Dúvidas para montar PC para edição de vídeo

xurux

Membro
Quero editar DV e HDV em Avid Xpress Pro em casa e só posso gastar à volta de €1000 para já. No site da avid aconselham pl gráfica com chip nvidia quadro fx (por causa do DirectX9 e OpenGL). A PNY fx1500 custa 654,19 e só vou poder comprá-la a médio prazo (bem com o avid mojo). Vale a pena a PNY fx550 (antiga e talvez não aguente o HDV), que custa 244,26 ou uma placa Asus normal, tipo EAX1600 Pro/TD 512DDR2 (ou a de 256MB DDR2) ou EN7300GS/HTD 256MB DDR?

Outra questão é o monitor. Quero ter uma televisão normal para visionar enquanto edito, pelo que estava a pensar num monitor CRT 17". Mas parece que cada vez há menos e tenho receio de comprar modelos um pouco antigos (LG SW 710 SK, LG Flatron T710 BH, Syncmaster 793DF, HP S7540, Philips 107S61, Samtron 78E BDF) e que possam perder apoio por as marcas se estarem a virar quase só para TFT. Que acham?

Minha configuração prevista por enquanto:

Intel Core 2 Duo 1,86GHz
Asus P5B Deluxe (Intel P965, sk 775, firewire incorporado)
Kingston PC4200 DDR2 2x1024MB 533MHz (o FSB do Intel é de 1066MHZ)
Drive raiz Western Digital 160GB SataII 8MB
Drives vídeos 2x Western Digital 250GB SataII 16MB
Drive DVD: LG H22N LS Bulk
Drive Disquetes: Samsung
Caixa: Tacens Sagitta (3 fans, LCD com monitorização, usb e firewire à frente - essencial)
Fonte: LCPower Supersilent V2 550w Rohs
Colunas: Creative SBS Vivid 80 (basta um 2.0 porque a edição de som à sério não a vou fazer em casa)
Teclado: Logitech Classic Keyboard
Rato: Microsoft Comfort Optical Mouse 3000 OEM
Power Surge: MGE Pulsar CL5 Bloco 5 tomadas

Se optar por uma das placas gráficas Asus, mais baratas, posso ainda melhorar um dos seguintes componentes:
a) Processador a 2,13 ou mesmo a 2,4 (já com cache 4MB)
b) Monitor CRT 19" (LG Flatron T910 BU, Syncmaster 997MB, Samtron 98 PDF)
c) Monitor TFT 17" até €200 (qual aconselham?)

Gostava que me dessem opinião sobre a configuração, placa gráfica e qual dos melhoramentos escolher se ainda sobrar dinheiro.
Obrigado.
 
b) Esquece. Ou compras uma coisa decente ou nem vale a pena. Lamentavelmente, atm só tens coisas "muito decentes" tipo Lyiama. Mas com jeito ainda vês uns Sony/Phillips. Os specs são maus, as o tubo é bom...

c) Uma vez mais, esquece. Tempo de resposta da treta, resolução da treta, cor da treta. Para Word serve, para gfx é de cortar os pulsos.

Quanto ao resto, sinceramente acho estranho a Avid achar que precisas de uma quadro nem mencionar que precisas mesmo é de um firewire decente... Esp se do outro lado a camêra se chamar Sony...

Btw, eu editava DV á anos, e nem te digo os specs, pq eram de chorar a rir. Para HDV precisas é de raw CPU, as placas gfx á anos que chegaram ao limite do fillrate em 2D.

Não vás em banha da cobra. Ed video é um mercado onde ou já estás batido e tens as marcas do "acontecimento" ou és novo e "pronto a esfolar". Aprende a dizer que as tuas necessidades dizes tu quais são. E prepara-te para muitas noites sem dormir, pq pura e simplesmente, tudo o que vem nos docs não funciona...
 
esclarecimentos, Shadex

Obrigado, ShadeX, mas preciso que me ajudes a ver se percebi o que queres dizer.
Mas antes talvez seja melhor clarificar a minha situação, o post anterior já tava enorme e se calhar não fui claro. Cá vai - trabalho em cinema e televisão, sobretudo como realizador, mas a minha experiência a editar é sobretudo em pequenos filmes meus e feita em sistema Mac e Final Cut Pro, numa empresa de um amigo. O FCP e as configs Mac eu domino relativamente bem e tenho noção de que preciso de uns €6000 euros para chegar a um bom sistema DV. Agora o que se passa é que eu preciso de arranjar um mini-sistema, entrada de gama ao nível semi-profissional, que me desenrasque sozinho e em casa pequenos projectos feitos praticamente sem dinheiro, para não estar parado com as minhas coisas pessoais enquanto não arranjo subsídio público para os projectos maiores. Portanto, eu tenho noção que provavelmente vou ter problemas mas preciso de algo que me desenrasque para não estar parado e, quando chegar o próximo subsídio (há-de chegar, já tive 3 nos últimos anos), posso pensar seriamente em melhorar o sistema PC ou até passar directamente para a plataforma Mac mínima para DV/HDV.
Após esta explicação queria confirmar contigo, a ver se percebi alguns pormenores da tua resposta:
a) parece que também tu preferes CRTs a TFTs para este tipo de trabalho. Certo?
b) parece que dizes que se arranjar CRT 19" da Sony ou Philips, menos mal. Certo? Vou ver se encontro e sei preços.
c) em relação à minha impressão de que os CRT estão a desaparecer do mercado, como que descontinuados (acho que a LG Portugal anunciou isso na Cebit 2005), o que achas?
d) achas que é mais importante melhorar o processador - em PC não há muito melhor que o intel core 2 duo a 2,4GHz, ou há?
e) achas que o firewire é importante - isso não está defendido com a motherboard da asus em que eu pensei, já com firewire incorporado, ou achas que deve ser uma placa firewire PCI própria?
f) as gfx quadro é o que vem nos requisitos mínimos do site para o avid xpress pro, mas já percebi que não compras. Achas que o DirectX9 e o OpenGL não fazem diferença em termos de aceleração do processamento vídeo? O que é que eu compro então? O sistema Mac em que eu trabalhei usava uma gfx matrox que tinha custado uns 150 contos há 3/4 anos. Em PC só vale a pena as canopus edius ou as pinnacle liquid pro, de contrário qualquer gfx actual de 256MB e DDr2 ou DDR3 serve para desenrascar, é isso que estás a querer dizer?
g) sei que talvez seja chato pedir isto, mas quais são as necessidades que devo impor a mim mesmo então, já que, conforme te clarifiquei, o sistema de que eu preciso é para uma situação em que eu sou "prestador do serviço" e "cliente" ao mesmo tempo, ou seja, não é uma aventura empresarial de nenhuma espécie?

Obrigado pelo teu tempo e paciência!
 
A configuração do PC está boa. Só tenho uma coisa a apontar: visto que vais trabalhar com vídeo, suponho que vais querer gravar bastantes DVDs, e convém usar um gravador bom. Aconcelho-te o BenQ DW1655 ou o Lite-On 165H6S (supondo que pretendes usar LightScribe).

Quanto à placa gráfica, estou a ver que não queres gastar muito, por isso acho que as melhores opções são a GeForce 7900GS (cerca de 210€) ou a ATI X1800GTO (195€). Ambas muito boas para o preço que têm.

Quanto ao processador, no máximo um Core 2 Duo E6600 2.4GHz (320€), mas o melhor qualidade/preço é o E6300, 1.86GHz (200€). Se fores fazer overclock ao CPU (é bastante fácil fazê-lo num Core 2 Duo), é melhor optares por memórias PC5300 (667MHz).

Quanto ao monitor, opta por um LCD da ViewSonic, Samsung ou LG, de 19 ou 20.1 (widescreen) polegadas. O LG L1915S (220€) é uma boa escolha se não estás a pensar gastar 350-400€ nos melhores LCDs.
 
Resposta ao Tio Wiz

Quanto à placa gráfica, estou a ver que não queres gastar muito, por isso acho que as melhores opções são a GeForce 7900GS (cerca de 210€) ou a ATI X1800GTO (195€). Ambas muito boas para o preço que têm.

Quanto ao processador, no máximo um Core 2 Duo E6600 2.4GHz (320€), mas o melhor qualidade/preço é o E6300, 1.86GHz (200€). Se fores fazer overclock ao CPU (é bastante fácil fazê-lo num Core 2 Duo), é melhor optares por memórias PC5300 (667MHz).

Quanto ao monitor, opta por um LCD da ViewSonic, Samsung ou LG, de 19 ou 20.1 (widescreen) polegadas. O LG L1915S (220€) é uma boa escolha se não estás a pensar gastar 350-400€ nos melhores LCDs.

Obrigado pelas dicas!

As gfx que aconselhas têm DIrectX9 e OpenGL? Ou achas que não é muito relevante para as condições desenrasca do sistema que quero montar? Concluindo, estás a aconselhá-las em vez do nível de placa Quadro fx550 ou em vez do nível de placas Asus que eu propunha? Também li em qq lado que o chipset das gfx deve ser do mesmo fabricante que o chipset da motherboard - concordas? acontece com as gfx que aconselhas?

Processador/memórias - não tenciono fazer overclock e também li que com as mem dual channel e um limite fsb 1066 na mb, não valia a pena mem >533Mhz - certo?

Monitor - que achas da questão da pseudo-descontinuidade dos CRT, achas que será mesmo uma questão relevante a curto prazo, que justifique aceitar já a mudança para TFT?

Obrigado!
 
As gfx que aconselhas têm DIrectX9 e OpenGL?
Sim.

Concluindo, estás a aconselhá-las em vez do nível de placa Quadro fx550 ou em vez do nível de placas Asus que eu propunha?
Em vez de ambas. :) Tanto na performance como no preço.

Também li em qq lado que o chipset das gfx deve ser do mesmo fabricante que o chipset da motherboard - concordas? acontece com as gfx que aconselhas?
Não concordo, e não acontece com as placas que aconcelho.

Processador/memórias - não tenciono fazer overclock e também li que com as mem dual channel e um limite fsb 1066 na mb, não valia a pena mem >533Mhz - certo?
Se não vais fazer OC, tudo bem. E acho que esse limite de 1066MHz refere-se ao FSB antes de ser quadruplicado, ou seja, aos 266MHz do Core 2 Duo.

Monitor - que achas da questão da pseudo-descontinuidade dos CRT, achas que será mesmo uma questão relevante a curto prazo, que justifique aceitar já a mudança para TFT?
Aí és tu que decides, mas acho que é uma boa escolha obter um CRT improvisado se ainda não queres gastar muito mais €€€ num TFT.
 
Back
Topo