1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas para quem tem Powerline em sua casa...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Hitori Jinsei, 22 de Outubro de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 1575)

  1. Hitori Jinsei

    Hitori Jinsei Power Member

    Boas tardes.

    Após ter lido e relido alguns tópicos sobre powerline no fórum, não consegui obter uma afirmação sobre uma particular utilização do powerline em prédio urbano, apenas menções em moradias (uso mais vulgar destes aparelhos em questão).

    A ligação que tenho em casa é a seguinte:

    - Router Thomson 784G (Meo), que tem uma porta ligada Ethernet ligada a um powerline PLC PowerGrid 902 (fornecidos pelos técnicos da Meo)
    - 2º powerline PLC PowerGrid 902 ligado por cabo Ethernet a um Router Wireless da Ruckus (solução aplicada em minha casa pelos técnicos da Meo porque o sinal WiFi não abrangia a casa toda).

    Como mencionei, vivo num apartamento. A questão é que apesar de já usar powerline em casa, e saber o seu funcionamento, hoje decidi experimentar uma ligação, mas não sei se correu da melhor forma.

    O que fiz foi o seguinte:

    - Retirei o 2º power line de casa e desci à garagem e conectei numa das tomadas. (Como o quadro da garagem é alimentado pelo quadro de casa, assumi que obtivesse "internet" através da linha electrica)

    Resultado?
    Como seria de esperar, o Ruckus estando ligado à corrente propaga o sinal wireless, com a identificação com que está configurado (SSID) , ao tentar conectar-me ao mesmo, não conseguia (normal, é apenas um router, sem gateway portanto nunca me iria conseguir ligar).

    A minha questão aqui prende-se com o seguinte:

    Após ter ligado o powerline, e ter pressionado o botão de Config (que presumivelmente vai procurar na rede electrica um outro equipamento e conectar-se a ele .. (penso que seja assim que trabalhe) ) não consegui obter comunicação com a rede de casa.
    Terei que pressionar o mesmo botão no powerline de casa, ou será que assume ligação directa? Se sim, será que tem a ver com as ligações electricas (necessidade de estar no mesmo "disjuntor" do quadro, ou apenas estar no mesmo quadro é suficiente?) ?

    Alguém que me possa ajudar, mais entendido ou que já tenha passado pelo mesmo?

    Obrigado em avanço pelo tempo dispendido a ler este testamente e se possivel, na ajuda que possam proporcionar.
     
  2. blaster_00

    blaster_00 Power Member

    Não tenho experiência pessoal com isso, mas não é suposto instalarem um filtro na entrada de electricidade (quadro?) na tua casa para não propagar o sinal aos vizinhos?
     
  3. Hitori Jinsei

    Hitori Jinsei Power Member

    Boa pergunta.

    Mas tendo um disjuntor no quadro de casa, que "alimenta" o quadro da garagem, suponho que esse filtro (caso exista), não incomode a passagem da "net" através do sistema que mencionei...

    Digo eu...
     
  4. statusRF

    statusRF Power Member

    Boas, ainda a semana passada fiz um teste semelhante.
    Tenho Vodafone por router Thomson, ligado a um PLC Devolo AV 200. Tenho 3 em casa, e resolvi experimentar a ligação no sotão, com um apa pelo meio.
    Assumi o mesmo que tu, sendo a rede electrica suportamente no mesmo quadro.
    Não carreguei sequer em botão nenhum, liguei a box Motorola por cabo ao PLC e depois à TV, foi à primeira.
    Em relação ao Wi-Fi e ligações de router, não te posso ajudar.
     
  5. Hitori Jinsei

    Hitori Jinsei Power Member

    Ligaste com um APA pelo meio?? (com um piso pelo meio, será isso?

    Que powerline usaste? Foi um terceiro Devolo?

    Cumps
     
  6. statusRF

    statusRF Power Member

    O meu apa é no 1º andar, e o sotão é no 3º.
    Em casa tenho 3 devolos, levei um e liguei-o lá em cima. Funcionou.
     
  7. Hitori Jinsei

    Hitori Jinsei Power Member

    O problema é que os que tenho são os que são "postos" pela Meo...e temo em comprar um Devolo para depois simplesmente não funcionar...lol
     
  8. statusRF

    statusRF Power Member

    Não sei quais são os da MEO, mas PLC é PLC.
    Segundo sei, a MEO não aprova muito esse tipo de ligação, por isso pode fornecer algum PLC mais fraquinho...quem sabe para mais tarde ser um incentivo ao cliente migrar para fibra e obter um serviço melhor..
    A unica coisa que te posso aconselhar é arranjares outros e experimentares. Já consegues adquirir um par deles a 40€. Se funcionar, 5 estrelas, se não funcionar, vais à loja e trocas por outra coisa.
     
  9. v3d3ta

    v3d3ta Power Member

    isso tambem pode ter a haver com o cumprimento da linha electrica. a medida que se vai estendendo vai perdendo forca. os meu tp-link dao para 300 metros de cabos electricos. o ideal ate era estarem ligados ao mesmo disjuntor. apesar de para alguns casos n seja necessario, e evitar ligalas em triplas para nao haver interferencia do sinal. tenta ver quantos metros aguentam esses, pode ser que encontres a resposta.
     

Partilhar esta Página