1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvidas] Performance & Autonomia

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por ric07, 8 de Janeiro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 694)

1. ric07

ric07 Power Member

Ora bem, desde já aviso que estou aqui a pedir ajuda, precisamente porque não percebo nada do assunto.

Ora, eu necessito de comprar um portátil, tenho evitado a todo o custo, mas vai ter que ser. Eu sempre pensei que mesmo tendo um portátil com excelentes performances, nos momentos em que ele tivesse a processar cenas leves, tipo andar a trabalhar no office, ver paginas web, etc, ele não faria uso de todo o seu poder, diminuindo assim o consumo. Mas pelo que tenho visto, fiquei com a ideia que isso é indiferente e ele gasta na mesma muita bateria, podendo durar somente 2h a trabalhar com cenas leves como referi.

Inicialmente estava a pensar adquirir algo com:

- core 2 duo 5600 ou 7200
    - 1GB ou 2 GB de memoria
    - gráfica 7300, 7600 ou X1600 (depende do portátil em questão)
    - 15,4''

Preciso do portátil essencialmente para:

- programar (eclipse, netbeans)
    - redigir documentos (office, etc)
    - apresentações (ligar a projector)
    - usar o vmware, com linux, para ir fazendo uns testes também em linux e apresentar umas coisas

A minha duvida principal, é se realmente o consumo não é alterado quer esteja a apenas redigir documentos, quer esteja a usar wmware+eclipse...

E com isto tudo, tentar saber que tipo de specs basicamente me chegavam.

Quanto a parte gráfica, como disse, só mesmo para apresentações em projector, de resto não tenho por habito jogar, e ver filmes também não. Mais uma vez revelo que não percebo nada disto e pergunto até que ponto necessito de uma componente gráfica boa.

Assim, o que realmente preciso em termos de spec?
    Onde consigo diminuir fortemente o consumo?
    O que de certeza não preciso?

Agradeço assim a ajuda, pois concerteza são coisas básicas para todos vocês.

Obrigado.

:)

ps: é meu primeiro post aqui, espero não ter feito demasiados erros

2. Mitch

Mitch Banido

todos os portáteis (os casos em que isso não acontece não são relevantes em termos estatísticos :D) fazem gestão de energia. tanto pode ser feito automaticamente, como forçado pelo utilizador.
    e sim, a autonomia aumenta se só andares a escrever texto, desde que o programa que uses para escrever não force o processador... será algo improvável.

3. balute

balute Power Member

2gb de memória, disco rápido (7200rpm de preferência, ou Seagate 160gb 5400rpm), Core (2) duo, talvez um ecrã baço se passares 10 horas por dia no pc, o tamanho depende do tempo que vais andar com o portátil na mão.
    Não usar wireless, diminuir a voltagem do CPU, usar disco ATA em vez de SATA, 5400rpm em vez de 7200 (o que já contraria o que precisas em termos de performance), diminuir a velocidade do CPU, fazer underclock à placa gráfica, aplicar pasta térmica no CPU (menos aquecimento > menos ventoinha > menos consumo)
    Placa gráfica dedicada. Uma integrada serve perfeitamente.

Quanto ao CPU, a vantagem dos core 2 duo de suportatem 64bits só é vantajoso se o portátil for para usar durante mais de 2 anos, ou se sabes que vais precisar de programar/trabalhar em 64bits.

Última edição: 8 de Janeiro de 2007
  4. Mitch

Mitch Banido

ele precisa de um disco 7200rpm para programar e escrever documentos?

5. balute

balute Power Member

Para programar, eu mesmo noto diferença a trabalhar com o visual studio 2005
    Com 5400 fica ok, mas 7200 é visivelmente melhor :D

6. ric07

ric07 Power Member

A vantagem dos processadores T5xxx para os T2xxx é apenas nos 64 bits?

Tinha ficado com a ideia que consumiam menos também, além do processamento extra.

E comparando um intel T2xxx com o amd X2 (penso que seja isto), quais as principais diferenças? Ou no meu caso é indiferente?

Sendo assim está a parecer-me que escuso de gastar dinheiro na parte gráfica, e isso ao mesmo tempo reverte-se em maior autonomia (pelo que me parece).
    Pelo que andei a ver, todas estas vão fazer uso da memória geral, mas tendo 2GB, não deve haver o mínimo problema correcto? E se só tiver 1GB?

Já agora, para que casos necessitaria de uma grafica com 128MB dedicados?

Última edição: 8 de Janeiro de 2007
  7. Engeografo

Engeografo Power Member

Não é bem assim. A diferença realmente existe, e não é tão descurável quanto isso! Confirma aqui a comparação entre um T2600 e um T7400 http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=96961.

8. Não precisas de 128mb dedicados se não jogas jogos pesados, para os levezitos uma partilhada chega. Aí é que poupas bateria, numa gráfica dedicada dificilmente chegarás às 3h, e também poupas num disco de 5400rpm, que chega perfeitamente e consome menos. Quanto à gráfica, certifica-te que suporta o tema aero do vista; memória, 2gb se pensas vir a instalar o vista, 1gb para xp até sobra.

9. ric07

ric07 Power Member

Pois, quando a gente limita-se a usar as coisas sem pensar um pouco antes, dá nisto.
    Só agora percebi que a placa gráfica é mais para renderização, por isso, realmente não necessito dela, o que é óptimo, boas noticias.

Desculpem a pergunta, mas como posso saber se suporta o tema aero do vista?

Agora o próximo passo vai ser experimentar um portátil com ecran 14'' invés dos 15,4'' para ver se consigo trabalhar nele...mas tenho as minhas dúvidas...a ver vamos.

Vou tentar também ver isso do disco. Se realmente a diferença da velocidade não afecta nada de especial, é sempre uma ajudinha.

Obrigado.

Partilhar esta Página