Dúvidas relativas à 9500m GS (F8SN)

AquaDementio

Power Member
Boas noites.
Eu tenho uma dúvida relativa á 9500m GS do portátil Asus F8sn.
Antes de tudo tenho que referir que a nvidia tem como clocks default da 9500m GS 475mhz no core, 950mhz nos shaders e 700 (1400 efectivo) nas memórias.

http://www.nvidia.com/object/geforce_9500m_gs.html

Só que a minha 9500m GS no gpuz e no nvidia ntune e afins da-me 400mhz nas memorias (800 efectivo)
nao só a mim como acho que a toda a gente que tem as 9500m GS... Isto porque a bios da gráfica está definida para 475/950/400.
Alguém me sabe dizer porquê? Porque isto acontece e se é possivel reverter para os valores supostos da nvidia, eu tentei fazer overclock das memorias com o ati tool mas o maximo sem artefactos foi 588mhz... Nao seria suposto dar pelo menos até 700mhz?


Obrigado gente
 
Sem pesquisar, diria que tens memórias GDDR2 na gráfica, e esses clocks são para memórias GDDR3.

edit: aconselho a colocares a frequência das memórias em stock, ou aumentar (no máximo) 50MHz. Não sei em que zona do país te encontras, mas em portugal continental as temperaturas estão muito elevadas... com ~50% de overclock nas memórias, o mais certo é queimares a máquina.
 
Última edição:
Clocks

Tens razão, estive a fazer pesquisa e é mm isso que se passa, o portatil vem com memorias gddr2 inves de gddr3 e o core vem underclocked de origem para manter niveis de temperaturas aceitaveis...

A asus no entanto nao dizia em sitio nenhum que os clocks eram de inferiores ao normal... mas pronto... agora nao ha nada a fazer...

ah aquilo so foi um teste até encontrar artefactos porque eu nao tou a usar qualquer overclock na maquina... lá está, portugal neste momento está bem quente... nao convem muito abusar...

e mm que tivesse frio, isto é um portatil nunca se pode esperar mto nos OC's

Quando fiz os testes o maximo de estabilidade que consegui obter foi 550 mhz core e 500 mhz nas memorias correndo o ati tool e e o orthos para aquecer o processador, as temperaturas estavam em 79ºC no cpu e 84ºC na gpu, é muito quente de facto, ams tendo em vista q isto é um portatil e tamos no verao até nem sao temperaturas abismais...


Ah já agora, este portatil é o meu primeiro portatil, e eu so estava habituado aos meus desktops, mas quando tou a funcionar a bateria mm que esteja a jogar a gpu funciona a clocks de 169 / 100... Mas quando ligo o adaptador AC passa outra vez pos default 475/400...

Isto é normal? é que eu queria jogar com a bateria mas os clocks ficam reduzidos... Como se poe isto a trabalhar consoante as necessidades com a bateria, com o adaptador AC é automatico, qd nao faço nada está em 169/100, quando corro aplicaçoes 3d pouco intensas vai para 275/200, e quando corro aplicaçoes pesadas poe nos clocks default 475/400.
Obrigado
 
Deves ter um utilitário que faz essa gestão automaticamente...

Quando não estiveres ligado à rede de energia, coloca tudo no máximo e já deves ter os resultados que esperas... o portátil faz essa gestão de energia -por default- numa tentativa de a autonomia não ser miserável!

Também podes instalar o rivatuner, e crias um profile para quando estiveres com a bateria, mas deves ter estas opções nos drivers da gráfica.
 
O utilitário que veio com o portátil é o power4gear só que mesmo quando tenho todas as opçoes incluindo as opçoes avançadas no maximo mesmo assim a gpu está underclocked... e o riva tuner tem um limite de alteraçoes por isso mm se quiser alterar para 475/400 nao dá...

Ja tentei montes de coisas diferentes, nenhuma delas poe a minha gpu a funcionar a 475/400 a bateria, e isso é mesmo chato....
Obrigado pela ajuda na mesma
 
boas
aproveito este topico que fala de temperaturas no verão para perguntar o seguinte: é recomendavel comprar um cooler para portatil com este calor???Isso de alguma forma faz m aumentar a longevidade/resistencia do portatil?!

tenho um asus M51Sn-X56s que entre outros possui a placa grafica abordada no tópico..alguem me sabe dizer como posso saber a temperatura ideal quer do cpu quer do gpu?!
 
A temperatura ideal do gpu é a mais baixa possível (0K não deve ser aconselhável, lol)... o ideal seria estar a 0ºC. Se comprares uma base de refrigeração, a temperatura deve descer uns 5ºC, por isso é aconselhável que compres.
 
A temperatura ideal do gpu é a mais baixa possível (0K não deve ser aconselhável, lol)... o ideal seria estar a 0ºC. Se comprares uma base de refrigeração, a temperatura deve descer uns 5ºC, por isso é aconselhável que compres.

Próximo de 0 kelvin alguns materiais entram em estado de superconductividade, pode ser que as nossas gpus fossem o caso e funcionassem a velocidades inimagináveis...

Consegui resolver o meu problema através de alguns tweaks nos drivers...

P.S. Isto é estupido mas acho que é bem partilhar isto... Abri a caixa do meu desktop pus uma ventoinha de secretária apontada para o pc mm á beira dele dentro duma caixa de madeira, e isto tá com temperaturas fenomenais, nada passa dos 40ºC nem mm em full load, e a gpu nao passa dos 57ºC em full load com overclock (8800GT)
:D
Falem de watercooling e extremecooling, montem uma ventoinha em full rpms virada po pc e é mto melhor q isso tudo... hehe
 
Próximo de 0 kelvin alguns materiais entram em estado de superconductividade, pode ser que as nossas gpus fossem o caso e funcionassem a velocidades inimagináveis...

Consegui resolver o meu problema através de alguns tweaks nos drivers...

P.S. Isto é estupido mas acho que é bem partilhar isto... Abri a caixa do meu desktop pus uma ventoinha de secretária apontada para o pc mm á beira dele dentro duma caixa de madeira, e isto tá com temperaturas fenomenais, nada passa dos 40ºC nem mm em full load, e a gpu nao passa dos 57ºC em full load com overclock (8800GT)
:D
Falem de watercooling e extremecooling, montem uma ventoinha em full rpms virada po pc e é mto melhor q isso tudo... hehe


Hoje em dia consegues ter materiais supercondutores a temperaturas bem superiores ao zero absoluto, mas ainda assim são baixas demais... talvez daqui a 20 anos apareçam materiais que apresentem supercondutividade a -50ºC. Já existem supercondutores à temperatura de 195K.

Em relação à ventoinha não deve dar muito jeito, lool.
 
Back
Topo