentos:)
 
Vi agora a questão que acrescentaste.
Lista de janelas abertas aonde? Se usares a pypanel, tens uma função lá pelo meio que serve para isso. Para descobrir o que por lá, usas um pequeno programa chamado xprop, seleccionas a janela e vês a entrada WM_CLASS(STRING).

Quanto à questão dos themes das aplicações GTK, garanto-te que eles são geridos pelo .gtkrc-2.0 ;)
E quanto aos themes do openbox, não faço ideia.
 
Back
Topo