1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvidas] PC Antigo / fraco / poucos recursos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por neutral, 29 de Dezembro de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 3285)

  1. neutral

    neutral Power Member

    gostava de aproveitar um computador que tenho em casa. mas tenho um problema. a única forma de o ligar a uma rede é por uma placa PCMCIA wireless ou seja, torna-se dificil aproveitar este computador para fazer uma espécie de servidor por causa dos drivers. preciso de ajuda e de sugestões de distribuições de linux.

    post original aqui

    obrigado esquiso ;)
     
  2. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Essa placa, salvo erro, usa o chipset ACX111, logo tens de instalar e adicionar os drivers. Com essa configuração, é preferivel nem usares ambiente gráfico, devido á fraca capacidade. Aconselho 1 debian puro ;)
    < Aqui > tens 1 link a exemplificar, se indicares que distro preferes usar, podemos reformular.
     
  3. neutral

    neutral Power Member

    usa esse chipset mesmo. eu não sei nada de linha de comandos. será que consigo montar o servidor?
     
  4. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Dá pra montar. Agora tudo depende de ti, pois tendo em conta os recursos não dá pra ir muito para distribuições user-friendly com muitos GUI's (janelas)... e ler muito (aka google).
    Mas isso tb configuras e fica pra sempre, não é preciso andar sempre a mexer ;)
     
  5. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    montei um pc com peças que ia achando e foram sobrando e cheguei à bombastica máquina com um P133, 40mb de ram (tenho pra lá mais uma duzia de rams posso tentar ver se consigo mais), VGA ATI de n sei qts mb slot pci e acho que tv tenha uma placa de som ISA. isto tudo complementado por um cd-rom prai de 24x

    tendo em conta que a unica vez que usei linux (kurumin acho eu) o pc crashou que me aconselham para me entreter nas horas mortas?

    edit: o disco será um WD de 1.5gb ou de 4gb conforme as necessidades e se os conseguir por a funcionar
     
    Última edição: 23 de Junho de 2008
  6. VuDu

    VuDu Power Member



    adolfo dias, esta zona não é de duvidas, mas se leres a primeira página já deves de ficar com uma boa ideia das soluções que tens disponíveis ;) Esse pc já é bem antigo, por isso tens de escolher algo mais leve. Seja como for, tens LiveCDs é uma questão de testar antes de instalar.
     
  7. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    então onde devo colocar esta duvida?
    é que linux pra mim é algo abstracto, pelo que n faço a minima ideia do que são live cd's enm como é que aquilo se instala :lol:
    btw acabei de sacar o ubuntu :confused:
     
  8. VuDu

    VuDu Power Member

  9. LynX-

    LynX- Power Member

    Boas, aproveito o tópico, sacei ubuntu e tentei instalar num p4 1.6 @ 2.0 1gb de ram, p4c800 e dois discos de 20gb seagate, mas o ubuntu ficou tão lento que stressei completamente com aquilo, a instalar demora anos e bloqueia-me sem mais nem menos, só ontem a noite consegui chegar ao fim, ja troquei de board, disco para um sata mas esta rosca nao assume o ubuntu como uma coisinha leve, para iniciar o ambiente de trabalho são 2 a 5 minutos e muitas das vezes nao dá nada, meti uma pequena "partição" para swap de 1300 mb se nao me engano, mas nada, dado o meu computador e ser o ubuntu como é a rodar neste obsuleto computador, alguem me recomenda outra distro que nao dê tantos problemas ?

    PS: Tambem instalei, ou melhor tentei instalar para substituir o vista no meu actual computador, e está á mesma imensamente lento, nem o vista com o disco quase completamente cheio ficava tao lento como o ubuntu instala com o disco completamente formatado.
     
    Última edição: 27 de Agosto de 2008
  10. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Chamar a esse computador, um computador com poucos recursos é gozar com os probres :p Agora a sério não me parece existir motivos para o Ubuntu não correr bem nesse PC, eu já tive esta versão a rodar, num centrino 1.6 com 512 Mb de Ram, com uptimes superiores a um mês e nunca crashou nem ficou lento, dai também não perceber o pessoal que tanto fala na instabilidade do Ubuntu, mas isso é um assunto à parte, portanto algo não deve ter corrido bem com a instalação ou deverás ter algum tipo de incompatibilidade em termos de hardware.

    Nesse PC, teoricamente, qualquer distro deverá correr sem problemas de maior, no entanto recomendava-te Debian (Net install) para quem tem pouca experiência continua a ser relativamente user friendly, e não tens a tralha toda do Ubuntu.
     
  11. LynX-

    LynX- Power Member

    Astrisko- A realidade é que o pc nao é nenhum zx spectrum mas que deveria correr ubuntu sem problemas devia, mas correr não corre, aparece-me com cada uma enquanto instalo ou tento iniciar o computador que é uma risada total (leeentooo, etc... ), quanto ao ubuntu no meu main rig já esta full sem problemas nenhuns mas mesmo assim ás vezes fico um pouco receoso, porque ainda há pouco tempo o mesmo não iniciava, ponha-se a fazer uns testes e tinha que premir alt+F4 para sair dali, reiniciava e era sempre assim seguído, mas lá foi ao sitio nem sei como, agora fico com ubuntu no main, o "netpc" vai ter que ir "á la xp" porque esse estranhamente corria que parecia uma maquina, vamos a ver é como raio é que vou por isto em rede mas também não é para já, no entanto obrigado pelo feedback, (e até experimentava o debian que se ouve falar muito bem, mas sacar 4 gb, no way for now ! mas fica a promessa de experiencia, btw como é que instalo coisas no ubuntu ? : S )

    Cumps
     
    Última edição: 29 de Agosto de 2008
  12. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Se sacares o netinstall são uns 180 Mb ;)
     
  13. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    A ideia com que fico é que só tens a experiência do liveCD. Chegaste a conseguir instalar?
     
  14. LynX-

    LynX- Power Member

    Quando pus o CD ele arrancou a partir do mesmo e escolho a opção instalar ubuntu, escolhi idioma e tudo o resto, partições, swap (1300 mb), mount point correcto na partição principal (/) quando chego a parte final que é suposto ser a instalação ele não faz nada e inicia me o ambiente de trabalho do ubuntu onde se encontra um ícone para instalar o SO, clico e tenho de fazer tudo de novo até ao fim e não resulta, basicamente posso fazer o que quiser que ele não instala, no outro faço exactamente a mesma coisa e resulta na perfeição.
     
  15. tangram

    tangram Power Member

    Ou seja não o chegas a instalar ou então não retiras o CD da drive depois de instalar e ao reiniciares o PC ele volta a carregar o liveCD.

    Quando instalaste noutro PC usaste o mesmo CD? Pode ter ocorrido algum probelma na gravação.

    De qualquer das formas também pode sacar o alterante install CD de Ubuntu e fazer a instalação em modo de texto (muito similar a uma instalação normal de Debian).
     
  16. LynX-

    LynX- Power Member

    Nao, usei a versão 32 bits para o p4 e os 64 bits para c2d, no entanto o que tu disseste esta certo ele arrancou o live cd mas o que eu estava a fazer era reinstalar o ubuntu eliminando as partições e fazendo tudo de novo, como estava demasiado lento resolvi fazer isso, mas não deu. Ao instalar não continua ...
     
  17. tangram

    tangram Power Member

    Bem... tenta usar o alternate install CD.

    O resultado final será o mesmo que instalar através do liveCD com a diferença da instalação sem em modo de texto (ncurses) e não é nada de complicado.

    Se não funcionar vê no google se algum dos componentes do teu PC tem problema em Linux (motherboard principalmente). Já agora podes tentar um liveCD doutra distro qualquer para tentares isolar o problema.
     
  18. Toutatis

    Toutatis [email protected] Member

    Tenho o seguinte problema: Pentium 200 MMX, 128MB de ram, disco 6.4GB, vga PCI 4MB. Preciso ainda de ter uma placa de rede USB SMCWUSBT-G de 54Mbps, e uma placa de som externa USB, numa hub USB1.1.

    Terá de ser algo abaixo de XFCE, estou inclinado para o Enlightment ou Fluxbox. Portanto o ideal penso que seria o Fluxbuntu, por partilhar os repositorios do ubuntu. Mas aquilo parou na versão 7.10.

    Conhecem alternativas recentes?
     
  19. Toutatis

    Toutatis [email protected] Member

    Vou tentar instalar o Mepis antiX M8 ou M7.5 base, depois reporto resultados.
     
  20. BlessTheFall

    BlessTheFall Suspenso

    Boas,

    Tenho por aqui um ptt fraquito:

    Northwood @ 2.0 512 KB Cache
    256 MB Ram @ 133, PC2100
    120 GB Disco

    Tenho SP3 instalado nisto mas bem LENTOO (Já notei isto em vários PC's) quero inverdar por uma distro levezinha, nada de distros normais, apesar de Mint ser uma distro normal ela utiliza Gnome certo ? É que já ouvi dizer que Gnome era pesado e se assim for vou para outra escolha.

    O que pensei foi em Fluxbuntu mas parece que os projectos tem andado muito mortos, inclusivé versão "acabada" só têm o 7.10 e eu queria por o 9.04 mas não esta acabada e tenho medo de incompatibilidades e de por um sistema instavel. Feedback pessoal ?

    Neste momento vou experimentar puppy 4.2.1 que esta bem semelhante ao XP e parece ser descomplicado, mas gostava de saber a vossa opinião quanto ás duas questões anteriores ...

    Cumps e obrigado !
     

Partilhar esta Página