1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas RAID 0 / PARTIÇÕES

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ninguemsabe, 9 de Setembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 804)

1. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

As minhas dúvidas são as seguintes...

Tendo um sistema de Raid 0, ao criar as partições necessárias qual destas opções é a mais indicada / com melhor perfomance, ou ambas se equivalem??

1-Uma partição apenas com o sistema operativo e outras partições para programas, jogos, etc

2-Uma partição com o sistema operativo, programas e jogos. Outras partições seriam apenas para backup.

Pergunto isto porque estou na dúvida se ao ter o sistema operativo numa partição e os jogos/programas em outra partição, como vão buscar e armazenam informação na partição do sistema operativo, talvez se perca rapidez de loadings o que não aconteceria se estivessem na mesma partição, mas não tenho a certeza disto, por isso peço a opinião dos experts...

Preferia separar tudo por partições diferentes, por uma questão de organização, mas se perder perfomance fica tudo instalado na partição do SO.

Muito obrigado...

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

2-Uma partição com o sistema operativo, programas e jogos. Outras partições seriam apenas para backup.

3. enok

enok [email protected] Member

eu uso a 1ª opção.

não perdes performance, desde que instales tanto o SO como os programas e jogos, tudo, no RAID0. a questão de estar em partições separadas ou juntas é indiferente.
    no entanto, é obvio que fica mais organizado se usares partições diferentes. bem como também fica mais fácil de desfragmentar alguma delas caso seja necessário. (é o que eu faço)

4. Kamipt

Kamipt Power Member

Backups em raid0 é arriscado mais vale teres outro disco para isso.

5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

nem vi que era em raid...:004:
    a funçao do raid é juntar para ficar mais rapido, estar a fazer partiçoes no raid é retirar desempenho, para isso nem vale apena fazer raid

cumpz.

6. ninguemsabe

ninguemsabe Power Member

Não sei se isso será assim tão linear, senão vejamos, se eu tiver um raid 0 com 500 GB e apenas uma partição, quando executo uma operação qualquer no disco e ele tem de ir até X sítio, penso eu que demorará mais tempo a aceder a essa informação se tiver que percorrer 500 Gb do que se tiver a faze-lo numa partição de 100Gb por exemplo...

Também me parece ter lógica que, independentemente do número de partições de um sistema raid 0, ele tanto escreve e lê com os 2 discos em simultâneo numa só partição, como em várias...

Corrijam-me se estiver enganado p.f.

Cumps.

7. Kamipt

Kamipt Power Member

Podes ter o raid0 em partições se bem que pessoalmente prefiro raid0 em discos pequenos (80gb, 160), cuidado com pcs overclock com raid0.

Partilhar esta Página