1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvidas] OpenSUSE 11.1

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por sapc, 18 de Dezembro de 2008. (Respostas: 110; Visualizações: 9363)

1. Foi lançada hoje a versão 11.1 da distribuição OpenSuse

Download

2. heeven

heeven Power Member

usas o 1-click install http://opensuse-community.org/1-click-collection só não sei se já saiu para o 11.1

vou instalar amanha o 11.1...so que tenho de instalar o vista para uma cadeira que vou ter. Posso instalar primeiro o Suse e depois o Vista?

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Poder, podes. Tens é de reinstalar o grub de seguida.

4. Saquei o livecd do KDE mas não consigo fazer login pois pede user e pass. Não me consigo safar. Alguém sabe??
    Cumps, jorjão.

5. petersaints

petersaints Power Member

Qual o equivalente ao apt-get em openSUSE? Prefiro usar consola para instalar cenas :P

6. B3n3v3nt3

B3n3v3nt3 Power Member

Penso que é o Yum se não me engano.

7. Nomearod

Nomearod Power Member

Yum é no Fedora.

No OpenSuse é o Zypper que ainda recentemente foi escolhido como melhor package manager que existe pelo DistrWatch. Não é um "prémio" propriamente dito, mas revela que está longe de ser algo "fraco" e sem grandes funcionalidades.

http://en.opensuse.org/Zypper/Usage

8. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Yast
    Código:
    yast -i nome_do_pkg

9. Romani48

Romani48 Power Member

e eu, defensor acérrimo de Gnome para descomplicação e utilizadores que quer Linux de uma forma "It Just Works", digo já que o KDE 4.1 tá mesmo excelente!

Só não gosto das janelas claras quando todo o tema é preto...

E anyway, Suse quer-se com KDE :)

10. tangram

tangram Power Member

OpenSUSE usa yum, rpm, yast e zypper. Este último é na minha opinião o melhor. Convém não misturar, ou seja, não uses o yum umas vezes, o zypper noutras, etc... isto porque cada package manager tem a sua base de dados e forma de controlar o que está no sistema.

Se quiseres saber os comandos do zypper basta:

Código:
    # zypper
    E aparece uma lista com os switches mais habituais. Dá também uma olhada em:

Código:
    # man zypper
    E tens aqui também uma excelente referência ao zypper: http://opensuse-tutorials.com/2008/07/zypper-tips-and-tricks/

11. da para usar a banda larga móvel da vodafone nesse opensuse 11.1 ?

12. APLinhares

Staff Member

sim, visto incluir a última versão do NetworkManager.

13. heeven

heeven Power Member

experimentaste meter a resolução à mão no xorg.conf? sempre que usei ubuntu tive de fazer isso.

14. Nomearod

Nomearod Power Member

Claro. Tentei tudo e mais alguma coisa no xorg.conf e nas ferramentas que existem na distro para estes efeitos. Nada resultava e na documentação deles a única coisa a respeito disto era uma página de discução onde um user se queixava de não haver nada a respeito da resolução 1440x900 não ser detectada.

Em Fedora também tive que editar o xorg.conf à mão, mas aqui resultou.

15. rjtd

rjtd Power Member

No Fedora a minha ATI nem sequer imagem dá no setup.
    Aí está uma coisa que gosto no Ubuntu. Gráficas funcionam out of the box. E depois há tudo nos repos.
    Mas para "enterprise", tenho que arranjar uma alternativa visto que não estou satisfeito com os constantes bugs que surgem e nunca são resolvidos.
    Esses "one-click-install" como ficam quando se faz update à distro?
    A nível de repos, quais usam (third party)?

Última edição: 26 de Dezembro de 2008
  16. rjtd

rjtd Power Member

Infelizmente não funciona no meu portátil :mad:

17. heeven

heeven Power Member

acho isso um bocado impossível, o que não funciona?

18. stifler.pt

stifler.pt Power Member

dvdrom nao encontrado no suse

Boas,

Sou novo nestas andanças de linux e instalei o opensuse 11.1 , tenho tudo bem configurado, mas quando vou para gravar uma imagem de dvd ele diz na aplicaçao que nao foi encontrada qq drive optica.... ja testei 2 aplicações diferentes e aparece a mesma mensagem.
    O que é estranho é qd insiro um dvd virgem surgem opções de gravaçao, assim como se insiro com media consigo ler a media...
    Se for ao hardware tb aparece a drive totalmente bem configurada...
    Já agora gostava de saber como instalar um pack de codec´s para o suse, tipo o k-lite para o windows...

Cumps

19. APLinhares

Staff Member

Instalação ou Upgrade ?

Verifica se o teu utilizador faz parte dos grupos Disk.
    Código:
    adduser inserir-utilizador disk
    ou então, forçando manual/ como por ex
    Sair da sessão e voltar a entrar.

1-click-install + acima.

20. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

nao estou a conseguir instalar porque sempre que seleciono uma +partição vazia que criei, ele diz que tem que ser uma partição de root.

eu sou mesmo verde nisto. se me pudessem dar umas luzes..

Partilhar esta Página