[Dúvidas] PC Antigo / fraco / poucos recursos

neutral

Power Member
gostava de aproveitar um computador que tenho em casa. mas tenho um problema. a única forma de o ligar a uma rede é por uma placa PCMCIA wireless ou seja, torna-se dificil aproveitar este computador para fazer uma espécie de servidor por causa dos drivers. preciso de ajuda e de sugestões de distribuições de linux.

post original aqui

obrigado esquiso ;)
 
Essa placa, salvo erro, usa o chipset ACX111, logo tens de instalar e adicionar os drivers. Com essa configuração, é preferivel nem usares ambiente gráfico, devido á fraca capacidade. Aconselho 1 debian puro ;)
< Aqui > tens 1 link a exemplificar, se indicares que distro preferes usar, podemos reformular.
 
Dá pra montar. Agora tudo depende de ti, pois tendo em conta os recursos não dá pra ir muito para distribuições user-friendly com muitos GUI's (janelas)... e ler muito (aka google).
Mas isso tb configuras e fica pra sempre, não é preciso andar sempre a mexer ;)
 
montei um pc com peças que ia achando e foram sobrando e cheguei à bombastica máquina com um P133, 40mb de ram (tenho pra lá mais uma duzia de rams posso tentar ver se consigo mais), VGA ATI de n sei qts mb slot pci e acho que tv tenha uma placa de som ISA. isto tudo complementado por um cd-rom prai de 24x

tendo em conta que a unica vez que usei linux (kurumin acho eu) o pc crashou que me aconselham para me entreter nas horas mortas?

edit: o disco será um WD de 1.5gb ou de 4gb conforme as necessidades e se os conseguir por a funcionar
 
Última edição:


adolfo dias, esta zona não é de duvidas, mas se leres a primeira página já deves de ficar com uma boa ideia das soluções que tens disponíveis ;) Esse pc já é bem antigo, por isso tens de escolher algo mais leve. Seja como for, tens LiveCDs é uma questão de testar antes de instalar.
 


adolfo dias, esta zona não é de duvidas, mas se leres a primeira página já deves de ficar com uma boa ideia das soluções que tens disponíveis ;) Esse pc já é bem antigo, por isso tens de escolher algo mais leve. Seja como for, tens LiveCDs é uma questão de testar antes de instalar.

então onde devo colocar esta duvida?
é que linux pra mim é algo abstracto, pelo que n faço a minima ideia do que são live cd's enm como é que aquilo se instala :lol:
btw acabei de sacar o ubuntu :confused:
 
Boas, aproveito o tópico, sacei ubuntu e tentei instalar num p4 1.6 @ 2.0 1gb de ram, p4c800 e dois discos de 20gb seagate, mas o ubuntu ficou tão lento que stressei completamente com aquilo, a instalar demora anos e bloqueia-me sem mais nem menos, só ontem a noite consegui chegar ao fim, ja troquei de board, disco para um sata mas esta rosca nao assume o ubuntu como uma coisinha leve, para iniciar o ambiente de trabalho são 2 a 5 minutos e muitas das vezes nao dá nada, meti uma pequena "partição" para swap de 1300 mb se nao me engano, mas nada, dado o meu computador e ser o ubuntu como é a rodar neste obsuleto computador, alguem me recomenda outra distro que nao dê tantos problemas ?

PS: Tambem instalei, ou melhor tentei instalar para substituir o vista no meu actual computador, e está á mesma imensamente lento, nem o vista com o disco quase completamente cheio ficava tao lento como o ubuntu instala com o disco completamente formatado.
 
Última edição:
Boas, aproveito o tópico, sacei ubuntu e tentei instalar num p4 1.6 @ 2.0 1gb de ram, p4c800 e dois discos de 20gb seagate, mas o ubuntu ficou tão lento que stressei completamente com aquilo, a instalar demora anos e bloqueia-me sem mais nem menos, só ontem a noite consegui chegar ao fim, ja troquei de board, disco para um sata mas esta rosca nao assume o ubuntu como uma coisinha leve, para iniciar o ambiente de trabalho são 2 a 5 minutos e muitas das vezes nao dá nada, meti uma pequena "partição" para swap de 1300 mb se nao me engano, mas nada, dado o meu computador e ser o ubuntu como é a rodar neste obsuleto computador, alguem me recomenda outra distro que nao dê tantos problemas ?

PS: Tambem instalei, ou melhor tentei instalar para substituir o vista no meu actual computador, e está á mesma imensamente lento, nem o vista com o disco quase completamente cheio ficava tao lento como o ubuntu instala com o disco completamente formatado.

Chamar a esse computador, um computador com poucos recursos é gozar com os probres :p Agora a sério não me parece existir motivos para o Ubuntu não correr bem nesse PC, eu já tive esta versão a rodar, num centrino 1.6 com 512 Mb de Ram, com uptimes superiores a um mês e nunca crashou nem ficou lento, dai também não perceber o pessoal que tanto fala na instabilidade do Ubuntu, mas isso é um assunto à parte, portanto algo não deve ter corrido bem com a instalação ou deverás ter algum tipo de incompatibilidade em termos de hardware.

Nesse PC, teoricamente, qualquer distro deverá correr sem problemas de maior, no entanto recomendava-te Debian (Net install) para quem tem pouca experiência continua a ser relativamente user friendly, e não tens a tralha toda do Ubuntu.
 
Astrisko- A realidade é que o pc nao é nenhum zx spectrum mas que deveria correr ubuntu sem problemas devia, mas correr não corre, aparece-me com cada uma enquanto instalo ou tento iniciar o computador que é uma risada total (leeentooo, etc... ), quanto ao ubuntu no meu main rig já esta full sem problemas nenhuns mas mesmo assim ás vezes fico um pouco receoso, porque ainda há pouco tempo o mesmo não iniciava, ponha-se a fazer uns testes e tinha que premir alt+F4 para sair dali, reiniciava e era sempre assim seguído, mas lá foi ao sitio nem sei como, agora fico com ubuntu no main, o "netpc" vai ter que ir "á la xp" porque esse estranhamente corria que parecia uma maquina, vamos a ver é como raio é que vou por isto em rede mas também não é para já, no entanto obrigado pelo feedback, (e até experimentava o debian que se ouve falar muito bem, mas sacar 4 gb, no way for now ! mas fica a promessa de experiencia, btw como é que instalo coisas no ubuntu ? : S )

Cumps
 
Última edição:
Astrisko- A realidade é que o pc nao é nenhum zx spectrum mas que deveria correr ubuntu sem problemas devia, mas correr não corre, aparece-me com cada uma enquanto instalo ou tento iniciar o computador que é uma risada total (leeentooo, etc... ), quanto ao ubuntu no meu main rig já esta full sem problemas nenhuns mas mesmo assim ás vezes fico um pouco receoso, porque ainda há pouco tempo o mesmo não iniciava, ponha-se a fazer uns testes e tinha que premir alt+F4 para sair dali, reiniciava e era sempre assim seguído, mas lá foi ao sitio nem sei como, agora fico com ubuntu no main, o "netpc" vai ter que ir "á la xp" porque esse estranhamente corria que parecia uma maquina, vamos a ver é como raio é que vou por isto em rede mas também não é para já, no entanto obrigado pelo feedback, (e até experimentava o debian que se ouve falar muito bem, mas sacar 4 gb, no way for now ! mas fica a promessa de experiencia, btw como é que instalo coisas no ubuntu ? : S )

Cumps

Se sacares o netinstall são uns 180 Mb ;)
 
Quando pus o CD ele arrancou a partir do mesmo e escolho a opção instalar ubuntu, escolhi idioma e tudo o resto, partições, swap (1300 mb), mount point correcto na partição principal (/) quando chego a parte final que é suposto ser a instalação ele não faz nada e inicia me o ambiente de trabalho do ubuntu onde se encontra um ícone para instalar o SO, clico e tenho de fazer tudo de novo até ao fim e não resulta, basicamente posso fazer o que quiser que ele não instala, no outro faço exactamente a mesma coisa e resulta na perfeição.
 
Quando pus o CD ele arrancou a partir do mesmo e escolho a opção instalar ubuntu, escolhi idioma e tudo o resto, partições, swap (1300 mb), mount point correcto na partição principal (/) quando chego a parte final que é suposto ser a instalação ele não faz nada e inicia me o ambiente de trabalho do ubuntu onde se encontra um ícone para instalar o SO, clico e tenho de fazer tudo de novo até ao fim e não resulta, basicamente posso fazer o que quiser que ele não instala, no outro faço exactamente a mesma coisa e resulta na perfeição.

Ou seja não o chegas a instalar ou então não retiras o CD da drive depois de instalar e ao reiniciares o PC ele volta a carregar o liveCD.

Quando instalaste noutro PC usaste o mesmo CD? Pode ter ocorrido algum probelma na gravação.

De qualquer das formas também pode sacar o alterante install CD de Ubuntu e fazer a instalação em modo de texto (muito similar a uma instalação normal de Debian).
 
Ou seja não o chegas a instalar ou então não retiras o CD da drive depois de instalar e ao reiniciares o PC ele volta a carregar o liveCD.

Quando instalaste noutro PC usaste o mesmo CD? Pode ter ocorrido algum probelma na gravação.

De qualquer das formas também pode sacar o alterante install CD de Ubuntu e fazer a instalação em modo de texto (muito similar a uma instalação normal de Debian).

Nao, usei a versão 32 bits para o p4 e os 64 bits para c2d, no entanto o que tu disseste esta certo ele arrancou o live cd mas o que eu estava a fazer era reinstalar o ubuntu eliminando as partições e fazendo tudo de novo, como estava demasiado lento resolvi fazer isso, mas não deu. Ao instalar não continua ...
 
Bem... tenta usar o alternate install CD.

O resultado final será o mesmo que instalar através do liveCD com a diferença da instalação sem em modo de texto (ncurses) e não é nada de complicado.

Se não funcionar vê no google se algum dos componentes do teu PC tem problema em Linux (motherboard principalmente). Já agora podes tentar um liveCD doutra distro qualquer para tentares isolar o problema.
 
Tenho o seguinte problema: Pentium 200 MMX, 128MB de ram, disco 6.4GB, vga PCI 4MB. Preciso ainda de ter uma placa de rede USB SMCWUSBT-G de 54Mbps, e uma placa de som externa USB, numa hub USB1.1.

Terá de ser algo abaixo de XFCE, estou inclinado para o Enlightment ou Fluxbox. Portanto o ideal penso que seria o Fluxbuntu, por partilhar os repositorios do ubuntu. Mas aquilo parou na versão 7.10.

Conhecem alternativas recentes?
 
Boas,

Tenho por aqui um ptt fraquito:

Northwood @ 2.0 512 KB Cache
256 MB Ram @ 133, PC2100
120 GB Disco

Tenho SP3 instalado nisto mas bem LENTOO (Já notei isto em vários PC's) quero inverdar por uma distro levezinha, nada de distros normais, apesar de Mint ser uma distro normal ela utiliza Gnome certo ? É que já ouvi dizer que Gnome era pesado e se assim for vou para outra escolha.

O que pensei foi em Fluxbuntu mas parece que os projectos tem andado muito mortos, inclusivé versão "acabada" só têm o 7.10 e eu queria por o 9.04 mas não esta acabada e tenho medo de incompatibilidades e de por um sistema instavel. Feedback pessoal ?

Neste momento vou experimentar puppy 4.2.1 que esta bem semelhante ao XP e parece ser descomplicado, mas gostava de saber a vossa opinião quanto ás duas questões anteriores ...

Cumps e obrigado !
 
Back
Topo